Dicas de HotelariaGestão Hoteleira

Pesquisa de satisfação na hotelaria: porque é importante?

1
Pesquisa de satisfação na hotelaria
A pesquisa de satisfação na hotelaria ajuda a identificar problema e reter hóspedes.

A pesquisa de satisfação na hotelaria vem como uma ferramenta indispensável para a qualidade da sua gestão.

A gente explica o porquê.

Peter Drucker é considerado um dos grandes nomes da Administração e do Marketing. O americano, em uma de suas publicações disse que “o que não é medido, não pode ser melhorado”.

E é verdade.

Se você não acompanha a satisfação dos seus clientes, não sabe nada a respeito do sucesso do seu negócio. Por isso, as pesquisas devem ser realizadas frequentemente por toda a sua equipe. De forma clara ou implicitamente.

Abaixo você verá alguns indicadores importantes medidos na pesquisa de satisfação em hotéis, assim como algumas dicas sobre como essa abordagem naturalmente. Confira.

Vantagens da pesquisa de satisfação na hotelaria

Ao optar por entrevistar seus hóspedes e ouvir o que eles têm a dizer sobre seu hotel, você melhora em diversos aspectos.

Melhora o ambiente

Nada mais incômodo para um hóspede do que pagar um hotel que ele não se sinta bem. É preciso pensar desde a mobília até as cores que você utiliza nos quartos. A decoração pode ser mudada de forma que atraia mais o perfil o hóspede que você procura.

Atendimento mais rápido

O atendimento é uma das queixas mais frequentes de hotéis. Há ainda uma certa dificuldade e atraso nos procedimentos.

Como gestor é preciso pensar rapidamente nesta melhoria e a pesquisa de satisfação feita com hóspedes mostrará exatamente onde você está errado mais com isso.

Pode ser um sistema hoteleiro burocrático, uma abordagem mais complexa ou, até mesmo, uma demora para ser atendido no check in e check out.

Mais marketing para seu hotel

Dependendo da forma de abordagem, a pesquisa de satisfação na hotelaria também rende ótimas provas sociais.

Isso é muito positivo para o seu marketing e, consequentemente, para as suas vendas. Todo mundo quer ficar em um hotel que os clientes elogiam. Seja este hotel!

Descoberta de novas ferramentas e técnicas

O viajante sempre está mais antenado sobre o que acontece, por isso, nada melhor do que descobrir o que seus concorrentes – diretos ou indiretos – estão fazendo para você também melhorar nesses aspectos.

Quando você aplica a pesquisa de satisfação na hotelaria, descobre o que seu hóspede viu em outro hotel e que está faltando no seu. Pode, às vezes, parecer algo bobo para sua equipe, mas que traz total satisfação para o seu cliente.

Como realizar uma pesquisa de satisfação no hotel?

A melhor forma de enviar uma pesquisa de satisfação ainda é através de um e-mail de agradecimento pela hospedagem. No entanto, infelizmente, não é a mais garantida.

Então, além desta comunicação online, você pode deixar formulários com pequenas pesquisas no quarto ou em áreas sociais do hotel para que seu hóspede se sinta confortável de preencher.

Evite a abordagem direta, feita pela recepção, pois isso pode gerar irritação e reclamação para seu setor de qualidade.

Além da pesquisa de satisfação na hotelaria, temos diversas outras dicas que ajudam a melhorar a sua gestão. Continue no nosso blog e descubra todas elas!

ACESSE O BLOG DO SIMPLESHOTEL

Sistemas de gestão na nuvem: porque usar em seu hotel?

Previous article

Simpleshotel é destaque no Equipotel 2019

Next article