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Redes sociais na hotelaria: como usar esse canal a seu favor

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No mercado atual, apostar em estratégias que envolvam a internet é o caminho certeiro para o sucesso. Por isso, as redes sociais na hotelaria ganham destaque, sendo um investimento barato e funcional ao setor. 

Mas como isso pode funcionar? É simples é eu te explico ao longo do texto. Continue a leitura para saber mais. 

Por que as redes sociais são necessárias no setor hoteleiro?

Hoje as mídias sociais são parte da vida do consumidor que as utiliza para tudo, inclusive comprar.

Por esse fator, trouxeram maior inteligência na construção do relacionamento entre empresa e público. Neste caso, é importante contar com uma estratégia voltada às redes e não seria diferente para a hotelaria. 

Mesmo assim, muitos empreendedores do setor têm dúvidas sobre usar ou não as redes sociais na hotelaria. 

O uso de redes sociais na hotelaria é fundamental para se conectar a novos hóspedes e fidelizar os antigos. 

Para o setor hoteleiro existe ainda uma vantagem: as pessoas usam as mídias para compartilhar experiências de viagens. Isso pode acabar influenciando outros usuários a conhecer o destino compartilhado. Se seu hotel não tem presença digital, pode perder esse público. 

Quais redes devo estar presentes?

Isso é algo relativo e que requer estudos prévios. O motivo é que o público-alvo do hotel estará presente em diversas redes, então é importante conhecer e estudar seu comportamento. 

O primeiro passo é mapear em quais redes o público é ativo. E depois avaliar quais desses canais são interessantes estar presente. 

Seu estabelecimento não precisa ter uma conta em cada rede existente e sim naquelas que funcionarão estrategicamente. 

A presença nesses canais precisa ser ativa, o que significa que vai demandar tempo para criar conteúdo e se comunicar com o público. Por esse motivo não é interessante ter diversas contas sem uma estratégia. 

Hoje as redes mais usadas são Facebook e Instagram, mas você pode explorar outras opções. O WhatsApp também é considerado uma mídia, além de importante canal de comunicação, sendo assim indispensável. 

uso de redes sociais na hotelaria
Utilizer as redes sociais na hotelaria é uma forma de se conectar com novas pessoas e atrair mais clientes ao hotel.

Dicas para usar as redes sociais na hotelaria estrategicamente

Como você viu no tópico anterior, ter um plano estratégico é essencial para alcançar o sucesso. 

Por isso, separei algumas dicas que são importantes para a performance nas redes sociais. Explore as possibilidades que esses canais oferecem e para montar sua estratégia, siga essas 5 dicas:

1) Crie um plano de ação

O primeiro passo é traçar um caminho para começar a usar as mídias como estratégia. 

Entenda quem é o seu público, como será a comunicação com ele e quais os tipos de conteúdo serão criados. Esse ponto é essencial para o sucesso das redes sociais na hotelaria. 

Para tornar esse plano mais sólido, defina a sua persona. Esse é um personagem fictício que traz as características do cliente que você deseja atingir. 

A partir dessa persona, você terá maior clareza do que deve ser feito. 

2) Seja ativo

A presença digital é um fator importante nas mídias. É necessário que o perfil seja ativo, apresente conteúdos relevantes e bem elaborado. 

Pense bem, o usuário entrará em contato se o seu perfil tiver poucas informações? Ou se a última publicação foi feita há meses?

Pode ter certeza que não. É do perfil do consumidor explorar todas as informações que tem disponível, o que só é possível se a conta for ativa. 

3) Use fotos de boa qualidade

O público irá conhecer o hotel e um pouco do que o destino reserva através das redes. Então de nada adianta se as imagens compartilhadas não façam jus ao que aquele lugar representa. 

Invista na publicação de fotos com boa qualidade que exaltem o que seu hotel tem para oferecer. 

As redes sociais focam muito em imagens, como é o caso do Instagram. Então é necessário trabalhar esse ponto em seu perfil.

4) Crie um relacionamento com o seu seguidor

Você vai perceber que os usuários irão interagir nos canais, afinal as redes sociais não deixam de ser um canal de comunicação. 

É essencial responder os comentários e mensagens enviadas pelo público, mesmo que não sejam positivos. 

Essa atividade gera interação nas redes sociais na hotelaria. E mais do que isso: é um fator importante para a satisfação do cliente, já que esse pode ser o primeiro ponto de contato com ele. 

5) Não fique preso a um único canal

Como mencionado no início, você não deve utilizar apenas um canal como estratégia. Redes sociais tem prazo de validade, lembre-se de quantas já foram extintas nos últimos anos. 

Fica limitado a uma única mídia pode ser limitante, tanto no ponto dela acabar, quanto ao contato com o público. 

Seu consumidor nunca estará presente em uma única rede. E você também deve ter a mesma postura.

Aposte naquelas que possam atingir mais pessoas que são seu alvo para virar consumidores.

O uso de redes sociais na hotelaria é parte de uma estratégia de marketing digital. Você pode entender melhor sobre o assunto clicando neste link