administração hoteleira na prática

Administração hoteleira: seu hotel tem tudo o que precisa?

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A administração hoteleira reúne uma série de atividades que são comuns na rotina de um hotel. 

Como nosso país conta com inúmeros destinos turísticos, um estabelecimento bem gerenciado faz total diferença. Imagina se hospedar em um lugar que é totalmente desorganizado e que não atende as necessidades do cliente. A experiência seria frustrante e o hotel dificilmente duraria por muito tempo. 

Isso porque a experiência do cliente é um dos pilares que a administração tenta alcançar. Na prática, como fazer uma gestão eficiente? É isso que você vai descobrir neste texto. Vamos lá!

O que é administração hoteleira?

Planejamento, organização e controle são algumas atividades que ajudam a descrever a administração de hotéis. Essas são ações que fazem parte da rotina de um gestor na hotelaria, além de ter o papel de delegar tarefas.  

A administração nada mais é que o ato de gerir recursos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Isso acontece em diferentes setores e empresas, incluindo a hotelaria que tem muito a ganhar. 

O objetivo da administração na hotelaria é manter todas as atividades do estabelecimento alinhadas e correndo pelo caminho certo. Vamos imaginar que a gestão seja a engrenagem de um motor, fazendo-o funcionar como deve.

Além disso, com as atividades administrativas é possível conseguir resultados diversos, principalmente a satisfação do hóspede. 

Por que a administração do hotel é tão importante?

Você sabia que nosso país tem cerca de 170 redes hoteleiras em atividade de acordo com o Raio-x da Hotelaria Brasileira? Toda essa cadeia de hotéis só mostra uma coisa: que há bastante concorrência no setor. 

No meio destacam-se hóteis que são bem gerenciados, pois é dessa forma que podem oferecer os melhores serviços ao cliente. Por isso que a administração hoteleira é tão necessária, já que sem ela nada funciona. 

Lembra do que disse no início do texto sobre ter uma experiência ruim pelo hotel ser uma verdadeira bagunça? Ele também cabe aqui. 

A administração é responsável por cuidar de todos os setores de um hotel, delegando tarefas e controlando as atividades. Antes disso há planejamento e organização envolvidos para que tudo seja realizado dentro de um padrão, visando a satisfação do cliente. 

Isso nos leva ao próximo tópico, onde te explicarei como executar uma boa administração. Confira a seguir. 

administração de hotel
A administração na hotelaria traz benefícios para todos os setores.

Do que uma boa gestão hoteleira precisa?

Existem alguns pontos que você precisa focar para que a administração hoteleira seja satisfatória. Listei os principais nos tópicos a seguir:

Esteja aberto a novas tendências

A hotelaria evolui, como qualquer outro setor, e você precisa acompanhar essas mudanças. Estar atento às tendências e novidades, além de adotar aquelas que são condizentes ao hotel, é um excelente caminho. 

Processos claros e bem definidos

Aqui não importa o porte do hotel, a empresa terá inúmeros processos para delegar e controlar. O desenvolvimento dessas atividades depende da clareza a qual são executados. 

Quando o funcionário não entende um processo, ele não será bem executado. Por isso tenha em mente que as atividades precisam ser bem planejadas e claras ao serem transmitidas para os colaboradores. 

Valorize os colaboradores

E por falar na equipe, são eles a engrenagem que fazem o motor do seu hotel funcionar. Empresas de sucesso tem por trás pessoas que colaboram para esse resultado. 

Sendo assim, para que um empreendimento cresça e se desenvolva, você também deve valorizar o capital humano

Procure deixar os colaboradores seguros para realizar suas tarefas. A empresa pode disponibilizar processos de treinamento e capacitação, de modo a aprimorar seus conhecimentos e melhorar habilidades. 

Ao pensar no profissional e seu aperfeiçoamento, o trabalho executado irá refletir na experiência do cliente durante a hospedagem. Quanto mais qualificada for a sua equipe, maior é a chance do hóspede sair satisfeito ao final da estadia. 

Escute o que o cliente tem a dizer

Seu hóspede tem muito a contar sobre o hotel e você deve dar atenção a esse feedback. Às vezes uma simples sugestão do cliente pode trazer um insight para a administração hoteleira e melhorar o negócio. 

Solicite feedbacks dos clientes através das caixinhas de sugestão dispostas na recepção. É uma estratégia bastante simples, mas eficaz. Outra forma de captar esses feedbacks é através de pesquisas de satisfação feitas durante o check-out. 

Conte com um software para a administração hoteleira

A gestão do hotel tem muito a ganhar quando você conta com as ferramentas certas nessa atividade. Os softwares de gestão são um braço direito na administração hoteleira, automatizando diversas tarefas e otimizando o tempo. 
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