software de gestão hoteleira

Software de gestão hoteleira: o que você ganha com essa solução?

Posted by

“Como um software de gestão hoteleira pode ser útil ao meu hotel?” Talvez essa seja a pergunta que vem rondando sua cabeça há algum tempo. Afinal, todo investimento feito para a empresa deve promover melhorias, certo?

Uma gestão eficiente é a peça chave para que o setor hoteleiro tenha sucesso. Através dela você otimiza processos, aumenta a produtividade e melhora a experiência do cliente, um combo bastante positivo. 

Então, é natural que a busca por um sistema que torne a gestão mais simples seja constante. Neste texto, vamos te mostrar porque o software é necessário e como pode colaborar com o seu hotel. Continue a leitura. 

O que é um sistema de gestão hoteleira?

Trata-se de uma ferramenta para computadores que tem como objetivo principal auxiliar a administração dos hotéis. Serve o setor de hotelaria com processos diversos, como controle das reservas e gestão de recursos da empresa, por exemplo. 

Os softwares apresentam como característica a capacidade de armazenar dados, o que é essencial para a gestão. Outras funcionalidades também podem aparecer nesta ferramenta, mas sobre isso falaremos no decorrer do texto. 

Dificuldades que a hotelaria enfrenta pela falta de gestão 

Entender a necessidade de ter um software de gestão hoteleira esbarra nas dificuldades gerenciais do setor. 

Desde pequenos estabelecimentos até as grandes cadeias de hotéis enfrentam problemas e, muitas vezes, costumam ser similares. Destaque para os desafios mais comuns quando o assunto é gestão hoteleira:

  • Inconsistências nas informações;
  • Dificuldade para tomar decisões;
  • Setores que não conversam;
  • Não conseguir manter uma relação com os clientes;
  • Falta de controle das finanças;
  • Despreparo a sazonalidade do setor.

A automatização dos processos é uma solução para reverter esses problemas e tornar a gestão do hotel mais simples. Isso significa que um software que apresente funcionalidades adequadas às necessidades da empresa pode resolver as dificuldades de maneira simplificada.

sistema de gestão hoteleira
Um sistema de gestão hoteleira pode influenciar na experiência do cliente durante a estadia.

Vantagens de contar com um sistema de gestão

Não basta saber o que é um software de gestão hoteleira, para contratar essa solução você vai precisar de mais informações. E é claro que essa ferramenta irá agregar em vantagens para o hotel e é sobre isso que falaremos a seguir. 

Maior controle de reservas e cancelamentos

A falta de controle é um dos problemas de má administração que os hotéis costumam enfrentar. Com o sistema de gestão hoteleira, aumenta o controle de ocupação e reservas, um processo que é automatizado.  

Além desse fator, o controle é feito com um índice baixo de erros graças a automatização. 

Relatórios financeiros em tempo real

Para uma boa administração todos os dados são importantes. Porém, os relatórios financeiros são essenciais em uma empresa por mostrarem aspectos que movem outros processos. 

Desta forma, poder conferir em tempo real a rentabilidade, lucratividade e disponibilidade de caixa. Mesmo com a casa cheia, o hotel pode não estar lucrando e isso é algo que você precisa ficar de olho. 

Um software de gestão hoteleira vai colocar esses dados na sua mão sempre que for necessário.

Melhora a comunicação entre os setores

Departamentos que possuem um bom diálogo refletem de maneira positiva para toda a rotina do hotel. Tanto que é uma tendência forte que os sistemas de gestão hoteleira tenham como funcionalidade a integração. 

Essa função irá ampliar e melhorar a comunicação entre os setores para que os processos sejam executados de forma simples. 

Por que seu hotel precisa de um software de gestão hoteleira?

Gerenciar um hotel não é uma tarefa fácil, afinal existe uma série de processos que precisam ser executados. Existe uma ampla rotatividade de clientes, mas a gestão deve apresentar sempre o mesmo padrão de qualidade.

Neste cenário, um sistema de gestão torna-se essencial para os procedimentos da rotina hoteleira. Através dessa ferramentas, garante-se:

  • Uma menor incidência de erros na execução dos processos;
  • Os dados coletados são armazenados de forma segura;
  • É possível emitir relatórios precisos e em tempo real, como já mencionado anteriormente;
  • Você saberá exatamente quais setores precisam de melhorias; 
  • A produtividade dos colaboradores aumenta. 

Esses são apenas alguns dos aspectos positivos que o software pode trazer para o seu hotel. Além de tudo, um estabelecimento bem gerenciado consegue se destacar com facilidade no mercado. 

Sendo assim, o sistema de gestão nada mais é que um diferencial competitivo para os hotéis que têm muito a ganhar com isso. 
Se ainda não ficou claro como um sistema gerencial pode colaborar com o seu hotel, fique tranquilo. Aqui temos um material com 6 ferramentas que podem elevar a lucratividade do estabelecimento e saiba que o software de gestão está entre elas.