terceirização na hotelaria serviço de camareira

Terceirização na hotelaria: vale a pena terceirizar os serviços?

Posted by

A terceirização na hotelaria é bastante comum quando ligada a limpeza, mas essa não é a única possibilidade. Como os serviços não são de responsabilidade do estabelecimento, cabe ao hotel pensar de maneira estratégica na hora de contratá-los.  

Setores como a manutenção, rouparia e segurança podem ser beneficiados com a estratégia, tal como outros. 

No entanto, surge a dúvida se a terceirização é algo vantajoso na hotelaria. Para responder essa questão, preparamos esse texto com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?

O que é a terceirização de serviços?

Para começar, vamos entender do que se trata essa estratégia. A terceirização é a opção de contratar uma empresa que realize alguns serviços específicos para outra. No caso da hotelaria é muito comum a terceirização de serviços de limpeza, mas, como mencionado, outros setores se beneficiam. 

A empresa contratada deve intermediar os serviços para o hotel, cuidando das relações trabalhistas dos colaboradores. Isso acaba por tirar a responsabilidade do estabelecimento sob aquele funcionário, algo interessante ao falarmos de gestão hoteleira

Outro ponto é que com a terceirização há uma redução dos custos operacionais, visto que a empresa contratada pagará o salário dos funcionários. Sobre essa questão, falaremos ao longo do texto. 

Vale ressaltar que terceirizar serviços é algo permitido pela legislação brasileira. Essa estratégia é amparada pelo Projeto de Lei 4330/2004 aprovado em abril de 2015. 

terceirização de serviços na hotelaria
A terceirização de serviços de limpeza são frequentes nos hotéis.

Quais serviços podem ser terceirizados na hotelaria?

Diversos departamentos nos hotéis podem ter seus serviços terceirizados, caso da limpeza que é o mais comum. A seguir, você confere como a terceirização pode entrar no seu hotel:

Manutenção

A companhia de terceirizados deve designar um funcionário responsável pela execução de serviços de manutenção. Ele cuidará do estabelecimento realizando reparos necessários, como a troca de lâmpadas e cuidados com a rede elétrica ou hidráulica. 

Limpeza

Como já citado em outros momentos, esse é o tipo de serviço no qual a terceirização é mais frequente. 

A ideia é seguir os padrões de higiene na hotelaria, mantendo o ambiente agradável para os hóspedes. Quartos, cozinhas, sanitários e áreas comuns do hotel entram no esquema de limpeza. 

Jardinagem

Outro serviço de terceirização na hotelaria é o setor de jardinagem. O objetivo da contratação é manter o paisagismo e áreas verdes do hotel bem cuidados. 

A jardinagem tem a função de regar e podar as plantas, flores, árvores e arbustos que decoram o hotel. 

Rouparia

A rouparia é mais um setor beneficiado pela estratégia de terceirização. No caso, a empresa irá disponibilizar colaboradores para as funções de camareira e governanta, por exemplo. 

O objetivo principal é preparar o ambiente com as roupas de cama e banho, proporcionando uma experiência agradável ao hóspede

Benefícios da terceirização na hotelaria

A gestão hoteleira lida com demandas diárias e variadas, o que resulta em gasto de tempo e verba para o estabelecimento. Treinar colaboradores para essas funções em diferentes departamentos também exige muito do administrativo. 

Existe a questão de que nem todo empresário tem o know-how necessário para lidar com tantas funções de modo qualitativo. 

Com isso, alguns pontos se destacam, mostrando que a terceirização na hotelaria vale a pena. Veja os diferenciais desta estratégia a seguir:

Redução de gastos

Já mencionamos que a terceirização retira das costas dos empresários os custos com funcionários. Neste caso, o pagamento é feito pela empresa contratada, onde todos os direitos e encargos são realizados por ela. 

Comodidade

A empresa de terceirização deve destinar ao hotel colaboradores treinados e capazes de realizar as funções designadas. Por exemplo, se for terceirizada a limpeza, os profissionais terão os conhecimentos necessários para executá-la com qualidade. 

Isso é cômodo para o hotel que não precisará se preocupar em treinar esses colaboradores. A capacitação também é uma responsabilidade da terceirizada, disponibilizando mais tempo para que o hotel cuide de outros assuntos. 

Otimização de processos

Além de todos esses benefícios, a terceirização na hotelaria casa com a otimização de processos. 

A empresa contratada deve dispor de profissionais com um padrão de qualidade para realizar com maestria as funções designadas. Isso não exclui a necessidade de atender a política do hotel, visto que o papel da terceirizada é organizar os colaboradores com base nisso. 

Todos esses processos exigem um olhar crítico da gestão hoteleira em relação a investimentos e a própria otimização. Caso queira entender melhor sobre o assunto, temos um artigo que pode ser útil. É só clicar neste link para acessá-lo.