Overbooking na hotelaria: como evitar essa situação?

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Você já ouviu falar sobre overbooking na hotelaria? Essa é uma situação comum nas companhias áreas que costumam vender passagens a mais com o intuito de não sair no prejuízo. 

Enquanto um setor usa isso como estratégia, a hotelaria busca evitar o overbooking por uma série de motivos. Pensando nisso, vamos explicar nesse artigo do que se trata essa situação e como evitá-la. Vamos lá? 

O que é overbooking e como ele funciona?

Todo hotel sabe a disponibilidade de quartos e quantos hóspedes comporta, certo? Mesmo sabendo disso, pode ter mais reservas do que a empresa comporta e aí está o problema. 

Essa quantidade de reservas a mais é chamada de overbooking, quando o hotel recebe mais hóspedes do que o estabelecimento comporta. 

Normalmente, essa situação é mais comum em voos, porque as companhias vendem passagens além do que comporta A ideia é que caso exista algum cancelamento, a companhia tenha como ocupar o lugar vago. 

Na hotelaria a situação é a mesma, mas ocorre de maneira diferente. Pode acontecer do hóspede fazer o check-out fora do horário programado ou que o quarto passe por algum problema que exija manutenção.  

Causas do overbooking na hotelaria

Em grandes redes, o overbooking acontece de duas maneiras: pela categoria dos quartos ou pela lotação total. 

No primeiro caso a resolução é simples, já que basta realocar o cliente para uma categoria superior à escolhida. Aqui ocorre o que chamamos de upsell, porém de forma “forçada” e o hotel acaba não ganhando por isso.

Agora quanto a lotação total, costuma ocorrer com mais frequência e as causas também tem duas origens:

Gestão manual em múltiplos canais de distribuição

Os hotéis costumam utilizar diferentes sistemas de reserva para facilitar o processo ao público.

Vamos supor que um hóspede faz a reserva pelo seu site e um outro através das OTAs. Seria uma situação tranquila, se ambos não tivessem reservado o último quarto disponível para aquela data. 

Isso ocorre porque a gestão é feita manualmente, sem o auxílio de um sistema de gerenciamento de prioridades (PMS) integrado. Como a baixa é manual, ela não ocorre em tempo suficiente para deixar o quarto indisponível. 

Falha na comunicação interna

Outro fator é o erro da própria equipe que pode levar ao overbooking na hotelaria. Nem sempre é falta de habilidade para as atividades, mas a alta demanda de tarefas que precisam lidar diariamente. 

O profissional não estará 100% focado nos multicanais de reserva, já que precisa atender telefone, responder e-mails e realizar outras tarefas. Neste cenário, erros são previsíveis, por isso o hotel precisa pensar em uma estratégia onde a situação seja evitada. 

Hóspede reserva um tour em um hotel Foto gratuita
Embora se encaixe para a hotelaria, o overbooking é uma estratégia bastente comum para companhias aéreas.

Overbooking é estratégia ou dor de cabeça?

Mas, afinal, o overbooking na hotelaria é favorável ou um problema para os estabelecimentos? Algumas empresas enxergam isso estrategicamente para ampliar as vendas, mas a questão é muito particular e depende de diversos fatores.

A ideia de vender mais quartos do que a disponibilidade é baseada no número de no shows que o hotel tem. Isso é apenas uma estimativa e não há nenhuma garantia de que vai haver aquela quantidade de cancelamentos. 

Logo, o overbooking pode virar uma dor de cabeça para o hotel. No setor esse tipo de estratégia é complicada de se trabalhar, sobretudo se for um estabelecimento menor. Para que dê certo, a empresa precisa ter muita atenção na gestão de reservas.

3 formas de evitar o overbooking na hotelaria

Essa situação é evitada com muito controle e organização em relação às reservas, mas é possível apostar em outras estratégias. Como forma de diminuir o overbooking você pode:

Trabalhe com processos bem definidos

É importante que o hotel crie processos e os siga para alcançar o sucesso. Você pode ter como política a confirmação das reservas com o pagamento de uma porcentagem antecipada baseada no valor da diária.

Isso compromete o hóspede a comparecer, evitando o no show e excluindo a necessidade do overbooking. 

Use um gerenciador de canais

A ferramenta é indispensável para quem trabalha com canais de venda e complementa a gestão de reservas. Ela organiza o fluxo de vendas nos múltiplos canais, diminuindo o risco de reservar um mesmo quarto para dois hóspedes diferentes. 

Tenha um sistema de gestão de reservas

Esse sistema não evita apenas o overbooking na hotelaria, mas salva a empresa de outras maneiras. Contar com essa ferramenta pode elevar o nível atual de gestão do seu hotel, tornando as transações mais seguras. 

Mas como fazer uma gestão eficiente? Este artigo pode trazer as respostas que procura.