Gestão Hoteleira

Processos na Hotelaria: Saiba Como Otimizar o Seu Tempo Sem Precisar Fazer Altos Investimentos

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processos na hotelaria
Processos na hotelaria podem ser implementados sem grandes gastos.

Quando falamos em processos na hotelaria, você encara esse assunto com preocupação ou tranquilidade? Se sua gestão ou atendimento estão problemático, então este post vai te ajudar.

O atendimento bem elaborado é, de fato, importante. Só que ele é somente uma parte da gestão. Se não há um trabalho em outros pontos, mesmo com uma dinâmica bacana, os feedbacks negativos continuarão.

Falar dos processos hoteleiros é considerar a sua gestão como um todo. É pensar o que pode estar causando alguns entraves e entender como resolver tudo isso.

E, neste caso, mostraremos como você pode trazer essas melhorias sem gastar tanto. Veja as nossas dicas.

Considere apenas soluções que permitem integração entre setores

Consideremos um hóspede precisa de um serviço em seu hotel. O atendimento é, portanto, obtido com o setor ou parceiro responsável.

Isso pode trazer uma solução em 5 minutos ou em 1 hora. E todos os dois estão passivos de reclamação. Dependendo do que o hóspede deseja, se for algo mais dinâmico, o ideal é oferecer a solução instantaneamente.

Por exemplo, se a governança usa uma comunicação integrada, não há dores de cabeça. Os processos na hotelaria referentes a esse serviço ficam muito mais ágeis.

Com poucos cliques em seu sistema hoteleiro, planilha ou canal de comunicação, se tem a resposta. Com isso, o hóspede sabe se o quarto dele está ou não liberado.

A integração permite ainda otimizar os processos do time. Ela, dá para distribuir melhor a limpeza e manutenção dos quartos entre os camareiros.

Você pode conseguir tudo isso com smartphones ou sistemas mais complexos. Tudo depende de planejamento.

Tenha ferramentas de qualidade para otimizar os processos hoteleiros

Apostar em ferramentas de qualidade é algo fundamental para otimizar os processos hoteleiros.

Há gestores, por exemplo, que optam por sistemas de hotel gratuitos, sem considerar a problemática que eles podem trazer para o negócio.

Outros querem economizar e investem em planilhas, que elevam o risco de erro e desatualização, pelo fato de serem alimentadas manualmente.

Você deve considerar a modernização da gestão. Hoje já encontramos, por exemplo, softwares hoteleiros que ajudam com tudo isso. Pense em gerar um custo-benefício melhor. Aposte em sistemas modulados, que são personalizados de acordo com a sua realidade.

Revise seus processos hoteleiros

Processos na hotelaria devem ser revisados com frequência. O cenário muda muito e você precisa acompanhar tudo isso.

O que valia como regra no início do ano, pode não funcionar mais. A pandemia trouxe mudanças e muitos procedimentos mudaram. A partir do retorno do turismo, novos cuidados e costumes precisam ser implementados.

Os times que já tinham uma rotina de reciclagem não sentirão tanto as mudanças. A readaptação ocorrerá bem mais rápido com a nova realidade pós-pandemia.

O tempo de atualização também depende de muitos fatores. A região, o clima, o tipo de turista e os períodos de lata e baixa temporada. Tudo precisa ser considerado.

O ideal é que você consiga adaptar seus serviços atendimento automaticamente. Se não precisar investir em treinamentos mais caros e demorados, toda a empresa ganha.

Adote uma organização eficiente de recursos e espaços

Considere que você precisa, hoje, encontrar algum item ou alguma informação para o seu hóspede. Quanto tempo levará até conseguir esta solução?

A organização dos recursos e espaço é uma forma primária e muito eficiente de melhorar processos hoteleiros. Só que, incrivelmente, ainda é deixada de lado por muitos empresários.

Voltamos ao exemplo da governança. Considere deixar, em cada andar do seu hotel, um pequeno depósito para insumos. utilizados por esse time, os funcionários farão a limpeza e atenderão solicitações dos quartos com muito mais agilidade.

Outro exemplo que podemos citar é em relação ao atendimento. Se você tem um fluxo médio ou grande de turistas estrangeiros e, nos dias e horários de pico, você não considera colocar um recepcionista com, pelo menos, o inglês fluente, também está retardando o processo de atendimento.

Os processos na hotelaria, muitas vezes, são simples de serem solucionados. No entanto, ainda encontramos alguns hoteleiros que evitam sair de alguns padrões. Considere a mudança, mas sem perder a sua identidade!

Gostou da dica? Se ficou alguma dúvida, é só deixar sua pergunta nos comentários que respondemos!

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