Dicas de HotelariaGestão Hoteleira

Rouparia do hotel: 3 passos simples para organizar

0
Rouparia do Hotel

Parte do conforto da hospedagem está na rouparia do hotel. Um lençol macio, toalhas limpas, roupão quentinho, criam um ambiente aconchegante ao cliente, proporcionando uma experiência única. 

Chegar nesse resultado depende da organização com as roupas de cama e demais itens, uma tarefa complexa. 

Para te ajudar, nós do Simpleshotel listamos 3 passos simples de organização para incluir no sistema de gestão do hotel. Continue a leitura para conhecê-los. 

Primeiramente, o que compõe a rouparia do hotel?

Primeiro, vamos te explicar quais peças fazem parte da rouparia, o que irá ajudar bastante na organização nesse primeiro momento. 

O nome “rouparia” é dado para o espaço físico onde roupas de cama e banho são armazenadas. Em outras palavras, esse seria um estoque do hotel para controlar o que está em uso e o que precisa de higienização. 

Nesse espaço são armazenados:

  • lençóis e fronhas;
  • toalhas de cama, rosto e mãos;
  • roupões;
  • protetores de colchão;
  • cobertores, colchas e edredons;
  • capas para edredons;
  • travesseiros;
  • entre outros itens. 

Resumidamente, a rouparia do hotel guarda todo o enxoval utilizado no dia a dia pelos hóspedes.

Como comprar os itens de rouparia para o seu hotel ou pousada?

rouparia do hotel
Rouparia do Hotel

Antes mesmo de organizar a rouparia, é necessário comprar esses itens. No sistema de gestão do hotel é feito um controle de estoque, o que envolve lençóis, toalhas e demais itens. 

Essa tarefa é feita pela equipe de governança que fica responsável pelo controle mensal das roupas de cama e banho. Além da compra, é necessário avaliar se os itens disponíveis precisam de pequenos reparos, por exemplo. 

Nos próximos tópicos mostraremos como fazer a compra corretamente.

Antes de comprar, verifique dados como quantidade e tamanho necessários

A primeira atitude que você deve tomar é realizar o controle de estoque, como mencionamos acima. 

Será necessário fazer um inventário do enxoval disponível para apontar o que precisa de reposição. Liste os itens, a quantidade e tamanhos que estão faltando para serem repostos.

Escolha um fornecedor confiável

As roupas de cama e banho são de uso diário e apresentam grande rotatividade nos hotéis. Por isso, a qualidade dos itens é indispensável. 

Na hora de buscar por um fornecedor, a prioridade não é o preço em si, mas as características do material. Para tomar uma decisão, procure referências e avaliações da empresa. 

Além disso, avalie o material de cada item. No caso dos lençóis, por exemplo, o recomendado é que sejam 100% de algodão.

Não compre peças baratas demais

Aquela expressão de que o barato sai caro cabe muito bem aqui. Qualidade e preço devem ficar em equilíbrio. 

Novamente, como são peças de uso diário, o preço não é o fator decisivo para a compra. É comum que peças de baixo custo tenham qualidade inferior, demandando a reposição com maior frequência. 

Prefira sempre o branco

A rouparia do hotel, geralmente, é branca e isso tem um motivo. As roupas de cama e banho nessa cor transmitem harmonia e, sobretudo, limpeza. 

O branco é fácil de combinar com qualquer decoração por ser neutro. Além da lavagem ser mais simples e com menor risco de desbotar.

Reduza custos com uma boa organização interna

O sistema de organização do hotel orienta como as coisas devem acontecer em cada setor, não seria diferente com a rouparia. A organização interna pode ser feita de inúmeras maneiras, inclusive para reduzir custos. 

Desta forma é possível evitar trocas desnecessárias, por exemplo. E é sobre isso que falaremos nos próximos tópicos. 

Eleja uma pessoa responsável pela rouparia do hotel

Por ser um setor como qualquer outro, é necessária uma pessoa que o assuma e fique responsável por ele. 

É responsabilidade desse profissional orientar a equipe sobre a rotina da rouparia e manter tudo sob controle.

A quantidade de peças para troca, quando deve ocorrer a lavagem e até mesmo o local onde são armazenadas é direcionado por quem controla o setor. 

Tenha um bom sistema de gestão de hotel para controlar a equipe

Para reduzir custos é fundamental que a equipe seja bem orientada, tarefa do profissional responsável pela rouparia do hotel. 

Em outras palavras, ele irá gerenciar tanto a equipe como o local em si destinado para o enxoval. O trabalho fica mais simples quando tem um sistema de gestão de hotel eficiente.

Aqui no Simpleshotel já falamos sobre como um bom sistema faz diferença na rotina da empresa. Confira nossas dicas sobre porque ter um bom sistema de gestão de hotel e faça a escolha mais sábia!

Experiência do cliente no hotel: o que mudou durante a pandemia

Previous article

Hotelaria Hospitalar: entenda tudo sobre o assunto

Next article