Até os anos 70 não existia uma eficiência administrativa por parte dos hoteleiros quando o assunto era gestão de reservas.
Não havia um acompanhamento de vendas e uma central que pudesse criar um controle desses pedidos, atualização de vagas e outras questões.
Isso gerava um número grande de overbooking, além de diversos problemas.
Com a chegada da internet vimos o cenário mudando e o acesso sendo facilitado. No entanto, o hoteleiro encontrou outro problema: a administração dos seus canais de venda, as OTAs.
O gestor de canais é responsável por sanar esse tipo de problema, além de trazer diversas outras vantagens para seu negócio. Nós preparamos um post e contamos um pouco sobre essa ferramenta indispensável para os gestores hoteleiros. Confira.
O que é Channel Manager?
Podemos explicar o que é Channel Manager com um exemplo bem prático.
Com a praticidade e visibilidade gerada pelas OTAs, você provavelmente deseja estar em todas ou, pelo menos, nas principais. Então você cadastra seu hotel no Booking, Trivago e Decolar. Para atualizar o tarifário, é preciso uma dedicação de 20 minutos para cada. Portanto, você gasta em média 60 minutos para atualizar seus canais de venda.
POR QUE ANUNCIAR EM UMA OTA É TÃO IMPORTANTE? DESCUBRA!
Com um gestor de canais funcionará bem diferente. Você atualiza apenas esse canal e, automaticamente, todas as suas redes de vendas são modificadas. Isso economiza tempo e reduz o risco de erro de registro.
Agora que você entendeu melhor o que é Channel Manager, você agora precisa conhecer as vantagens.
Principais vantagens em adotar um canal de reservas
Não é apenas o fator agilidade que deve contar na hora de contratar um Channel Manager. A ferramenta traz outros grandes benefícios para seu negócio e para o dia a dia da sua equipe. Listamos alguns:
- Informações mais centralizadas;
- Atualização automática em canais de reservas;
- O risco de overbooking é praticamente nulo;
- Compatível com diversos sistemas de gestão hoteleira;
- Menor risco de disparidade tarifária;
- Presença no máximo de canais de reserva possível;
- Acompanhamento de métricas e vendas por canal;
Channel Manager e Sistema de Gestão Hoteleira são a mesma coisa?
É importante entender o que é Channel Manager e o que é sistema de gestão hoteleira. Apesar de andarem juntos, são dois produtos diferentes. E os dois são amplamente necessários para seu hotel. O Channel Manager vai apenas administrar os seus canais de reservas e as vagas em seu hotel. Já o sistema de gestão, controla entradas, saídas, pagamentos e outras informações que são importantes para o controle do negócio.
VEJA QUAIS SÃO AS 5 RAZÕES PARA TER UM SISTEMA DE GESTÃO HOTELEIRA
Agora você já sabe o que é Channel Manager e algumas vantagens sobre contratar essa ferramenta para a sua equipe. Pesquise as melhores empresas no mercado e contrate aquele que mais se adaptar ao seu negócio.