O marketing sensorial para hotel deve ser trabalhado antes, durante e após a reserva. Ele gera um nível de satisfação muito maior e, consequentemente, feedbacks positivos e maior chance de fidelização de clientes.
Marketing sensorial é uma estratégia de atração e geração de vendas, utilizando a estimulação dos 5 sentidos: tato, olfato, visão, paladar e audição. O marketing sensorial apela para a subjetividade do cliente, para o emocional e desejo de impulsividade de compra.
Nós preparamos uma série de cinco posts, onde explicaremos mais detalhadamente como fazer o marketing sensorial em seu hotel, de forma que suas reservas melhorem.
Neste primeiro post vamos falar mais um pouco desta estratégia de vendas e como você pode aplicar o marketing sensorial na hotelaria sem grandes dificuldades. Continua com a gente!
Como aplicar o marketing sensorial para hotel?
Como citamos no início do post, o marketing sensorial para hotel deve ser pensado em todas as fases do hóspede: na pré-venda, durante a estadia e no pós-venda. Fazendo isso, as chances de sucesso são garantidas.
Trabalhe bastante fotos, vídeos, a decoração do espaço e, até mesmo, o speech da sua equipe. É importante, no entanto, se preocupar em fazer tudo isso da forma mais natural possível. Evite roteiros muito ensaiados e preze pelo treinamento de uma comunicação mais natural e um atendimento mais humanizado.
Visão: como o marketing sensorial para hotel pode ser trabalhado?
Na maioria dos casos, este é o primeiro sentido que pode ser aguçado no marketing sensorial para hotel.
A visão pode ser trabalhada de diversas formas.
Fotos do hotel
Trabalhe bem as fotos do seu espaço no site e redes sociais. Planeje cada ângulo, de forma que o hóspede consiga perceber todo o espaço.
Isso evita surpresas desagradáveis quando ele fizer o check in. Ouvir algo como “pelas fotos o quarto era mais bonito” já é um mau sinal para a estadia e deve ser evitado.
Evite o excesso de filtros nas redes sociais
Faça vídeos e imagens o mais real possível. Filtros das redes sociais e, até mesmo, de edição de fotos pode comprometer a percepção do seu hóspede.
Escolha as cores e elementos certos da sua identidade visual
Saiba fazer uma combinação de cores e elementos da sua identidade visual. Por exemplo, se você tem um hotel no litoral, cores como o branco (paz e harmonia), dourado (riqueza e prosperidade) e vermelho (entusiasmo e energia), caem muito bem.
Já para hotéis na serra ou no campo, o castanho (rústico, natureza) e o verde (natureza e relaxamento) combinam mais. Isso atrai mais o hóspede e faz com que ele se identifique com a marca mais rapidamente;
Mostre o que seu hóspede gosta de ver
Se você tem um hotel ou pousada com público-alvo composto mais de famílias, deve pensar em mostrar o que o ambiente oferece para esse perfil. Planeje imagens e vídeos com piscinas, opções de brinquedos, o cardápio do hotel, o conforto e outros quesitos.
Se você já quer atrair um público mais festeiro, promova eventos no seu espaço e divulgue isso.
Quando você fala diretamente com seu público, vende mais. Lembre-se de não precisar atrair todo perfil de pessoa. Escolha um e foque nele.
Gostou das dicas sobre marketing sensorial para hotel? Então acompanha o nosso blog que, semanalmente, deixaremos mais dicas sobre o assunto.