Dificilmente você encontrará um hotel ou pousada sem cadastro em OTAs. As Online Travel Agents têm se popularizado bastante e anunciar nestes sites aumenta consideravelmente as suas vendas.
As OTAs são essenciais para o hotel, pousada ou hostel que deseja uma maior visibilidade de seu negócio, o aumento do número de clientes e, consequentemente, o das vendas.
Se o seu estabelecimento ainda não se encontra cadastrado nos sites de reserva online, chegou a hora de mudar esse cenário.
O post a seguir vai mostrar a importância do cadastro em OTAs e algumas dicas para vender mais nestes sites. Veja.
A importância de ter um cadastro em OTAs
De acordo com matéria publicada na Revista Hotéis, temos no Brasil mais de 10 mil hotéis e cerca de 540 mil quartos. Isso sem mencionar as pousadas, hostels e aplicativos de aluguel por temporada, como o Airbnb.
O número acima reflete completamente na concorrência que os hoteleiros precisam enfrentar diariamente. Diante dessa realidade, ter um cadastro em OTAs como Booking, Decolar e Expedia, se tornou indispensável para o hotel que deseja maior projeção de seus serviços e ampliar, assim, as oportunidades.
Mais do que isso, na verdade, divulgar o hotel nesses sites se tornou essencial para garantir diferenciação competitiva.
Para colaborar com esse pensamento, vale citar o estudo Portrait of American Travelers. Eles apontaram que 64% dos viajantes reservam hotéis pelo Expedia. Já 54%, disseram que fariam isso pelo Tripadvisor.
O estudo ainda revelou que cerca de 60% dos viajantes fazem pesquisas nos sites de reserva online para verificar informações como preços de hotéis, referências e feedback dos clientes. Desses, um total de 41% faze a reserva. Apenas 16% reservam diretamente no site do hotel e 15% ligam para o estabelecimento para realizar essa operação.
Vantagens de anunciar em um site de reserva online
Além de garantir maior visibilidade ao seu hotel e possivelmente o aumento das vendas, anunciar em um site de reserva online traz mais algumas vantagens:
- Fortalece a sua estratégia de marketing, permitindo que possa destacar fotos do hotel, características, localidade, atrativos próximos, entre outras informações;
- Permite que possa criar ofertas atrativas, destacando-se assim em relação à concorrência que se encontra na própria plataforma;
- Garante que o seu negócio diversifique sua fonte de renda, ultrapassando assim a reserva feita por meio de seu site;
- Possibilita que milhões de pessoas tenham acesso ao seu hotel, o que pode ampliar as suas oportunidades de negócios;
- Garante que aumente sua lista de contatos, considerando que as informações dos viajantes podem ir diretamente para o banco de dados de seu hotel, permitindo a criação de uma estratégia de relacionamento personalizada;
O anúncio em OTAs também agrega valor social ao seu negócio, a partir dos comentários deixados pelos seus hóspedes. No entanto, isso pode se tornar uma desvantagem caso o hotel não ofereça um serviço digno de elogio.
Percebeu que o cadastro em OTAs pode ser bastante vantajoso para o seu hotel? Então planeje seu anúncio com atenção! Aqui no blog temos diversas dicas que ajudam você com isso!