gestão de estoque na hotelaria

Gestão de estoque na hotelaria: como fazer?

Posted by

Diversas etapas são essenciais para um hotel de sucesso, como o gerenciamento de pessoas, organização financeira e a gestão de estoque na hotelaria.

Neste artigo você vai entender a importância de um estoque, como ele pode te ajudar a reduzir custos e evitar prejuízos, e também separamos algumas dicas para que a gestão seja prática e eficiente.

O que é a gestão de estoque?

Na gestão de estoque é feita a organização, o planejamento e o acompanhamento de todos os produtos que entram e saem da hospedagem. 

Diversos itens podem ser incluídos no inventário, como produtos de limpeza, toalhas de banho, lençóis, produtos alimentícios, itens vendidos aos hóspedes, produtos para manutenção do hotel e muitos outros.

A importância da gestão de estoque na hotelaria

Ao ler a lista de todos os produtos armazenados em uma hotelaria já dá para entender um pouco da importância de ter uma gestão de estoque eficiente. Se você ainda não está convencido de que precisa focar nesse setor da sua hospedagem, confira os diversos benefícios:

  • Diminuição dos desperdícios ou furto de objetos;
  • Entendimento e organização de todos os itens do seu hotel;
  • Entendimento das oscilações de demanda na baixa e alta temporada;
  • Análise dos padrões de consumo dos seus clientes e equipe.

Você pode usufruir de muitos outros benefícios ao ter uma boa gestão de estoque na hotelaria. Agora vamos para a prática? A seguir, confira 4 dicas para ter mais eficiência no setor.

como realizar uma gestão de estoque eficiente

4 passos para realizar o controle de estoque com eficiência

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância de uma boa gestão de estoque, confira passos importantes para implementar em sua hotelaria.

1) Tenha um cronograma para o inventário

Utilizar um inventário e um cronograma que seja seguido à risca, são peças-chave na gestão hoteleira e no sucesso da administração do seu estoque.

Com um inventário é possível controlar e validar as quantidades e quais itens disponíveis ou necessários para o hotel e clientes. Com o auxílio de um cronograma esse controle pode ser realizado como parte da rotina diária, semanal ou quinzenal do seu hotel. Tornando o trabalho da equipe mais eficiente e produtivo.

2) Cadastre os produtos por categoria

Uma forma de organizar o inventário é a divisão por categorias e subcategorias, isso irá auxiliá-lo a localizar com facilidade os produtos e ter uma visão ampla do desempenho financeiro do seu negócio.

Um bom método para categorizar seus produtos é utilizar o mapa de estoque, que consiste em registrar todos os itens e sua localização em um sistema de gerenciamento.

3) Capacite a equipe para essa função

Com uma equipe treinada e focada na gestão de estoque na hotelaria, todos os processos se tornam parte da rotina e podem ser feitos de forma mais simples e ágil. Principalmente, se forem treinados para utilizar um software de gestão hoteleira.

4) Faça análises sazonais

Com as análises sazonais é possível:

  1. Identificar a oscilação das demandas na baixa e alta temporada;
  2. Identificar quais os itens essenciais e cortar gastos dos produtos supérfluos;
  3. Realizar um planejamento de compras e reposição dos itens realmente necessários;
  4. Evitar desperdícios de produtos perecíveis;
  5. Prevenir possíveis faltas e urgências.

A análise também permite evitar a insatisfação do consumidor, pois você sempre terá em estoque a quantidade essencial para atender às solicitações dos seus hóspedes. 

Conte com a tecnologia para realizar a gestão de estoque na hotelaria

E por último, mas não menos importante, utilizar um bom sistema de software para a gestão hoteleira irá facilitar todos os processos, tornando o gerenciamento da hospedagem uma tarefa automatizada, simples e com diversos recursos que irão facilitar a administração do estoque, inventários, cronogramas e muito mais.

Já que você chegou até aqui e pôde entender o que é, a importância e receber dicas para melhorar a performance da sua gestão de estoque, vou te contar mais um segredo para o sucesso completo da sua hospedagem.

No site da SimplesHotel você encontra diversos artigos que irão auxiliar em todas as etapas para a gestão do seu negócio e também um excelente software de gestão hoteleira, que irá facilitar os processos. Acesse nosso site e torne a sua hospedagem referência de organização e planejamento, tudo isso de forma simples e eficiente.