tecnologia na hotelaria

Tecnologia na hotelaria: você já tem o que precisa?

Posted by

Em nosso dia a dia é fácil apontar onde a tecnologia está presente. Celulares, internet, televisões inteligentes, sistemas de gestão… A tecnologia na hotelaria também é uma realidade, beneficiando o setor e definindo seu futuro. 

Ela traz facilidades diversas nas atividades dos hóteis e também aos hóspedes, como a possibilidade de fazer reservas online, por exemplo. 

A transformação tecnológica é a bola da vez e seu hotel tem o que precisa? Para responder essa questão, abordaremos nesse artigo como a tecnologia impacta o setor e sua importância para as empresas. Continue a leitura para entender melhor. 

Afinal, o que é tecnologia em hotelaria?

Antes de mais nada, vamos começar entendendo do que se trata esse assunto. 

Quando falamos sobre crescimento sustentável do setor, logo esbarramos em questões digitais, seja uma ferramenta de gestão ou o agendamento online. Tudo isso só é possível pelos avanços tecnológicos, então basicamente há inúmeras soluções que oferecem benefícios aos hotéis. 

A tecnologia em hotelaria é útil nos processos de hospedagem, gestão e atendimento, tornando esses processos simples e rápidos de serem executados. 

Para se ter uma noção, a Folha de São Paulo apontou que 49% das pessoas acessam a internet em seus smartphones. Esses dados fazem parte da pesquisa realizada pelo Comitê Gestor de Internet do Brasil. 

Isso mostra que investir em tecnologia é mais do que necessário, um verdadeiro caminho sem volta. E provavelmente o seu hotel já possui algumas tecnologias em funcionamento, o que é ótimo. 

Quais setores se beneficiam com a tecnologia?

Ao entender que a tecnologia na hotelaria é totalmente indispensável, surge a dúvida de onde ela é aplicada. Em resumo, todos os setores podem ter soluções e ferramentas que facilitem sua rotina, mas alguns se beneficiam mais que os outros. É sobre isso que abordaremos a seguir:

Reservas

Entre os avanços tecnológicos, a possibilidade de usar seu smartphone para reservar a estadia é uma das mais batidas. Muitos hotéis já contam com essa possibilidade, o que é excelente para a empresa.  

O setor de reservas ganha muito com essa possibilidade, entregando rapidez, praticidade e descomplicando o processo. Tanto o cliente é beneficiado, como o hotel em si pelos motivos citados acima. 

A reserva é feita por dispositivos móveis ou no computador, assim como o pagamento, tudo em poucos cliques. Na outra ponta, você tem controle total desse processo, otimizando a organização. 

Atendimento

Esse setor pode contar com a aplicação de serviços mais modernos ao se comunicar com os clientes. Graças a tecnologia na hotelaria, essas soluções são eficientes e com custo mais acessível comparadas ao modo convencional. 

A ideia é tornar o atendimento, mesmo que telefônico, mais eficiente, de modo a oferecer qualidade e agilidade ao cliente. Ferramentas como um PABX virtual, personalizam o atendimento, além de permitir que o consumidor trate suas pendências diretamente com a equipe. 

Gestão hoteleira

A administração é o coração de um hotel e é o setor que mais se beneficia com a aplicação de tecnologias. Hoje existem softwares preparados exclusivamente para otimizar a gestão hoteleira. 

A ferramenta traz automatização de processos, maior controle administrativo e redução de custos. Ou seja: benefícios palpáveis para a empresa. 

Reservas online utilizando tecnologia em hotelaria
A tecnologia na hotelaria permite que o hóspede reserve em poucos cliques sua estadia, gerando maior comodidade nesse processo

A tecnologia na hotelaria pode ajudar a experiência do hóspede?

Com certeza! Trabalhar com tecnologias para aprimorar os processos refletem diretamente na experiência do cliente antes mesmo do check-in. 

E neste ponto, o hotel não deve se prender apenas ao básico e pode ir além no que oferece, ampliando a experiência do hóspede. Atualmente existem tecnologias bastante caprichadas que você pode apostar, como:

  • Realidade aumentada;
  • Chaves inteligentes para os quartos; 
  • Check-in e check-out móveis;
  • Dentre outras soluções. 

Sistemas de gestão fazem parte do hotel do futuro

Como falamos em um dos tópicos, a tecnologia na hotelaria favorece muito a gestão hoteleira, baseada em softwares para essa atividade. O hotel do futuro, que é amparado por sistemas tecnológicos que facilitam, principalmente, sua administração.

Sem essa solução, seu hotel perde inúmeros benefícios e facilidades que são essenciais para a rotina da empresa. 

Essa tecnologia é caracterizada por auxiliar a administração do hotel, proporcionando maior controle, gestão dos recursos e otimização dos processos. Um software pode armazenar dados, emitir relatórios e integrar os setores, tudo de forma prática. 

E para entender como essa tecnologia é favorável a hotelaria, temos um artigo que explica as vantagens e funcionalidade do sistema. Você pode acessá-lo clicando aqui