Guia do Marketing Sensorial para hotéis [PARTE 3 – OLFATO]

Posted by

Nesta terceira parte do nosso guia do marketing sensorial para hotéis, trouxemos o Olfato. Você sabe como os hóspedes sentirão o seu hotel?

Um estudo realizado pela Universidade Brown, de Rhode Island nos Estados Unidos, mostrou que o nosso olfato é o único sentido que atinge diretamente a área do cérebro que está relacionada com as nossas emoções. Parte dos resultados foi divulgada em matéria no Jornal Estadão. De acordo com o estudo, nós estamos 100 vezes mais predispostos a lembrar de algo que cheiramos do que de algo que vemos, ouvimos ou tocamos. E isso é impressionante!

Dessa vez queremos mostrar como o trabalhar o olfato em seu hotel ou pousada faz muita diferença para reviews positivas e, principalmente, fidelização de clientes. Dá uma conferida abaixo.

Memória olfativa

A memória olfativa é uma das mais completas que nós temos. Todo mundo lembra-se de um cheiro importante, como um perfume de alguém que gostamos um dia ou o aroma de um prato que nossas mães ou avós faziam em uma data especial.

Por isso, o aroma que seu hóspede sente enquanto está no hotel pode sim fazer com que ele se apaixone – ou odeie – o seu espaço.

É muito negativo, por exemplo, um hóspede abrir a porta do quarto e sentir um mau cheiro ou algum aroma muito forte e desagradável. Isso, com certeza, vai gerar algum tipo de feedback ruim posteriormente.

Escolha aromas mais leves

Os aromas de todos os espaços precisam ser leves e devem estar em harmonia. Não dá para sentir um aroma de muito cítrico no banheiro e extremamente adocicado no quarto, por exemplo.

O mesmo vale para os ambientes em comum. O restaurante, por exemplo, não pode ter um aromatizador muito forte. O ideal é deixar o aroma dos pratos preparados ou utilizar algum cheiro que remeta a comida.

Prefira aromas florais para trabalhar marketing sensorial para hotéis

Aromas florais e herbais são perfeitos para a odorização do seu hotel ou pousada. Eles acalmam e ajudam o hóspede a relaxar.

Esses aromas também trazem a sensação de limpeza dos espaços, permitindo uma melhor experiência do seu hóspede.

 Invista em um aroma exclusivo

Uma idéia muito boa é investir em um aroma exclusivo para o seu hotel. Já imaginou marcar a memória olfativa com um cheirinho que só tem em seu espaço?

Além disso, é uma maneira muito eficiente de trabalhar o marketing sensorial para hotéis . Para melhorar ainda mais a comunicação e a relação com seu hóspede, você pode preparar um brinde para distribuir para seus hóspedes.

Confira o Guia Completo do marketing sensorial para hotéis

Como citamos no início, esta é a terceira parte do guia completo do marketing sensorial para hotéis .

Você pode conferir as outras partes, visão e audição, clicando nos botões abaixo.

E você ainda tem alguma dúvida sobre marketing sensorial para hotel? Deixe seu comentário que respondemos a sua pergunta!