Gestão financeira de hoteis

Gestão Financeira: por que ela é importante para os hotéis?

Posted by

A gestão financeira tornou-se uma ferramenta administrativa indispensável para o hoteleiro. Praticamente todos os processos estão ligados a isso e explicamos o porquê.

O fato é que mesmo com a crise econômica instalada em nosso país o setor hoteleiro se mantém próspero. É que, para se manter no equilíbrio, os gestores precisaram adotar transformações significativas e, uma delas, foi a gestão financeira da empresa.

Os processos administrativos estão, cada vez mais, modernos e inteligentes. Hoje já conseguimos sair do manual e passamos para o digital, por exemplo.

A gestão financeira descuidada pode causar graves prejuízos para o hotel. Em um nível mais básico, o não acompanhamento de capital resulta em má utilização de recursos. Ou seja, diminuem os lucros e acabam faltando recursos para investir em melhorias pontuais.

É por isso que neste post levaremos você à uma breve reflexão sobre como gerir bem o financeiro do seu hotel ou pousada. Entenderemos em detalhes porque esta prática é tão importante para os hotéis. Oferecemos ainda algumas dicas para melhorar as tarefas administrativas no seu empreendimento. Confira.

Por que a gestão financeira é indispensável para o sucesso do seu hotel ou pousada?

Administrar um hotel é uma atividade que apresenta desafios próprios. O aspecto financeiro é um exemplo neste sentido. Alguns objetivos a se alcançar nestas tarefas são:

  • Manter o faturamento;
  • Aumentar os lucros;
  • Aproveitar eventuais ganhos.

Administrar cuidadosamente é importante também para não sofrer com oscilações naturais do mercado, as baixas e altas temporadas.

Sendo assim, a gestão financeira vem como uma oportunidade para aproveitar os períodos de alta, de forma que seu hotel não entre em uma crise nos períodos de baixa.

Da mesma forma, esse controle prepara o hotel ou pousada para eventuais investimentos, como reformas imprevistas, por exemplo.

Fluxo de caixa, custos e despesas: qual o melhor caminho para lidar com estes detalhes?

Não dá para perder de vista quanto dinheiro entra e sai no caixa do seu hotel diariamente. Por isso, a gestão financeira efetiva e bem planejada colabora para o controle desses dados.

A gestão financeira do hotel não precisa mais ser feita manualmente, como há tempos atrás. Hoje já existem tecnologias suficientes para automatizar esses processos. Mesmo porque administrar as contas de um hotel manualmente dá vazão para erros!

Os softwares de gestão integrada (ERP) reúnem estas tarefas e permitem gerenciar de forma eficaz um hotel. Existem soluções desenvolvidas exclusivamente para o setor.

Quer conhecer uma ferramenta que ajude na sua gestão financeira? Navegue em nossa página e descubra como proporcionamos maior controle nas atividades administrativas do seu hotel ou pousada.