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Como evitar o Overbooking: 5 práticas infalíveis para o seu hotel

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Veja dicas de como evitar o overbooking no seu hotel!

Dá para evitar o overbooking e ainda manter uma boa ocupação de seus quartos! A gente conta dicas infalíveis neste post!

Overbooking na hotelaria acontece quando o hotel vende mais vagas do que a capacidade de quartos que dispõe para um determinado período.

A alta estação aumenta o risco de overbooking e o cenário é complicado para qualquer gestor de hotel e pousada. Por isso, destacamos as cinco práticas abaixo, que são infalíveis e evitam esse problema. Dá uma conferida.

1 – Ter um gestor de canais é a melhor forma de evitar o overbooking

O gestor de canais ou Channel Manager é uma plataforma para gerir a disponibilidade dos seus quartos de forma automática.

Em vez de fazer a atualização individual e manualmente, você precisa apenas de uma ferramenta e, automaticamente, todos os seus canais de vendas online – como as OTAs e o site – são atualizados.

2 – Só confirme as reservas pagas

Em vez de lançar a reserva diretamente no seu sistema, você pode realizar um bloqueio do quarto e aguardar um prazo pré-determinado com o cliente para o pagamento de um sinal – que pode ser de 50% a 100% do valor total da reserva -, considerando as suas políticas internas.

Essa ação evita que você acumule reservas com risco de no show e perca a venda desse quarto posteriormente.

3 – Tenha um sistema eficiente

Ter um sistema eficiente e, preferencialmente, online, é imprescindível na hora de evitar o overbooking.

Se você ainda controla suas reservas através de planilhas, corre um grande risco de não acompanhar as vendas. As chances de erro aumentam se você possui uma equipe com várias pessoas responsáveis pelas reservas.

O melhor é contratar um sistema prático e intuitivo para agilizar seus processos.

4 – Monte um processo de controle de reservas

É preciso ter um processo de controle de reservas. Não tem como evitar o overbooking sem isso. Por exemplo, o hóspede entrou em contato, pediu para reservar três dias em seu hotel.

  1. Passe a informação da garantia financeira para ele (sinal) e quanto tempo o hóspede tem para confirmar esse pagamento;
  2. Diariamente, verifique no sistema os bloqueios de reservas e quais os pagamentos não foram confirmados ainda;
  3. Entre em contato com os clientes que não confirmaram o sinal no prazo pré-determinado;
  4. Após o segundo prazo, caso não haja confirmação, retire o bloqueio e deixe o quarto à venda novamente.

Esse é um processo simples, mas que gera ótimos resultados na hora de evitar o overbooking.

5 – Não arrisque taxas de no show

É comum em um hotel que tem controle de suas reservas, saber qual a taxa de no show por períodos específicos.

O que muitos desses hoteleiros fazem é arriscar essas taxas de no show e vender as vagas, já para garantir a ocupação.

No entanto isso é um risco e não deve ser feito, principalmente, se você está neste processo de evitar o overbooking.

Venda apenas os quartos que esteja realmente vagos e desconsidere as suas estatísticas neste momento.

Agora você já sabe algumas dicas sobre como evitar o overbooking! Aproveita e acompanha o Simpleshotel na rede para ter acesso a mais dicas! Acesse nosso perfil do Instagram e nossa página no Facebook!

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