Você sabia que o setor de hotelaria para idosos deve crescer 8,4% mundialmente até a próxima década?
Só aqui no Brasil, a população com mais de 60 anos é composta por cerca de 23 milhões de pessoas. Seus hábitos mudaram muito e hoje são mais ativos, viajar é uma das prioridades para eles.
Receber hóspedes da terceira idade se tornou comum e aqui fica a pergunta: você está preparado para atender este público? Continue a leitura para saber o que fazer e como atrair idosos para o seu hotel.
O que é e como funciona a hotelaria para idosos?
Os idosos estão aproveitando a melhor idade e consumindo cada vez mais serviços de hospedagem. A hotelaria para idosos está relacionada a serviços, estrutura e preparo da equipe para atender este público em específico.
Um hábito comum entre os idosos são as excursões, uma particularidade que pode encher o hotel rapidamente. Mas, claro, desde que ele ofereça um serviço adequado a eles.
Por isso, as atividades devem ser condizentes com a faixa etária, de modo a torná-las atrativas.
Agora que você entende do que se trata a hotelaria para idosos, continue a leitura para saber como atender ao público.
Quais diferenciais o seu hotel precisa ter para atender idosos?
Embora os serviços não sejam tão diferentes do que estamos acostumados a ver, pensar com carinho nesse público é imprescindível.
O hotel pode, por exemplo, oferecer ambientes digitais, onde os hóspedes idosos podem se comunicar com a família.
Esse é apenas um exemplo de diferencial, mas não é o único. A hotelaria para idosos tem muito mais a oferecer e você confere mais detalhes nos tópicos a seguir.
Ser pet-friendly na hotelaria para idosos
Muitos hóspedes estarão acompanhados de seus inseparáveis amigos de 4 patas, que também precisam de uma estadia confortável.
O ambiente deve ser pet-friendly e oferecer estrutura e até mesmo um cardápio pensado especialmente para eles.
Contar com mecanismos de acessibilidade
Quando falamos sobre segurança, não dá para deixar a acessibilidade do hotel em segundo plano.
É totalmente necessário que a estrutura do hotel conte com:
- barras e corrimões instalados em pontos estratégicos;
- ter sempre uma equipe médica ou um ambulatório para atendimento em situações de emergência;
- elevadores e rampas para facilitar a locomoção;
- disponibilizar equipamentos de mobilidade, como bengalas e cadeiras de roda, sempre que necessário;
- nos banheiros, o ideal é que os assentos sejam elevados.
O objetivo é entregar através da hotelaria para idosos, a mesma segurança que encontrariam em casa.
Oferecer atendimento personalizado e humano
Não importa a idade, o atendimento humanizado é indispensável. Porém, quando falamos em hotel para idosos, esse lado humano deve ser mais presente.
As equipes devem ser capacitadas para atendê-los de maneira atenciosa, com carinho e informalidade, sem exageros.
Os hóspedes da terceira idade se sentem mais confortáveis ao serem chamados por seus nomes. Também são afetivos e gostam muito de serem atendidos por funcionários sorridentes.
Garantir programas terapêuticos e exercícios físicos
O hotel precisa estar preparado para oferecer o que eles desejam: desde exercícios físicos leves a programas terapêuticos. Aulas de canto, dança de salão, artesanato e jardinagem são algumas das opções preferidas.
Como atrair hóspedes na hotelaria para idosos?
Você precisará conhecer seus hábitos de consumo, mas somente isso não será suficiente para atraí-los.
Separamos a seguir algumas dicas do que fazer para que a hotelaria para idosos chame atenção do público. Confira a seguir.
Ofereça pacotes turísticos e descontos especiais para a terceira idade
É correto dizer que esse público não é fã de viajar sozinho, eles sempre trarão companhia.
Ter pacotes pensados para eles é um importante atrativo, sobretudo quando há descontos para grupos.
Garanta check-out e check-in personalizados
Por direito, eles recebem atendimento preferencial e é trabalho da hotelaria para idosos agilizar esse processo. A personalização do check-out e check-in agiliza os processos e garante bem-estar aos hóspedes da terceira idade.
Aposte em canais digitais
Pode não parecer, mas eles estão cada vez mais conectados e buscam por serviços através da internet.
Sendo assim, apostar em publicidade para canais digitais é uma estratégia assertiva e muito válida. Ela pode ser o foco principal, como também um complemento a outras campanhas offline, por exemplo.
O marketing digital é uma tendência forte e fazê-lo corretamente se torna imprescindível. Temos um conteúdo explicando tudo o que você precisa saber para ter sucesso com estratégias de marketing digital. O que acha de conferir?