Gestão Hoteleira

Gerente de Hotel: Confira Quais as Principais Atribuições!

0

Para  ter um bom resultado na qualidade do atendimento, na organização do hotel, cumprimento das políticas do estabelecimento, entre outros, é necessário ter um bom planejamento e estrutura administrativa. E, o responsável por cuidar disso, quem vai lidar diretamente com esses assuntos é o Gerente de Hotel.

É normal um estabelecimento começar sem esse cargo no quadro, mas com o avançar das demandas, será necessário contratar um.

Mas como saber qual é o momento certo? Sabendo quais as atribuições dessa função, você saberá quando contratar um. Confira!

8 atribuições do Gerente de Hotel

1. Gerenciar as finanças

Eis uma das atribuições mais importantes de um Gerente de Hotel. Entender sobre a saúde financeira do negócio é essencial já que, sem isso, é bem provável que o estabelecimento feche as portas em pouco tempo.

O gerente precisa estar de olho, por exemplo, no fluxo de caixa. Se os valores de entrada batem com os valores de saída, quais reservas foram feitas em cartão de crédito ou débito, saber quando esse valor vai entrar na conta da empresa, entre outros aspectos.

 2. Precificar

A difícil tarefa de precificar também é papel do Gerente de Hotel. Afinal de contas, é justamente com base na análise das finanças, do cenário, da concorrência e de outros fatores que esse profissional consegue precificar as diárias e demais serviços que o hotel ofereça.

3. Contratar

O Gerente de Hotel também deve ficar responsável por supervisionar quem são as pessoas selecionadas para trabalhar na empresa e também as demissões. Assim, não é necessário se aprofundar, mas saber, de uma forma geral, o que está acontecendo na empresa.

Até porque, a entrada e saída de funcionários acaba impactando em outros setores como atendimento e finanças.

4. Fazer sociedade com agências de turismo

Uma das associações mais vantajosas que existem para os hotéis é a feita com agências de turismo.

Pessoas que querem conhecer um lugar novo com mais tranquilidade e segurança como casais e famílias costumam procurar agências de turismo. Portanto, elas conseguem resolver, por exemplo, os problemas que acontecem durante as viagens.

Se associar a elas é uma ótima estratégia de vendas para o seu hotel e todos saem ganhando. Sendo assim, o Gerente de Hotel é quem deve escolher quais serão essas agências e fazer contato com elas.

5. Analisar a satisfação dos clientes

Essa é uma informação preciosa, pois é o nível de satisfação dos clientes que oferece o feedback. E, por sua vez, este feedback por sua vez, vai direcionar as ações da empresa.

Assim, o gerente deve, junto com a equipe, criar estratégias para que essa análise da satisfação dos hóspedes seja realizada. Podem enviar um e-mail com um questionário simples e com perguntas objetivas para serem respondidas de qualquer lugar e a qualquer hora.

6. Preparar o hotel para eventos

Se você tem um hotel que costuma ser local de eventos, principalmente os empresariais, é de responsabilidade do Gerente de Hotel coordenar toda a organização. Afinal de contas, é com ele que o cliente vai lidar diretamente.

Assim, ele deve contratar a equipe de limpeza, ornamentação, a não ser que o cliente já tenha esses nomes e passe para que o hotel entre em contato. O gerente precisa ficar em alerta para saber o que pode ou não dar errado e minimizar os prejuízos.

7. Supervisionar fornecedores

É também papel do Gerente de Hotel lidar com os fornecedores, fazer análise dos prazos de entrega, quantidade de itens da mercadoria, se elas estão em ordem, se veio o que foi pedido, se está faltando algo, se tudo está dentro do prazo de validade.

Normalmente, há um funcionário de cada setor (cozinha, copa, escritório) que cuida disso, mas essas informações devem ser repassadas para o gerente.

8. Gerenciar departamentos

Por menor que seja o hotel, ele possui um departamento de serviços gerais, um de recursos humanos e também um relacionado à cozinha.

O Gerente de Hotel deve coordenar todos esses departamentos. No entanto, o ideal é que cada um tenha um responsável que vai se reportar diretamente ao gerente passando as demandas necessárias.

Em conclusão, fazer todos esses serviços pode se tornar quase uma missão impossível por mais que você contrate o melhor Gerente de Hotel da sua cidade. Você pode facilitar essas funções com o uso de softwares de gestão específicos para hotéis. Assim, instalar um para o seu negócio é sinônimo de produtividade e, consequentemente, maiores lucros.

Confira também o nosso e-book gratuito com 5 práticas eficientes para gestão hoteleira!

Descubra como criar a persona do seu hotel

Previous article

Como Criar Promoções Assertivas para Aumentar as Reservas?

Next article