Dicas de Hotelaria

WhatsApp Business para hotel: como usá-lo da melhor forma?

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Utilizar as mesmas ferramentas de comunicação que o seu público-alvo, ou seja, possíveis hóspedes e clientes é fundamental. E, sem dúvida alguma, o WhatsApp Business para hotel é uma das melhores ferramentas que você pode ter nesse sentido.

Parece algo tão simples, não é mesmo? Oferecer comunicação via WhatsApp para os seus clientes. Mas a verdade é que você pode ir muito além do “simples”, se utilizá-lo da forma correta, ou seja, voltado para o seu negócio.

Quer saber como? Então, continue a ler o conteúdo e veja como usar o WhatsApp Business para hotel e faturar mais!

O que é o WhatsApp Business?

Nada mais é do que um app de WhatsApp, só que em uma versão para negócios. 

Com essa ferramenta você pode colocar a foto ou a logo do seu hotel, pode colocar endereço completo, horário de atendimento e muito mais.

É uma forma muito mais profissional de utilizar o aplicativo com os seus hóspedes e possíveis clientes em geral.

Mas, por que utilizar o WhatsApp Business? Só aqui no Brasil, temos mais de 120 milhões de pessoas se comunicando por meio do WhatsApp. E lembre-se: mesmo quem não tem a versão business — no caso, os clientes — pode se comunicar com a sua empresa normalmente.

Como usar o WhatsApp Business para hotel?

Vamos te explicar agora quais as melhores estratégias para utilizar no aplicativo de acordo com o seu empreendimento. Confira!

Complete todas as informações

O primeiro passo é completar, ao máximo, todas as informações que o aplicativo pede, como horários de atendimento, endereço, fotos e muito mais!

Você pode colocar não só fotos das empresas, mas também as dos quartos que têm à disposição para reservar. O WhatsApp Business permite que você crie um catálogo com seus produtos e serviços.

Por exemplo, se você tem uma suíte standard, uma suíte master ou deluxe. Pode apresentar os quartos de solteiro, duplo solteiro, dormitórios, entre outros. Isso facilita e muito para os clientes, pois assim, eles podem fazer todo o processo de reserva pelo WhatsApp.

Use as etiquetas

A gente sabe que as reservas pelo WhatsApp podem ser muito mais práticas para os clientes, mas nem tanto para o setor do hotel.

É preciso um controle muito grande e anotar tudo em um sistema para não se perder. Pense bem, dentro de um mês, se você receber 100 reservas pelo WhatsApp. Na hora que o cliente chegar para fazer o check-in, você vai buscar nessas 100 conversas? Vai ficar bem difícil.

A facilidade e a rapidez que o cliente encontrou na hora de reservar vai por água abaixo se ele tiver que ficar esperando muito tempo para ir para o quarto descansar depois de um dia na estrada.

Para facilitar a sua vida, o WhatsApp Business possui etiquetas coloridas para classificar cada conversa. O melhor de tudo é que elas são personalizáveis, ou seja, é você quem coloca o nome em cada uma delas.

Então, você pode da seguinte maneira:

  • não fechou reserva;
  • em processo;
  • fechou reserva;
  • pagou 50%;
  • pagou 100%;
  • hospedado.

Dessa forma, fica muito mais fácil de organizar as suas conversas com os hóspedes pelo aplicativo sem se perder no meio do processo.

Além disso, em caso de promoção ou algo parecido, você sabe exatamente para quais conversas enviar as informações.

Faça check-in antecipado

Como, provavelmente, o seu hóspede tem WhatsApp, você pode combinar com ele para confirmar o check-in pelo app. 

Ele pode mandar uma confirmação quando estiver saindo da cidade de origem ou mesmo numa parada no meio da estrada.

Dessa forma, a equipe tem tempo para organizar o quarto e deixar tudo impecável. Ela também pode revisar a reserva, saber se está tudo certo e já fazer uma lista dos clientes que farão check-in naquele dia. Isso ajuda também o departamento financeiro.

O WhatsApp Business para hotel consegue oferecer diversas vantagens para o seu negócio se utilizado de forma certa e estratégica. Você pode, por exemplo, deixar um celular com a recepção apenas para isso, facilitando a vida da sua equipe e também a dos seus hóspedes.

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