Dicas de HotelariaGestão Hoteleira

Coronavírus na hotelaria: como lidar com os impactos causados pela pandemia atual?

0
coronavírus na hotelaria
Coronavírus na hotelaria

A pandemia do Coronavírus na hotelaria trouxe a necessidade de readaptação de muitos empresários. Nós mostramos como contornar esses tempos difíceis.

Desde que a Organização Mundial de Saúde notificou os países sobre a pandemia do Coronavírus, alguns setores sofreram uma queda considerável. A hotelaria foi um deles.

Houve a necessidade de readaptação da rotina das equipes, o número de cancelamentos aumentou consideravelmente e, para o hoteleiro, um grande problema se instalou.

No entanto, não é necessário tomar medidas drásticas. Nós deixamos algumas dicas que ajudarão você a enfrentar esse grande desafio sem grandes perdas! Confira.

Ofereça créditos em vez do cancelamento

Um dos pontos mais afetados pelo Coronavírus na hotelaria foi o cancelamento de reservas. Além de muitos aeroportos e rodoviárias estarem fechando, há o risco local de contaminação.

No caso de um hóspede solicitar o cancelamento de uma reserva neste período, não indicamos a imposição das políticas normais de cancelamento. Demonstre empatia, visto que não estamos passando por um período “normal”.

Uma boa estratégia é ofertar crédito para que o hóspede utilize em outro momento. O valor pode ser descontado em diárias nos próximos 12 meses, por exemplo.

Mais conveniente, ainda, é entrar em contato com seu hóspede para gerar tal oferta. As chances de ele aceitar são bem maiores nesse caso.

Garanta a limpeza das áreas comuns e quartos

A necessidade de limpeza mais frequente das áreas comuns não é apenas para prevenir seus hóspedes, mas também para evitar que alguém da sua equipe seja contaminado.

Esse é um momento de garantia. Portanto:

  • Espalhe álcool gel 70% em todos os quartos e nas principais áreas em comum. Incentive também a utilização do produto;
  • Faça uma higienização a cada hora dos espaços por onde circulam seus hóspedes e equipe;
  • Mantenha os ambientes abertos e arejados, evitando o uso frequente de ar condicionado.

A contaminação de uma pessoa em seu estabelecimento ainda pode comprometer a imagem do hotel. Recentemente, um resort em Trancoso (BA), foi alvo de críticas na internet por permitir uma festa de casamento nas dependências. O resultado foi que um dos hóspedes estava contaminado e o vírus se espalhou por diversos funcionários e pessoas durante a festa.  

O Coronavírus na hotelaria reforça a revisão do seu planejamento

Se você já tem seu planejamento traçado para todo o ano de 2020, é o momento certo para rever as estratégias. Como não temos uma previsão certa do final dessa pandemia em nosso país, é importante traçar medidas para, no máximo, três meses.

Um dos erros bem comum devido o Coronavírus na hotelaria é parar com as campanhas de marketing, principalmente as campanhas pagas.

Não faça isso!

As pessoas não vão parar de viajar. Elas apenas mudarão seus hábitos. Neste momento, por exemplo, é mais provável que você consiga retorno de pessoas que moram mais próximos do seu hotel, do que de turistas que vêm de cidades distantes. Apenas mude a estratégia.

Essa é uma crise que vai passar. Se você enxergar o coronavírus na hotelaria como um obstáculo possível de vencer, o impacto causado em seu negócio será o menor possível.

Indicadores de gestão hoteleira: Quais são e como medi-los

Previous article

Coronavírus na hotelaria: 3 ferramentas para hotel usar na quarentena

Next article