Frigobar no hotel: desligado ou completo?

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Em muitas conversas com nossos amigos hoteleiros, sempre perguntamos sobre a utilização de frigobar no hotel.

Alguns deixam desligados e vazios, liberando o hóspede para abastecê-lo em sua estadia e outros os mantém repletos de produtos.

Mas será que realmente é viável manter um frigobar ligado repleto de produtos?

A resposta para isso só você tem! Mas como definir se manter este equipamento ligado e abastecido é viável para seu negócio? Vamos dar algumas dicas para que você possa fazer essa análise.

Existe real lucro sobre o frigobar no hotel?

Para definir se você realmente tem lucro é necessário que analise alguns pontos:

  • Saiba o quanto gasta mensalmente em compras para repor seu estoque;
  • O tempo médio de consumo dos produtos que oferece;
  • A porcentagem de perda de produtos, seja por descarte por conta de validade como, também, por furto;
  • Impacto na imagem da sua hotelaria que ele causa. Por diversas vezes, ter que esperar uma checagem no seu quarto ou de outro hóspede fazendo checkout pode ser cansativo e irritante e causar um feedback negativo.

A rotatividade nos seus quartos é suficiente?

Pense com a gente: se você não consegue manter uma taxa de ocupação alta, será que compensa manter tantos equipamentos ligados sem o devido uso?

Você já fez um teste em baixa estação desligando todos para ver a redução na conta de energia que isso pode lhe trazer?

Se a redução for maior que o lucro que considerava ter, acredito que seja viável mantê-los desligados.

O tempo que leva para fazer checkout é rápido com eles ligados?

Se mesmo com uma taxa de ocupação alta, seu checkout consegue ser rápido o suficiente e não causar transtornos ou irritação em seus hóspedes, é óbvio que você deve manter o frigobar no hotel ligado e repleto de produtos.

No entanto, fique ligado! É necessário que sua variedade seja grande e faça sempre uma análise dos seus clientes, para escolher os melhores produtos.

O seu preço condiz com a realidade?

Não adianta ter todo um custo para manter se não consegue vender seus produtos. Se o preço dos produtos for exorbitante, com certeza não conseguirá ter lucro, pois o hóspede hoje prefere dar uma paradinha no mercado ou padaria próximos do seu hotel e fazer as compras.

Você terá que arcar com os custos para repor, armazenar e gerenciar todos esses “mini-estoques” espalhados na sua empresa. Fora os prejuízos causados por furtos, reclamações e por vezes descuidos da limpeza (que por vezes desligam os aparelhos e esquecem de ligar).

Todo cuidado é pouco!

Já pensou no problema que pode arrumar se um hóspede consumir um produto fora da validade ou em qualidade questionável?

Além de todo um custo judicial que pode ocorrer, o maior risco é a imagem do seu negócio! Seus clientes podem difamar sua empresa nos canais de venda (OTA) e ainda reproduzir imagens em suas redes sociais que podem impedir de novos clientes surgirem.

O risco é alto nesse assunto, portanto analise bem estes fatores antes de tomar qualquer decisão.

Não vá com tudo ao frigobar no hotel

Por fim, disponibilizar um frigobar repleto de itens é sempre muito agradável ao chegar no seu quarto de hotel, desde estes estejam em ótimas condições, com preços convidativos e com uma grande variedade. Sempre ajuda a fazer aquele lanchinho fora de hora.

Mas para você que irá gerenciar estes problemas, será que o trabalho compensa? Talvez expor seus produtos e oferecer todos no serviço de quarto seja mais fácil para controlar seu estoque, otimizar seus checkouts e reduzir seus custos com energia, estoques e controle de validade.

Com essas dicas você já pode parar para analisar se o frigobar no hotel é a melhor estratégia para seu negócio.