mulher trabalhando em home office

Confira 5 Dicas de Home Office para os Seus Colaboradores

Posted by

Talvez uma das pesquisas mais realizadas no Google desde março foi sobre dicas de home office.

Apesar de ser uma atividade regulamentada no Brasil, o teletrabalho ainda era uma ideia muito futurística em algumas empresas. Ter um escritório inteiro funcionando a partir de ferramentas online era algo ainda arcaico para algumas organizações.

E então tudo precisou mudar.

Mesmo depois de três meses de quarentena, ainda tem equipe se adaptando a esse novo normal. Então, para ajudar seus colaboradores e a sustentabilidade do hotel, deixamos cinco dicas que vão ajudar na rotina remota. Veja.

Dicas de home office para seus colaboradores

As dicas abaixo criam uma boa base de organização, o que ajudará seu time, principalmente se o home office se tornar uma realidade após a pandemia.

1 – Reforce a necessidade de equipamentos individuais

Algumas pessoas ainda não têm um equipamento individual e destinado para o trabalho. Os computadores geralmente são compartilhados entre todos da mesma casa e isso pode comprometer o trabalho da equipe.

Essa é uma das dicas de home office mais importantes porque garante também a segurança de dados dos seus clientes. Lembre-se que você lida com documentos, dados bancários e outras informações sigilosas. Então reforce essa importância e necessidade.

2 – Treine para o uso correto das ferramentas de trabalho

Trabalhando de forma remota, você precisará que seu time se mantenha ainda mais engajado. Por isso, dê todo o treinamento necessário para que eles utilizem as ferramentas de trabalho sem dificuldades.

Além disso, oriente sobre a importância de manter dados e processos sempre atualizados. Somente assim o time inteiro terá uma jornada mais eficiente.

3 – Oriente para uma jornada de trabalho organizada

Quando falamos das dicas de home office, sempre precisamos lembrar da organização da rotina.

O trabalho em casa pode ser feito mais à vontade, com roupas mais leves, sem necessidade de calçados fechados, etc. O colaborador também pode pausar as atividades para comer e fazer outras tarefas sem o compromisso de horários programados de pausa.

No entanto, é preciso organização. Se não há uma programação da jornada de trabalho, as atividade do hotel ficam paradas e os atrasos serão mais frequentes. É muito importante manter uma rotina focada, mesmo em casa.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para manter o hotel estável durante a pandemia

4 – Fale sobre as práticas de comunicação

Como a equipe está mais distante, é comum que a comunicação seja um pouco difícil no começo.

Por isso, estabeleça canais que ajudam nesse processo. O Slack ganhou uma boa adesão nesse período de pandemia. Ele permite que um time inteiro troque mensagens públicas, criando um ambiente de trabalho online. Assim, as informações não se perdem ou estacionam em um colaborador, quando deveriam ser para todo o time.

5 – Mostre a importância de um ambiente de trabalho

O trabalho home office parece ser o sonho de muitas pessoas até elas sentirem que a rotina, se não for muito organizada, se torna complicada.

Um dos pontos diz respeito ao ambiente de trabalho. Não dá para trabalhar na sala com a TV ligada ou deitado no quarto ainda da forma como acordou.

É importante criar um ambiente favorável. Lembre-se que, mesmo no home office, as doenças laborais ainda são consideradas um fator negativo para a produtividade do seu time.

Por isso, estimule a ginástica laboral, cadeira e mesa de escritório, um espaço silencioso, bem iluminado, etc. Somente assim dá para medir a eficiência da mesma forma que acontece no hotel.

Você gostou das dicas de home office para seus colaboradores? Deixei um comentário e nos conte o que achou.