Room office: conheça a nova tendência da hotelaria

Room office: conheça a nova tendência da hotelaria

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A pandemia fez muitos setores se reinventarem para continuar sobrevivendo, o que não seria diferente na hotelaria. Com as pessoas obrigadas a adotar o trabalho remoto, o room office foi uma estratégia inteligente para continuar de portas abertas. 

A ideia era oferecer um espaço diferente para que os clientes pudessem trabalhar e sair da rotina de casa. E mesmo com a crise sanitária dando sinais que está indo embora, o home office na hotelaria deve continuar.

Neste texto, vamos te apresentar a nova tendência e dicas para aplicá-la no seu hotel. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é room office?

Esse é um conceito que adapta quartos de hotéis para que os hóspedes possam trabalhar em um espaço adequado. É como se a empresa transformasse o quarto em um escritório, do mesmo modo que fazem os coworkings. 

Sendo assim, o cliente tem a opção de se hospedar no local, normalmente sem a pernoite, e pode desfrutar não apenas do quarto, mas de todas as instalações. 

Uma oportunidade para recuperar o setor

O que você conhece dos quartos de hotel é completamente diferente no room office. São realizadas adequações no mobiliário, tirando as camas e trazendo mesas, cadeiras e sofás para que o hóspede possa trabalhar. 

Essa estratégia já existia fora do Brasil e serviu para ajudar os hotéis no período de pandemia a se manter em funcionamento. Ainda engatinhando por aqui, a tendência é que a opção se fortaleça, afinal o trabalho remoto não vai deixar de existir tão cedo. 

Com a proposta, as empresas podem oferecer a locação diária dos quartos ou planos mais longos, visando ocupações semanais ou mensais. 

Deste modo, o hotel continua a receber o público e mantém o caixa girando. E mesmo que a pandemia acabe, o que é esperado, o estabelecimento pode manter essa opção para períodos de baixa temporada.

Como a tendência irá interferir na gestão hoteleira?

A modalidade interfere na rotina do hotel, afinal o objetivo não é que o hóspede passe a noite ali. Com isso, existe a necessidade de adequar o espaço para recebê-lo, tornando o ambiente confortável para seu trabalho. Sobre essa questão, falaremos mais para frente. 

Em relação à administração, o hotel deve se preparar para receber o público em dias úteis na semana. Isso significa que as reservas serão em maior frequência entre segunda a sexta-feira. 

A adaptação é chave para ter sucesso com essa tendência da hotelaria. O próximo tópico tem dicas essenciais para quem deseja adotar essa ideia. 

room office
Para oferecer uma hospedagem de qualidade no room office, os hotéis precisam fazer algumas adaptações.

Dicas para adaptar o hotel ao room office

Assim como o público que busca por lazer e descanso, quem vem para trabalhar em hotel também tem suas próprias demandas. A empresa deve focar em oferecer uma estadia atrativa para esse hóspede, atendendo suas principais necessidades. 

Eles apresentam demandas específicas e conhecê-las ajuda bastante na adaptação do hotel para o room office. Listamos 4 dicas valiosas para esse processo nos próximos tópicos:

Ofereça internet veloz

Diferente dos clientes que estão viajando a lazer, o trabalhador remoto passará mais tempo no hotel. Neste sentido, sua necessidade principal é ter disponível uma conexão de boa qualidade e rápida.

Para ele não compensa ficar em um local sem estabilidade na rede de internet, afinal como irá trabalhar sem ela, não é verdade?

É extremamente importante que o hotel disponibilize sinal de alta velocidade, seja via wi-fi ou cabo. Ter uma garantia de estabilidade da rede entra como um diferencial competitivo, então se preocupe com esse ponto também. 

Planos all inclusive

Quem sai de casa para trabalhar em outro local está em busca de comodidade na rotina. Para o público convencional, uma experiência completa no hotel faz enorme diferença, para o cliente de room office vale o mesmo. 

Crie planos all inclusive para esse público, pois agrega em praticidade a ele, um aspecto bem importante na hospedagem. 

Tenha em mente que ele perderá tempo procurando por um restaurante, por exemplo. Então além do café da manhã, inclua também almoço e jantar na hospedagem, para facilitar a rotina do hóspede. 

Adapte a estrutura dos quartos

O conforto é a palavra-chave para ter sucesso com essa tendência da hotelaria. O cliente não está apenas em um ambiente diferente de sua própria casa para trabalhar, ele quer fazer isso de forma confortável. 

Sendo assim, o hotel deve proporcionar um espaço em que ele possa se concentrar e produzir com qualidade. 

O quarto deve ser adaptado para ter mesas e cadeiras apropriadas ao trabalho, como um escritório proporciona. 

Não deixe o lazer de lado

Nem só de trabalho sobrevive o homem, ele também precisa se desligar um pouco das atividades laborais. Por isso, o hotel não pode ignorar que o hóspede está migrando o home office para aquele ambiente. 

A estrutura de lazer que o estabelecimento oferece pode (e deve) ficar à disposição do público. Desta forma, ele pode relaxar em momentos de folga ou até mesmo trazer a família para aproveitar enquanto trabalha. 

Lembre-se que a hospedagem pode ser prolongada, então ter disponível atrativos de lazer colabora para manter o cliente por mais tempo. 

Todos esses fatores interferem na experiência do cliente em hotel que deve ser pensada além do room office. Você consegue entender como melhorar na leitura deste artigo