Inventário de hotel: 5 dicas para ter sucesso

Posted by

Você sabe como administrar um inventário de hotel sem erro? A gestão do seu negócio não pode deixar isso de lado! E nós contamos algumas dicas infalíveis!

O inventário de hotel é o conjunto de dados e informações que controlam todo material estocado na empresa. Ter conhecimento de todo estoque e das demandas de venda ajudam a empregar as melhores técnicas no seu negócio. Porém, para manter o controle de tudo é preciso estabelecer algumas estratégias.

E exatamente sobre essas estratégias que vamos conversar com você neste post. Deixamos cinco dicas infalíveis para você fazer o controle do inventário do seu hotel. Dá uma olhada!

Estabeleça uma estratégia de controle e contagem

Há várias técnicas para fazer o inventário de hotel e manter tudo atualizado. Escolha a que mais encaixa no cotidiano do seu negócio. Priorize a mais detalhista, pois nessas horas o processo é minucioso e quanto mais detalhes, melhor.

Os controles de estoque e montagem de inventário são um trabalho que não acaba. As coisas apenas funcionarão se as contagens forem constantemente atualizadas.

Entenda a demanda e tendência de vendas

Tenha conhecimento da demanda e das tendências de venda em sua gestão, principalmente se as suas reservas são feitas por telefone ou plataforma de reservas. Esteja preparado para diferentes fluxos de clientes em qualquer estação.

É importante que a sua equipe tenha ciência disso, para também saber oferecer aos clientes os produtos nos valores corretos, sobre os descontos disponíveis e possíveis promoções, que serão feitos com base nos dados coletados.

Escolha alguém de confiança para administrar o inventário de hotel

Para administrar o inventário de hotel, o mais indicado é escolher um colaborador de confiança ou uma equipe própria, dependendo do fluxo e da quantidade de pessoal que o seu hotel dispõe.

Neste momento não poupe investimento, monte a sua equipe para trabalhar disposta e preparada, isso contribui para evitar problemas e estabelecer excelência no trabalho feito.

Recorra ao Revenue Management

O Revenue Management (RM) é uma técnica que, a partir do conhecimento de estoque que a empresa possui, monta estratégias para vender material certo, para as pessoas certas e na hora certa.

Nessa técnica as palavras chave são oferta e demanda, na qual são oferecidos produtos disponíveis para os seus clientes a fim de manter o fluxo de produtos e serviços oferecidos.

Não abra mão das tecnologias para o inventário de hotel

Por mais que a contagem exija um trabalho manual, a melhor forma de manter em dia e atualizar as contagens é, sem dúvida, por meio de tecnologias específicas para isso.

Não falta no mercado sistemas de softwares feitos com esse fim, no qual tudo é feito em tempo real, graças à internet e toda tecnologia envolvida. A margem de erros diminuirá consideravelmente, aumenta a produtividade, além de proteger os dados coletados.

Viu como é simples? Agora é possível melhorar o controle de inventário de hotel com essas estratégias simples e eficazes.