retrofit hoteleiro

Retrofit hoteleiro: entenda o conceito

Posted by

O retrofit hoteleiro é um conceito que está se fortalecendo no setor. Ele diz respeito a reformas com objetivo de adaptar, customização e melhorar equipamentos da empresa para ampliar o conforto do hóspede. 

 

Esse conceito pode ser útil para melhorar as instalações do hotel e oferecer um serviço eficiente. Vamos entender mais sobre ele?

O que é o retrofit hoteleiro?

Esse é um termo para descrever a reforma ou personalização de uma acomodação.

 

Para a hotelaria, a ideia central é ajustar e melhorar as instalações melhorando-a para receber hóspede. Funciona, basicamente, como uma modernização do espaço para atender as necessidades mais abrangentes do público. 

 

Isso pode trazer mais conforto e estabilidade para o negócio, preservando a imagem e história do hotel. 

 

Essa reforma precisa de um extenso planejamento para garantir que as melhorias não interfiram na estadia do hóspede. É sobre isso que falaremos a seguir. 

Planejamento é a chave para ter sucesso com o retrofit

No retrofit hoteleiro o principal objetivo é agregar valor ao estabelecimento através de melhorias no espaço. 

 

Para que isso dê certo, o primeiro passo é planejar todos os detalhes da obra. Isso porque ela pode interferir na experiência do hóspede e somente o planejamento pode sinalizar uma forma de não incomodá-los, chegando em um resultado positivo.

 

Dessa forma, é necessário fazer um levantamento de tudo o que será demanda da reforma. As tecnologias incorporadas, materiais que serão utilizados, tudo vai compor o planejamento. 

 

Seu plano de projeto deve ser extremamente detalhado, apresentando prazos, materiais, demanda de mão de obra, equipamentos e o investimento para que isso saia do papel. 

 

Comece realizando uma avaliação geral do que vai precisar e quais são os pontos do hotel que precisam de melhorias.

 

Depois disso, é a hora de orçar tudo que diz respeito ao retrofit para chegar a um valor exato do investimento. 

planejamento de retrofit hoteleiro
Quando bem planejado, o retrofit hoteleiro pode agregar em inúmeros benefícios para o estabelecimento

Quando dar início a reforma? 

Com o planejamento vai ser fácil entender com facilidade a necessidade de executar melhorias no hotel. Também terá uma visão ampla se isso vai interferir na estadia dos hóspedes. 

 

Como o retrofit hoteleiro pode causar incômodo, o ideal é que seja feito na baixa temporada. 

 

Essa é a época em que o hotel costuma receber menos hóspedes, permitindo que as obras sejam supervisionadas e assegurar que saia tudo como planejado. Além de não causar qualquer tipo de incômodo ao público que possa interferir na sua perspectiva final sobre o hotel. 

Benefícios do retrofit hoteleiro para sua empresa

Tudo que é feito com o objetivo de melhorar os serviços do hotel agrega em benefícios. Treinamentos para a equipe, utilizar um sistema de gestão ou melhorar a infraestrutura são investimentos para prestar um serviço de qualidade ao hóspede. 

 

Por isso, a reforma é de fato uma melhoria para o hotel e que pode ser extremamente positiva se bem planejada. Com o retrofit hoteleiro seu negócio pode se beneficiar de muitas formas, como você verá a seguir. 

Agrega valor ao empreendimento

Redecorar os ambientes e apresentar um novo design dá outra cara ao empreendimento, o que faz grande diferença na percepção do público. 

 

Não apenas pela renovação da estrutura, mas por oferecer uma experiência positiva através dessas melhorias. 

 

Esse resultado ocorre porque o hóspede está buscando algo diferente do que tem em casa. Então, ao se deparar com um quarto confortável e bem planejado, sua percepção é elevada para outros patamar. No caso, o retrofit pode agregar valor ao estabelecimento, o que é bastante positivo. 

O retrofit hoteleiro não demanda altos custos

Como não afeta a estrutura predial, a renovação dos espaços não precisa ser algo oneroso para você. Esse processo pode ter custos baixos, já que a intenção principal é realizar melhorias em espaços específicos. 

 

A reforma pode ser baseada na troca do mobiliário dos quartos, novos aparelhos eletrônicos, itens decorativos e até na rouparia. Não necessariamente precisa mexer na estrutura do hotel, exceto se for realmente preciso uma renovação mais intensa. 

 

Existe uma série de alternativas para dar uma cara nova ao hotel, tornando-o mais charmoso e atraente ao público. Isso não significa que você precisa desembolsar uma grana alta para ter tal resultado. 

Possibilidade para modernizar e renovar 

O mercado lança novas tendências com certa frequência e nem sempre é possível acompanhar essa evolução. O retrofit hoteleiro serve exatamente para renovar os ares do estabelecimento, trazendo modernização e tendências atuais. 

 

Por exemplo, você pode inserir um ambiente verde, como um jardim vertical, entre os espaços comuns do hotel. Deste modo, vai apresentar algo novo ao público e também renovar o ambiente para que fique mais aconchegante, seguindo uma forte tendência. 

 

Além disso, esse projeto pode focar em outros pontos além da decoração. Se o hotel não possui elementos de acessibilidade, o retrofit é a oportunidade ideal para fornecer o necessário, adaptando os ambientes. 

 

Quando bem aplicado, esse conceito pode gerar grande economia ao empreendimento e uma experiência positiva ao público. Você já conhecia a opção do retrofit para hotelaria? 

 

Tem interesse por dicas como essa? Então acesse a outros conteúdos disponíveis no blog do SimplesHotel, é só clicar aqui