Para alcançar resultados satisfatórios na sua hospedagem é necessário entender a importância e elevar o desempenho das operações hoteleiras, essencial no gerenciamento do seu negócio.
Investir nas operações do hotel é uma excelente estratégia para aumentar o padrão de qualidade nos serviços oferecidos e consequentemente, impulsionar o nível de satisfação dos hóspedes.
O que são e como funcionam as operações hoteleiras?
As operações hoteleiras abrangem todos os setores responsáveis pelo bom funcionamento do hotel, como o:
- setor de limpeza;
- alimentação;
- estacionamento;
- recepção e reservas.
Cada responsável pelo setor deve analisar o funcionamento da área, corrigir as falhas e buscar os melhores resultados para a execução correta dos serviços prestados.
O setor operacional está em contato direto com o cliente e o seu desempenho influencia diretamente na experiência do hóspede. Por isso, o aperfeiçoamento de cada departamento deve ser uma missão diária para os gestores.
Qual a necessidade de analisar as operações do hotel?
Para que tudo flua corretamente e a harmonia no funcionamento do hotel continue, é necessário realizar análises assertivas e que estejam alinhadas com os processos estabelecidos.
Com os resultados das análises de cada setor é possível identificar os erros e acertos com mais facilidade e definir estratégias que melhorem o desempenho das operações hoteleiras.
Nessa etapa, um bom software de gestão hoteleira é fundamental. Com ele é possível realizar a análise diária dos processos, aprimorar a metodologia através dos resultados e ter informações precisas para tomar decisões com mais facilidade e assertividade.
O papel do treinamento gerencial
Investir na qualificação da sua equipe gera resultados melhores! Os gestores de cada departamento são fundamentais para o bom funcionamento das operações hoteleiras.
São eles que irão acompanhar de perto o desempenho dos setores, analisar as métricas e sugerir melhorias com base na experiência dos clientes. Um gestor motivado transmite essa energia para a equipe e torna o fluxo de trabalho mais satisfatório e gratificante.
Pratique a valorização e reconhecimento dos seus funcionários, uma equipe motivada trabalha melhor e com os objetivos bem alinhados, transmitindo com fidelidade a essência do seu negócio.
3 passos para ter operações hoteleiras assertivas
Além do que já citamos até aqui, confira outros passos importantes para o sucesso das suas operações hoteleiras:
1) Escute o seu público
Os seus hóspedes são o principal porta-voz na avaliação da sua gestão. Receba feedbacks e utilize-os para aprimorar as estratégias operacionais e proporcionar a melhor experiência que seu cliente pode imaginar.
Além disso, ouvir o que seus colaboradores têm a dizer também é importante! Eles estão em contato constante com o seu hóspede e podem sugerir melhorias eficientes para as operações do hotel.
2) Tenha uma metodologia alinhada e estratégica
Com o decorrer do tempo e experiência, é possível desenvolver metodologias práticas e estratégicas. Para economizar recursos e ainda assim tornar o gerenciamento das operações alinhados e assertivos.
Foque em desenvolver metodologias que reforcem a qualidade dos serviços prestados, não esqueça de atualizá-la sempre que necessário, para dessa forma acompanhar a evolução do mercado e do seu público.
3) Ter multiplicadores é essencial
Para que o passo dois funcione corretamente, é necessário capacitar líderes que irão absorver a mensagem e metodologia com clareza. Isso é feito, aplicando as estratégias e visando melhorias para as operações hoteleiras.
Capacite e invista em treinamentos para os gestores de cada setor, para terem as habilidades e competências necessárias ao transmitir a essência do hotel. Esse alinhamento fará com que todos trabalhem com um único propósito: oferecer a melhor experiência para o hóspede.
Quais os resultados de entender as operações do seu hotel?
Já que você chegou até aqui, separamos alguns resultados que só é possível obter com as operações hoteleiras funcionando corretamente. Confira o que é possível alcançar com o desempenho aprimorado das operações do seu hotel:
- Altos níveis de satisfação dos hóspedes;
- Destaque em meio aos concorrentes;
- Entender a realidade da sua equipe;
- Uma equipe alinhada e capacitada;
- Redução nos custos em recursos supérfluos;
- Cultura forte em busca de aprimoramento constante;
Para saber como aumentar o desempenho em outras áreas da sua hospedagem e como simplificar os processos, acesse nosso blog e confira outros artigos essenciais para o sucesso do seu hotel!