9 principais desafios da gestão hoteleira

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Se você tem um hotel, pousada, hostel, alojamento ou um negócio no ramo de hotelaria, precisa saber que o sucesso do seu empreendimento depende diretamente de um sistema de gestão hoteleira. Uma boa gestão hoteleira ajuda os donos, os gerentes e os funcionários a enfrentar com clareza os desafios que surgem no dia-a-dia e, principalmente, a superá-los com sucesso.

Só que, para resolver os problemas, é preciso identificá-los primeiro e é justamente neste ponto que vamos te ajudar agora com este conteúdo.

Entenda os principais desafios na gestão de um hotel e como superá-los. Leia o conteúdo até o final e entenda!

Saiba porque sua empresa precisa de um sistema de gestão hoteleira

Um dos principais objetivos de um hotel é: tornar a estadia de seus hóspedes uma experiência única e maravilhosa. Além disso, os rendimentos financeiros precisam contar bastante para que as coisas deem certo e, é claro, é preciso saber fazer um bom controle desses valores.

Mas apenas com um bom sistema de gestão hoteleira é possível que seus hóspedes tenham uma estadia com tranquilidade e sem intercorrências. Esse sistema também é capaz de auxiliar para que seus rendimentos financeiros sejam mensuráveis corretamente.

Desafios da gestão hoteleira que que você precisa resolver

Estamos aqui para te ajudar a solucionar e principalmente prevenir que problemas aconteçam. Confira abaixo quais os principais desafios e como resolvê-lo!

1. Saber se a receita está gerando lucro

Por contar com períodos de sazonalidade, a gestão financeira é um um grande desafio da gestão hoteleira. E, para ajudá-lo, um software de gestão pode ser bem útil, deixando o processo mais prático.

2. Quais estão sendo os custos e os lucro num determinado tempo escolhido (dia, mês ou ano)

Ainda nos referindo ao período de sazonalidade, é preciso um controle financeiro para gerar um fundo que compense o tempo de menor movimentação. Assim, é importante ter um capital de giro que pode ser criado nos momentos de maior reserva.

3. Entender qual valor e quando a empresa poderá fazer investimento em obra

Não importa qual o tipo de investimento, se numa reforma de estrutura simples ou de maior complexidade. O importante é sempre estar investindo no seu negócio para oferecer maior conforto e melhor atendimento aos hóspedes.

4. Investimento em campanha publicitária

Marketing para atrair novos hóspedes e valorização da sua marca é muito importante para o seu empreendimento. Se você não tem uma equipe interna, pode terceirizar o trabalho contratando profissionais freelancers ou uma agência de marketing. Assim, essa escolha pode oferecer a você um melhor custo-benefício, ou seja, melhor resultado com um investimento mais baixo.

5. Contratação de funcionários especializados onde haja necessidade

Até mesmo um pequeno hotel ou pequena pousada, contam com muitos setores que dependem de mão de obra especializada: isso vale desde a recepção até a lavanderia. Portanto, capriche no recrutamento e seleção e invista nos funcionários oferecendo treinamentos.

6. Treinamento para a equipe de todos os setores do hotel/hostel/pousada.

E falando no assunto, esses treinamentos devem partir através da identificação das competências-chave de cada um dos funcionários. Dessa forma, fica mais fácil garantir a qualidade do atendimento aos seus hóspedes.

7. Entender quais são as áreas de capacitação que sua equipe necessita

Analisar as mais relevantes para seus funcionários, as habilidades existentes e as que ainda precisam ser desenvolvidas entre eles. Assim, além de aumentar a produtividade da equipe, seus hóspedes recebem o melhor serviço.

8. Alinhar os treinamentos conforme necessidade de cada área;

O setor financeiro e de faturamento necessitam de um software de gestão. Ele é capaz de fazer um melhor controle do dinheiro que entra e sai do hotel. Por sua vez, isso te oferece uma melhor visualização e entendimento sobre como investir no seu negócio.

9. Gerenciamento dos feedbacks

Eles são essenciais para entender as demandas dos clientes e gerar a fidelização dos mesmos através de estratégias personalizadas. Assim, sempre que possível, crie formulários simples e envie por e-mail. Você também pode usar enquetes no Instagram, em grupos no Facebook e no Telegram, entre outros.

Estes são apenas alguns dos desafios que um empreendimento hoteleiro precisa lidar todos os dias, meses e anos.

Como resolver estes desafios da gestão hoteleira de forma simples

O nosso sistema de gestão hoteleira, o SimplesHotel foi criado com muito carinho para simplificar a vida dos gestores, além do funcionamento de hotéis e pousadas de pequeno e médio porte.

Com nosso software é possível reduzir o número de etapas e atividades necessárias para concluir todos os processos listados acima, além de outros.

Todas as reservas, os check-ins e os check-outs do seu estabelecimento estarão sendo controlados de modo a promover uma boa experiência aos seus hóspedes.  Com o aumento da segurança e produtividade é possível alcançar os resultados com um menor investimento de tempo, dinheiro, e ainda menos trabalho.

O SimplesHotel também vem ganhando cada vez mais seu público alvo, pela sua facilidade quando nos referimos à mobilidade e ao layout intuitivo. O que contribui para a superação dos desafios da gestão hoteleira. Uma das vantagens é que você pode acessar de onde estiver, do celular, de casa, tablet, etc.

Nos preocupamos em desenvolver um software com funcionalidades de fácil manuseio. Assim, o SimplesHotel é ideal para a gestão dos hotéis e pousadas. Ele ajuda todo setor hoteleiro de modo geral, a solucionar os desafios de forma mais prática possível.

Acesse o site e descubra como o nosso software pode ajudá-lo a melhorar a gestão do hotel!