alta temporada na hotelaria

Alta temporada na hotelaria: como se preparar 

Posted by

A chegada da alta temporada na hotelaria é um momento bastante esperado pela indústria. Esse período é quando a casa de fato lota, onde os hotéis e pousadas recebem um alto número de hóspedes e tem mais lucro. 

 

Bater os 100% de ocupação é algo possível. Mas, para alcançar esse resultado, é preciso pensar na experiência do cliente, afinal você não quer fazer feio para ele, certo? 

 

Pensando nisso, trouxemos esse assunto à tona para que você saiba como se preparar corretamente para a alta temporada. Vamos começar? 

 

O que é a alta temporada e como ela funciona?

Esse é o período em que os destinos têm maior procura do público. Por conta disso, ele costuma variar dependendo do local e pode acontecer em diversas épocas do ano. 

 

Isso acontece porque são considerados diversos fatores para apontar a alta temporada na hotelaria e o aumento do número de visitantes. Entre as razões, podemos destacar:

  • férias escolares e coletivas;
  • estações do ano;
  • atrações com visitas liberadas apenas em um determinado período; 
  • entre outros fatores. 

Para se ter uma noção mais ampla de como funciona, vamos pensar em cidades litorâneas.  Nestes destinos, é comum que as visitas ocorram em estações mais quentes, como o verão, e em períodos de férias. 

 

Considerando esses fatores, o público busca esses destinos nos meses de dezembro a fevereiro em média. 

 

Independente do período de alta, os hotéis e pousadas terão um aumento do público. Com mais hóspedes, é natural que a demanda de serviços também aumente. Desta forma, os estabelecimentos precisam se preparar para atender esse aumento de maneira satisfatória. 

Quando inicia a alta temporada na hotelaria?

Analisando os fatores, podemos apontar que a alta temporada no Brasil aconteça durante os meses de dezembro e janeiro, além de julho. São os períodos em que ocorrem as férias escolares e de empresas. 

 

Nos demais meses do ano, é preciso considerar outros fatores, como feriados nacionais, principalmente prolongados. O carnaval, por exemplo, é um feriado que movimenta muitos destinos, principalmente aqueles com atividades ligadas ao período. 

 

Mas, fora isso, todos os outros meses do ano, são considerados de baixa temporada por aqui. 

como se preparar para a alta temporada na hotelaria
A alta temporada é um período de cheia nos hotéis e que garante uma base de lucros para o ano todo

Alta temporada na hotelaria: a base para um ano lucrativo

Para muitos estabelecimentos, é esse período do ano em que mais se recebe hóspedes com as taxas de ocupação sempre altas. Ao contrário do que ocorre em outras épocas onde há poucos clientes e, consequentemente, menor lucro. 

 

A alta temporada é o momento em que os hotéis precisam focar em lucro, pois é essa rentabilidade que segura as pontas durante a baixa. 

 

A única maneira de não ter abundância e lucratividade nesse período é estar despreparado. Se você oferece um serviço meia-boca, sem qualquer preparo, fica difícil ganhar dinheiro… mas quando ocorre o contrário, a história é outra. 

 

Planejamento e organização é a base para passar pela alta temporada na hotelaria de maneira satisfatória. Mas como garantir que o hotel tenha lucro? Isso você descobre no próximo tópico. 

4 maneiras de se preparar para o período

Seu hotel estará cheio e ele não pode ser sinônimo de variados problemas para os hóspedes. Imagine que você quer curtir suas férias e precisa enfrentar filas, atendimento lento e falta de organização… dá vontade de desistir, certo? É exatamente isso que seu cliente vai sentir se chegar no hotel e se deparar com tudo isso. 

 

Então, como já mencionamos, o melhor caminho é se antecipar e preparar o terreno para receber o público da melhor maneira. As ações a seguir serão úteis para você:

Revise os preços

Na baixa temporada é bastante comum ações promocionais para atrair hóspedes. No entanto, durante a alta temporada da hotelaria é preciso seguir a via contrária e avaliar os valores trabalhados. 

 

Essa revisão é necessária para que os valores sejam competitivos e compatíveis ao que o mercado está cobrando. Só tome cuidado para não apresentar um preço abaixo do que o setor tem trabalhado. 

Faça reparados antes da alta temporada na hotelaria

É importante que o hotel esteja impecável para receber os hóspedes nessa nova temporada, visando uma experiência positiva. 

 

Por isso, analise o que foi relatado por antigos clientes em relação ao espaço. Eles podem apontar locais que precisam da sua atenção. Além disso, faça uma revisão de toda a estrutura do hotel e aponte o que precisa ou não ser reparado. 

Treine a equipe e colaboradores

É importante que o time esteja apto a prestar um bom serviço para atender o público como merecem. Para isso, é fundamental investir em treinamento e capacitação da equipe, para que todos falem a mesma língua durante a alta temporada da hotelaria. 

Esse é o momento em que o seu hotel pode ter bons lucros, mas tudo vai depender de diversos fatores, principalmente a gestão. Se você está perdido quanto a administração do seu hotel, esse conteúdo pode ajudar.