hotelaria hospitalar

Hotelaria Hospitalar: entenda tudo sobre o assunto

Posted by

Nos últimos 15 anos, o termo “hotelaria hospitalar” começou a fazer parte da rotina de instituições de saúde. Elas tiveram o desafio de implementar esse setor de modo a atender às principais demandas do público. 

E mesmo sendo algo relativamente novo, a hotelaria em hospitais está longe de ser somente uma tendência. 

Foi pensando nisso que nós do Simpleshotel preparamos esse texto com tudo o que você precisa saber sobre hospedagem hospitalar. Continue a leitura para mais detalhes. 

O que é hotelaria hospitalar?

Como mostramos, esse setor é encarado como novidade para algumas instituições, embora tenha sido criado há mais de um década. 

Para quem não sabe o que é hotelaria hospitalar, trata-se de uma junção de serviços para atender de maneira satisfatória o paciente. Sua missão é promover um atendimento humanizado para uma experiência de bem-estar e respeito.

Nele se concentram todos os serviços de apoio médico e de saúde complementar para gerenciar com eficiência a rotina da instituição. Setores como:

  • limpeza e higienização;
  • camareira;
  • áreas de lazer;
  • acompanhamento nutricional;
  • e outras.

São compostas para oferecer facilidades ao público, agregando um diferencial competitivo para o hospital. 

Como os pacientes ficaram mais exigentes, pensar na hotelaria é um dever das instituições.

Humanização do atendimento na hotelaria hospitalar

O grande diferencial dessa estratégia não é prestar um atendimento satisfatório, mas sim a humanização dos serviços. Não basta apenas ser eficiente, mas atender com atenção, cautela e delicadeza.

É através do atendimento humanizado que a instituição consegue criar laços com os pacientes. Assim, a possibilidade de fidelizá-lo é maior.

Para oferecer um atendimento nesse nível, o preparo da equipe e uma ampla estrutura somam pontos. E é sobre isso que falaremos no tópico a seguir. 

Como deve ser a estrutura do local para a hotelaria hospitalar?

Para que a hospedagem hospitalar funcione, a instituição precisa de uma estrutura adequada.

Os serviços oferecidos com esse propósito podem variar em cada instituição. O trato dos colaboradores para com o público também deve passar por planejamento, a fim de atendimento eficaz. 

De forma geral, os hospitais oferecem como básico leitos bem equipados com mobílias confortáveis. Os setores que os complementam também seguem essa mesma linha. 

O objetivo é minimizar a frieza destes ambientes, tornando-os agradáveis e receptíveis ao longo da estadia. 

Fora a estrutura, a hotelaria hospitalar demanda treinamentos e capacitações para os colaboradores. Eles passaram por esses cursos para promover mudanças nas práticas organizacionais.

Em alguns casos, ainda pode ser necessário a contratação de empresas especializadas, visto que alguns serviços podem ser terceirizados. 

Tudo que será implementado, deve ser estudado previamente. Essa é uma tarefa para os gestores, de modo a levantar os custos para adotar a estratégia. 

Benefícios da hotelaria hospitalar

hotelaria hospitalar
Assim, a hotelaria hospitalar importa!

Agora que você entende como funciona a hotelaria hospitalar, precisa saber que ela agrega em benefícios a instituição. Muitos deles se refletem na administração do hospital e também em questões financeiras. 

Separamos 3 benefícios que se destacam:

Acolhimento e humanização

Com a hotelaria hospitalar o paciente passa a ser o centro do atendimento, como já era feito, porém de modo humanizado. 

Na instituição ele terá um tratamento respeitoso, atenção e todo o cuidado necessário para uma experiência confortável. Desta forma, os resultados do hospital tendem a ser mais assertivos, principalmente a volta dos pacientes futuramente. 

Bem-estar e conforto

A realidade dos hospitais hoje está bem diferente e eles procuram se associar menos a doenças ou morte. As instituições querem passar a sensação de bem-estar e conforto ao público.

Isso só é possível com a implantação da hotelaria hospitalar e seus serviços pensando mais no cuidado humano ao paciente. 

Boa reputação do estabelecimento e retornos financeiros

Outra vantagem é o retorno financeiro que é expressivo quando a estratégia é adotada. 

Isso é possível através da otimização do tempo de serviço assistencial, evitando retrabalho. A equipe de enfermagem, por exemplo, utiliza 25% a mais do tempo para realização dos procedimentos quando não há hotelaria no hospital.

Otimizar o tempo de trabalho é sinônimo de redução de custos para as instituições. Além desse fator, sua reputação também é elevada, graças ao bom atendimento prestado. 

Mas, isso só é possível com um sistema de gestão prático. Caso queira saber mais sobre esse assunto, temos aqui um material que fala sobre ele. Clique aqui para acessá-lo.