turismo de luxo e experiência do cliente

Turismo de luxo e a experiência do cliente: o que podemos aprender

Posted by

Em tempos onde a experiência do cliente é muito mais importante que o preço da diária, é preciso um foco maior nisso. O turismo de luxo pode nos ensinar bastante sobre como oferecer uma experiência surpreendente ao cliente. 

 

No setor hoteleiro, a concorrência corre de maneira acirrada, onde pequenos detalhes podem fazer total diferença para o consumidor. Dúvidas sobre como tornar essa experiência realmente satisfatória surgem aos montes e queremos te ajudar nisso. 

 

Então, continue a leitura para aprender mais com o lado luxuoso do turismo e como isso pode ajudar para oferecer uma experiência premium. 

Afinal, o que é considerado turismo de luxo?

Muitos imaginam que o conceito de luxo na hotelaria está ligado à ostentação e gastos altos, mas não é isso. O turismo de luxo apresenta uma viagem enriquecida em sensações e experiências únicas. 

 

Aqui estamos falando sobre um atendimento extremamente personalizado, serviços bem definidos e exclusivos. Outro ponto diz respeito ao destino que também passa uma sensação de exclusividade. 

 

A verdade é que esse conceito de turismo apresenta um crescimento notável nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia. O mercado de luxo atraiu mais pessoas, sobretudo estrangeiros, vamos entender mais sobre. 

Crescimento global 

O turismo de luxo não se expandiu apenas no Brasil. Esse conceito de lazer está presente em diversos lugares ao redor do mundo, apresentando bons números e amplo desenvolvimento. 

 

A International Luxury Travel Market (ILTM) apresenta um levantamento interessante sobre o setor. A consultoria aponta que 62% dos agentes e consultores de viagens afirmam que o público está gastando mais com o turismo individualizado e exclusivo.

 

Viagens consideradas luxuosas representam mais de 50% do total comercializado por agências e companhias aéreas. Neste sentido, o público quer aproveitar mais do que o turismo de luxo tem a oferece, ou seja:

  • Destinos extremamente personalizados e individuais;
  • Comodidade;
  • Explorar e conhecer lugares únicos. 

Entenda o que o público está buscando

Como dito anteriormente, os hóspedes querem viver uma experiência única através do turismo de luxo. Estamos falando sobre serviços individualizados e personalizados que entreguem uma experiência premium. 

 

Isso pode englobar desde um ambiente sofisticado e confortável até uma gastronomia diversificada. Tudo que possa proporcionar uma estadia repleta de comodidades e uma vivência rica naquele destino. 

 

Vale lembrar que o turismo de luxo não está exclusivamente relacionado ao valor dos destinos, mas à experiência que aquele ambiente pode oferecer. 

Um café da manhã com cardápio baseado nos gostos do cliente, pode fazer mais sucesso do que simplesmente deixar inúmeras opções para que ele escolha. Esse é um bom exemplo de como a personalização pode gerar uma experiência diferente e exclusiva. 

Como melhorar a experiência do cliente com base no turismo de luxo

Se tem algo que o mercado de luxo pode ensinar é como encantar o cliente de maneira positiva e altamente satisfatória. A partir daqui, você vai aprender como aplicar tudo isso nos serviços do seu hotel para oferecer algo único aos hóspedes. Continue a leitura. 

Esteja atento aos detalhes

Já escutou aquele ditado: “nos menores frascos é que estão os melhores perfumes”?. Pois bem, no turismo de luxo, pequenas coisas causam um grande impacto e há inúmeras possibilidades para trabalhar esse conceito. 

 

Fique sempre atento aos detalhes entregues pelos hóspedes, pois suas preferências podem permitir que você construa uma experiência encantadora e individualizada. 

Conheça a fundo quem são os clientes

Esse é um dos passos importantes para criar uma experiência relevante para o hóspede. Saber quem ele é e o que ele procura ao escolher o seu hotel é fundamental para organizar o atendimento e os serviços.

 

Você sabe se o hóspede está ali a trabalho ou por lazer? São famílias, casais ou pessoas solteiras? Jovens ou idosos? Ter essas informações disponíveis e cruzar dados permite saber o que eles estão buscando. 

Proporcione experiência personalizadas

Como você sabe quem é o seu hóspede, pode proporcionar experiências individualizadas, algo que está em alta na hotelaria. Os serviços serão personalizados conforme as necessidades do público. 

 

Por exemplo, se seus hóspedes apresentam um perfil mais jovem e que buscam conexão, um cronograma de festas temáticas pode entregar o que procuram. 

 

O ideal é que você surpreenda aquele público, mostrando que pensa e se importa com seus gostos e preferências. Em outras palavras, é entregar além daquilo que ele já espera. 

Exclusividade nos serviços do turismo de luxo

Um bom atendimento é o mínimo que seu hotel pode oferecer ao cliente. No mercado de luxo, é preciso ir além do esperado e apresentar o fator “uau”. Neste caso, é fazer o cliente se sentir de fato especial, entregando mais do que ele possa imaginar. 

 

Isso vai desde algo simples, como uma carta de boas-vindas e chocolates, até opções mais VIPs, como uma reserva um local badalado no destino. 

 

É importante que você pense nas possibilidades e se planeje antes da chegada do hóspede, para oferecer uma experiência memorável. Quer saber mais sobre esse assunto? Então clique aqui e veja como transformar a experiência do seu cliente hoje mesmo.