Dicas de Hotelaria

Hotéis Pet Friendly: o que são e quais as vantagens?

0
hoteis-pet-friendly
Os hotéis Pet Friendly têm conquistado o Brasil. Você já tem essa estrutura em seu estabelecimento?

Pet Friendly, em uma tradução direta significa “Amigo dos Animais”. É um termo em inglês que representa todos os lugares onde animais domésticos são aceitos e bem-vindos. Geralmente esses lugares também dispõem de uma estrutura especial, como cantinhos para ração e água, área de recreação, etc.

Hoje há alguns hotéis Pet Friendly no Brasil e a tendência é que esse número só aumente. Uma pesquisa do IBGE mostrou que no Brasil há mais famílias com cachorros do que com crianças. São quase 30 milhões de brasileiros que adotaram um pet como membro da família.

Isso significa que nas férias, a vontade de levar o animal de estimação junto é grande, mas nem todos os hotéis e pousadas aceitam. Com a ideia do Pet Friendly, isso vem mudando e se tornando vantajoso para diversos hoteleiros sobre a sua concorrência.

Se você ainda não está na lista dos hotéis Pet Friendly da sua cidade, está perdendo negócios! No entanto, para abocanhar essa fatia do mercado, é preciso prezar pela qualidade. Os pets não são hóspedes comuns, e seus donos são exigentes. Além disso, é preciso equilibrar as necessidades dos tutores de pets com as dos demais hóspedes.

Por isso, preparamos um post mostrando para você como começar a adaptar o seu hotel também para os pets. Confira.

Mudanças importantes para hotéis Pet Friendly

Primeiramente, você precisa criar uma política clara para a recepção destes hóspedes mais que especiais. Delimite quais os espaços que atenderão pets e aqueles que serão exclusivos para os demais hóspedes.

Isso é muito importante, pois há quem não goste dos bichinhos, há quem se incomode com o barulho, há quem tenha alergias, etc. Para que tanto os tutores e pets, quanto os demais hóspedes fiquem à vontade, sinalize adequadamente quais espaços são exclusivos ou mistos.

É preciso ter regras

Também é importante definir as regras e quais portes de animais serão aceitos. Isso é essencial para a segurança e o conforto dos hóspedes, assim como dos próprios pets. Quartos com varanda precisam receber tela, e é uma boa ideia apostar em mobiliário mais resistente para os hóspedes de quatro patas.

Outra recomendação é garantir que os quartos Pet Friendly tenham pisos fáceis de limpar. Você também deve estar pronto para fornecer uma caminha, brinquedos, tapetes higiênicos e até petiscos.

Custos essenciais para hotéis Pet Friendly

Os custos dos hotéis Pet Friendly vão depender das amenidades e de alterações que você precisará fazer.

DESCUBRA PORQUE A GESTÃO FINANCEIRA É IMPORTANTE PARA SEU HOTEL

Os maiores investimentos ocorrerão caso você precise realizar mudanças estruturais, como troca de pisos, segmentação de espaços, etc. Por outro lado, investimentos em mobiliário e amenidades são menores, mas devem ser contabilizados.

Média de valores

O gasto neste setor também vai depender do luxo dos itens comprados e das condições oferecidas pelos fornecedores. Por exemplo, caminhas para cachorros de porte pequeno a médio variam em uma faixa de R$ 70,00 a R$ 400,00.  Uma boa estratégia é tentar firmar parcerias com marcas ou lojas para reduzir os gastos.

Considere também os tapetes higiênicos e fraldas, que são essenciais para emergências. Estes têm valores variando entre 35 e 100 reais o pacote, o que faz com que o custo de cada unidade não seja tão alto. Se não forem disponibilizados livremente, não devem implicar em grande aumento nos gastos.

Por fim, a alimentação básica dos hotéis Pet Friendly. A ração seca de boa qualidade para cães (os pets que mais viajam) varia de 85 a 150 reais para cada 10 kg, sendo que animais pequenos a médios não consomem mais que 350g/dia.

Como você pôde ver, o investimento inicial pode ser alto em alguns casos, mas os custos fixos de manter os hotéis Pet Friendly não são tão elevados.

Alguns hotéis praticam taxas de 60 a 100 reais para hospedar os bichinhos com conforto. Porém, a depender da competição, você pode até não repassar os custos, como fazem algumas empresas.

O fato é que ao receber animais de estimação e atender adequadamente a esta necessidade do mercado consumidor, você com certeza pode lucrar mais!

Ainda tem dúvidas sobre hotéis Pet Friendly? Comente!

Google Hotel Search: o que é o sistema de reservas do Google

Previous article

Governança hoteleira: como fazer o controle sem erros?

Next article