tendências para 2022 no setor de hotelaria

Setor de hotelaria: 4 tendências para ficar de olho em 2022

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Se nos últimos 2 anos houve um processo de adaptação, agora o setor de hotelaria deve aproveitar a volta dos turistas. E para começar com o pé direito, nada melhor do que conhecer as tendências que irão movimentar o ramo em 2022.

Não faltam inovações para esse e os próximos anos, é sempre interessante conhecê-las e aplicar em seu hotel. Por isso, listamos neste artigo 4 tendências do setor para dar total atenção. 

Acompanhe o texto para saber mais sobre o assunto!

Negócios e lazer em uma única viagem

O termo bleisure travel refere-se a uma viagem que combina lazer e negócios, o que está se tornando comum. Com a pandemia, o trabalho híbrido virou uma realidade, agregando em flexibilidade para o público. 

Esse conceito visa estender viagens de negócios para o lazer, onde o hóspede realiza seu trabalho e fica mais uns dias para aproveitar. Também existe a tendência do room office, que já falamos por aqui, que permite essa combinação. 

Uso da tecnologia cada vez mais presente

Investir em tecnologia nunca sai de moda e o setor de hotelaria tem muito a ganhar com essa tendência. A digitalização é uma realidade para os hóteis, mas sobre isso falaremos mais para frente. 

A tecnologia não melhora apenas a experiência do cliente, mas pode ser empregada para a rotina do estabelecimento. Softwares de gestão são um grande diferencial para a administração, facilitando essa tarefa. 

Como resultado, a gestão hoteleira tem mais tempo para cuidar de outras funções e dar maior atenção ao cliente. Então, seja inteligente e sempre tenha a tecnologia como sua principal aliada. 

Personalização e cuidado individual com o hóspede

Todo mundo gosta de se sentir especial de alguma forma e dentro do setor de hotelaria isso é imprescindível. Estar em um local que te deixa confortável como se estivesse em casa é maravilhoso.

Não é à toa que uma das tendências mais fortes para o ano é a personalização do atendimento. Ficou lá atrás a forma robótica de atender ao público, hoje as experiências são pensadas individualmente para um atendimento personalizado. 

Para que isso seja possível, o hotel precisa ter uma boa base de dados captados antes da chegada do cliente. Essas informações servem para traçar o perfil do hóspede, permitindo oferecer serviços e passeios que ele gostaria. 

Aliás, pode parecer uma ação simples e realmente é, mas mostra que o estabelecimento se importa com o cliente. 

Além disso, há o fator de rentabilidade, pois é mais fácil que ele aceite algo que goste, do que um passeio que não combina com seu estilo. Neste caso, o hotel sai ganhando e pode aumentar seu lucro. 

setor de hotelaria e experiência digitalizada
Mais facilidade na hora do pagamento e digitalização no check-in são algumas das possibilidades para o setor de hotelaria.

Experiências digitalizadas

Por conta da pandemia, muitos serviços foram atualizados para minimizar o contato, o que conhecemos como contactless. Nisso entram algumas funções bastante comuns do setor de hotelaria, como check-in e check-out. 

A ideia inicial era reduzir a transmissão do vírus, mas como a tecnologia não para de evoluir, os hotéis devem se adaptar. Fazer o check-in por plataformas móveis é somente o começo, pois outras tecnologias colaboram para uma experiência completa. 

Hoje existem novos métodos de pagamento, como o Pix que é completamente instantâneo. Lançado em 2020, vem ganhando espaço no dia a dia da hotelaria e facilitando as transações, por exemplo.

Na verdade, os clientes esperam por uma experiência digitalizada e com o mínimo de contato. A McKinsey aponta que 58% das interações no mundo ocorrem por meio digitais. E um estudo da Forbes mostra que os investimentos em tecnologias tornam as empresas 10 vezes mais resilientes. 

O que o setor hoteleiro pode fazer para se preparar?

Algumas dessas tendências, como você pode perceber, já faziam parte da rotina dos hotéis nos anos anteriores. Os estabelecimentos devem estudar o que é válido aplicar para si, então o primeiro passo é conhecer mais a fundo as tendências. 

Vale ressaltar que aqui listamos apenas algumas das novidades que o setor de hotelaria pode esperar para 2022. Há muito mais a ser explorado e adaptado para a realidade do seu hotel. 

De fato, todas essas tendências têm um objetivo em comum: melhorar a experiência do cliente. Na nossa realidade atual, o consumidor busca por atendimento humanizado e personalizado, ainda mais na hotelaria. 

Então não deixe de aplicar essas novidades em seu hotel, pois farão grande diferença neste ano de 2022. 

Para finalizar, você pode encontrar outros conteúdos com dicas sobre gestão hoteleira e como melhorar o atendimento. Para acessar nosso blog é só clicar neste link.