Café da manhã de hotel: como tornar essa experiência incrível

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Dentre os serviços disponíveis no setor hoteleiro, o café da manhã de hotel costuma ser a grande estrela. Esse momento, que também entra como uma cortesia, é bastante valorizado pelos hóspedes e pode proporcionar uma grata experiência. 

 

Considerada a refeição mais importante do dia, o hotel que se preocupa com esse serviço está um passo à frente. Isso porque ele tem o objetivo nas entrelinhas de cativar o hóspede, afinal, não há nada melhor que acordar e ser recepcionado por uma mesa farta.

 

Neste artigo, você vai entender como tornar essa experiência única e marcante para seu hóspede! Por isso, continue a leitura. 

Qual a importância do café da manhã na hotelaria?

Pode não parecer, mas a refeição é um ponto de atenção para os hóspedes e um fator decisivo para a escolha do hotel. No caso, o café da manhã do hotel entra não só como um atrativo, mas como algo relevante na experiência do cliente. 

 

Disponibilizar o café é muito mais do que uma simples comodidade ao público. Muitos esperam por esse momento, por ser algo que foge da sua realidade diária. 

 

A Cornell University School of Hotel Administration analisou cerca de 9 mil avaliações para entender a relação do público com os serviços da hotelaria. O café da manhã aparece em 50% das avaliações, mostrando o quão relevante esse momento é durante a estádia. 

 

Quando a refeição está inclusa na tarifa da hospedagem, é ainda mais importante dar a devida atenção a esse serviço. A empresa precisa executá-lo da melhor maneira para que os hóspedes tenham certeza que fizeram a escolha certa. 

O que oferecer no café da manhã do hotel?

Cada hotel tem características que ficam na memória dos hóspedes por algum motivo. O café da manhã tem influência nessas lembranças e existem alguns itens indispensáveis no cardápio. Veja o que servir:

Frutas

Fonte de inúmeras vitaminas, as frutas são uma opção versátil para o cardápio. Podem ser servidas de diversas maneiras, como fatiadas, em vitaminas, saladas e o que a imaginação permitir. 

 

Nosso país tem uma ampla variedade de frutas, você pode explorar as opções da estação ou regionais. 

Bebidas

As bebidas entram como um complemento dessa refeição e contribuem para melhorar a degustação dos alimentos sólidos. Também são uma fonte extra de nutrientes e podem aparecer de várias maneiras. Cafés, chás, sucos, vitaminas e leites são as alternativas mais populares. 

Carboidratos

São as fontes de energia para o corpo e a parte preferida da maioria dos hóspedes. Os carboidratos geram fibras e gorduras insaturadas que ajudam no funcionamento do organismo. Podem aparecer em pães, bolos, tortas, salgados e entre outras opções.

Cereais e grãos

Uma opção excelente para acompanhar frutas e iogurtes, além de uma fonte de fibras e nutrientes variados. Os grãos e cereais tornam o café da manhã do hotel mais nutritivo e o cardápio pode ser composto de aveia, centeio, granola, chia e muito mais. 

Proteínas

Para completar o cardápio, as proteínas entram como uma fonte rica em nutrientes, auxiliando a saúde dos músculos. Ovos, presuntos, derivados de leite, bacon e salsichas são os itens mais populares. 

dicas para melhorar o café da manhã de hotel
Os hóspedes amam esse momento e querem aproveitar ao máximo o café da manhã de hotel

Como melhorar a experiência durante o breakfast

Os hóspedes anseiam pelo café da manhã de hotel e você pode surpreendê-los durante essa experiência. Aqui vão algumas dicas do que fazer para melhorar o momento e torná-lo único para o público:

Disponibilize cardápios especiais

Você receberá hóspedes de inúmeros locais e com características distintas. Pode ser que nesse meio estejam pessoas veganas/vegetarianas, alérgicas ou com algum tipo de restrição alimentar. 

 

Ter disponível opções que atendam aos diferentes públicos é uma forma de transformar esse momento. Se coloque no lugar do hóspede que é intolerante à lactose, por exemplo, e não encontra opções no cardápio que possa consumir. 

 

Essa é uma situação frustrante e que compromete a experiência durante a estadia. 

Conheça as tendências de café da manhã de hotel

Assim como outros serviços na hotelaria, o café da manhã também pode ter novidades. Você deve conhecer e explorar essas tendências para ter um atrativo a mais nessa refeição. 

 

Entenda melhor o seu público e adeque às tendências a ele, considerando o que gostariam de encontrar ao visitar o hotel. 

Pratos locais são bem-vindos

É normal que os hóspedes queiram conhecer mais sobre a cultura local de onde estão. Isso pode ser apresentado através da gastronomia, o que inclui o café da manhã de hotel. 

 

Sirva opções típicas da região destinadas a essa refeição. Esta é uma forma de apresentar um pouco de como é o destino e o que irão encontrar por ali. 

Descreva os itens

Mesmo que a opção seja algo óbvio, ela precisa ser descrita ao cliente. Quando o hotel descreve os itens que está servindo, facilita a escolha do hóspede. 

 

Ele consegue visualizar as opções disponíveis para se servir com mais praticidade. É importante que seja apresentado não só o nome do item, mas também se ele é uma alternativa sem glúten, lactose ou vegano/vegetariano.

 

O café da manhã de hotel é apenas parte da experiência do cliente e para promover uma estadia incrível, há muito mais em jogo. Se quiser ampliar a satisfação do hóspede, esse artigo pode te ajudar!