Todos sabem que o objetivo principal de uma rede de hotéis é proporcionar ao seu hóspede a melhor experiência possível! Afinal, um cliente feliz resulta na propagação de seus serviços, e, posteriormente, no aumento da sua porcentagem de lucros. Neste quesito, a Governança Hoteleira pode
Para isso, alguns fatores como organização e limpeza se tornam indispensáveis. Quando feito corretamente, o serviço de Governança Hoteleira tem um forte impacto na imagem de sua hospedaria, além de ser um importante influenciador para aumentar o número de hóspedes.
Portanto, nesse artigo você vai aprender a aumentar os lucros do seu hotel por meio desse setor.
O que é e como funciona a governança hoteleira?
Antes de mais nada, dito de maneira simples, o serviço de governança hoteleira é o coração de uma hospedaria, pois, está diretamente ligado a um dos principais fatores que levam um cliente a escolher seus serviços: a higiene!
O setor de governança hoteleira tem a obrigação de cuidar de todos os aspectos envolvidos na organização e limpeza de todos os apartamentos.
Nele, trabalham faxineiros, camareiras entre outros profissionais competentes, que contribuem para a excelência dos serviços prestados.
Sempre os deixando em perfeitas condições de uso, tem como principal objetivo a satisfação, bem-estar e conforto de seus hóspedes.
Logo, mesmo com a automação de diversas tarefas envolvidas na gestão, o setor em questão se torna insubstituível para o excelente funcionamento de uma hospedagem.
Quais as vantagens de uma boa governança de hotel?
Dentre muitas vantagens obtidas por obter uma boa governança de hotel, podemos citar:
- Melhor qualidade na realização das tarefas
Isso se deve ao fato de que um profissional experiente na área será responsável por gerir as tarefas a serem executadas. Isso garante que elas serão feitas da melhor maneira possível.
- Otimização do tempo de execução das funções
Com uma pessoa responsável pela limpeza e organização, o gestor do setor de Governança terá mais tempo para planejar e executar outras tarefas.
Em outras palavras, isso contribui para o sistema hoteleiro como um todo, uma vez que a equipe terá um direcionamento mais assertivo.
Viu só como são grandes as vantagens de uma Governança Hoteleira? Porém, como é possível formar uma equipe equilibrada? O próximo tópico mostra o passo a passo!
Como formar uma equipe de sucesso para a governança hoteleira?
Diante de tantas vantagens e do fato de o setor de governança para hotel ser indispensável, se torna mais que necessário uma equipe de sucesso para a governança de sua hospedaria.
Veja agora o que levar em conta ao formar uma equipe.
Escolha com base em competências comportamentais
Ao escolher quais pessoas irão integrar sua equipe, escolha aquelas que sejam realmente eficientes.
Lembre-se que o objetivo é promover a excelência dos serviços prestados ao hóspede. Para isso, avalie as competências comportamentais dos candidatos.
Proatividade
Dê preferência ao candidato que adota medidas para resolver e evitar problemas futuros, alguém que tenha a capacidade de pensar e tomar decisões com agilidade.
Organização
Procure alguém que seja organizado. Essa qualidade se torna essencial quando se refere a governança hoteleira, visto que a pessoa precisará ter um bom rendimento diante de inúmeras atividades diárias e executar com sucesso as tarefas exigidas.
Inteligência Emocional e liderança
O candidato precisa conhecer e lidar bem com seus sentimentos e com o de outras pessoas, além de exercer liderança, para motivar e influenciar os demais pelo seu exemplo como um bom profissional.
Dê feedbacks aos colaboradores
Além de receber feedbacks de hóspedes, é fundamental que isso seja feito com as equipes.
Por esse setor ser manual e demandar tempo, esforço e atenção, é necessário frequentemente conversar sobre a forma com que os serviços estão sendo feitos.
Em síntese, os profissionais envolvidos podem cumprir suas atividades de maneira eficiente e produtiva.
Invista na equipe e otimize os processos
Apesar de tão importante no ramo hoteleiro, a área da governança não é tão procurada, e muito menos incentivada. Por esse motivo, se torna comum as pessoas entrarem nessa área de atuação sem o menor conhecimento, treinamento e preparo para atuar.
Esse fator vem influindo negativamente na qualidade dos serviços prestados, que por sua vez, auxilia na ideia de que a governança de hotel não gera lucros.
Porém, diante dos fatores apresentados se torna evidente que sim, é possível lucrar, se você investir em capacitações e ferramentas úteis para isso.
Assim, o primeiro passo para o sucesso neste quesito é baixar o e-book gratuito “5 práticas para uma gestão hoteleira eficiente”, desenvolvido pela equipe Simpleshotel.