Todos concordamos que, para a satisfação de um cliente, torna-se muitíssimo importante um atendimento de qualidade. Por esse motivo, muitos estão investindo em tecnologia, como sistema de gestão de hotel, que é indispensável no ramo de serviço hoteleiro.
Essa inovação vem trazendo excelentes resultados para a área. Por isso, se você já utiliza um sistema de gestão de hotel ou é adepto de algum software para facilitar a sua rotina, ainda assim pode aprender com o conteúdo deste artigo.
Porém, se seu hotel ainda não tem um sistema de gestão integrado, ainda dá tempo de começar! Descubra como fazer isso lendo o artigo!
O que é um sistema de gerenciamento de hotel?
Um sistema de gerenciamento de hotéis consiste em um programa, ou software, capaz de gerenciar todos os processos internos do estabelecimento.
Sua função é evitar possíveis erros que comprometam o contentamento do hóspede e facilitar e automatizar muitas tarefas que, antes, eram feitas manualmente.
Diante disso, atividades como reservas, controle de fluxo de caixa, e muitas outras, podem ser feitas por um sistema de gerenciamento, que otimiza o programa o tempo todo.
Por que ter um sistema de gestão de hotel aumenta os lucros?
Se você ainda se questiona se é realmente necessário ter um sistema de gestão de hotel, saiba que este é um excelente modo de se destacar e se sobressair à concorrência.
Afinal, um sistema de gerenciamento de hotéis minimiza erros humanos e garante maior segurança dos dados e relatórios apresentados.
Isso faz com que a equipe saiba exatamente onde melhorar e consiga dedicar mais tempo para atingir os objetivos estipulados.
Consequentemente, o tempo que seria gasto executando algumas tarefas manuais e burocráticas, será melhor administrado, de modo a estimular o desenvolvimento do hotel e a capacitação da equipe.
Mas, além dessas vantagens, existem ainda muitas outras oferecidas por um sistema de automação, conforme explicado abaixo.
Benefícios do software
Existem pelo menos quatro benefícios principais ao incluir um sistema de hotel em seu estabelecimento.
Fidelização de hóspedes
Com a utilização do sistema para hotel, será possível:
- Oferecer um serviço de maior qualidade, já que não haverá filas de espera para o check-in e check-out;
- Possibilitar descontos personalizados;
Facilidade de integrações
Além de tudo, com a ferramenta é possível reunir informações sobre fornecedores, agências e clientes em um único lugar, assim:
- Permite maior controle das atividades realizadas, por exemplo: gestão de consumo de hóspedes, calendários de quartos disponíveis, entre muitas outras funcionalidades;
- Além disso, evita erros como, por exemplo, vender mais reservas do que a quantidade disponível (overbooking);
- Melhora o relacionamento entre usuários e fornecedores;
- Possibilita um maior conhecimento de potenciais clientes por entender suas necessidades e exigências.
Maior organização interna
Com a implementação da ferramenta, notam-se grandes resultados referentes à organização, como:
- Maior produtividade
- Eliminação de processos desnecessários
- Controle de fluxo de caixa, além de relatórios em tempo real.
Otimização de processos
Com o sistema para hotel, as funções dos funcionários se desenvolvem de maneira relativamente mais rápida, afinal, um registro manual que antes ocupava 2 horas do tempo de serviço de um funcionário, agora ocupa menos de 10 minutos por meio do sistema.
Cuidados ao escolher um sistema de hotel
Antes de escolher um sistema para seu hotel, é necessário que você avalie quais são as necessidades da sua empresa e considere alguns fatores. Listamos alguns deles abaixo.
Referências da empresa
Opte por empresas que prestam um suporte atencioso e que estejam há algum tempo no mercado. De fato, Um bom atendimento é um diferencial enorme, ainda mais quando a solicitação em questão são dúvidas sobre funcionalidades técnicas.
Facilidade de uso
Procure por softwares que facilitem o uso dos clientes. É muito importante que você consiga visualizar e editar informações de forma eficiente.
Não obstante, O design e aparência do sistema também deve ser levado em conta, visto que você deve obter informações importantes apenas por olhar a tela.
Conclusão
O sistema SimplesHotel atende a todas essas exigências e pré-requisitos de qualidade. O que acha de conhecer todas as funcionalidades do sistema através da página do software de gestão?
A plataforma conta com controle de reservas, cadastro de clientes, controle de consumo, controle de caixa auditoria e painéis. A versão Premium inclui ainda o controle financeiro e integração. Assim, tudo é planejado de acordo com o número de quartos que o seu hotel apresenta.