5 funções para a sua gestão hoteleira

5 funções para a sua gestão hoteleira

5 funções para a sua gestão hoteleira

O uso de softwares de gestão é uma realidade na maioria dos setores econômicos e está se tornando cada vez mais comum no segmento hoteleiro. Desde hostels até resorts de luxo, a organização de reservas e de tarefas pode ser realizada de uma forma mais rápida, prática e eficaz com o uso de ferramentas digitais, a exemplo do Simpleshotel que possui essas 5 funções para a sua gestão hoteleira.

Verificou-se que a administração de empresas hoteleiras é realizada por meio de softwares em aproximadamente 85% das hotelarias no Brasil, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (agosto/2021).

Esta transformação digital garante que processos internos e externos sejam controlados e geridos de forma centralizada por meio de um canal com múltiplas funcionalidades, como o check-in online e o agendamento de limpezas.

Além destes benefícios, os softwares de gestão hoteleira garantem uma administração mais sustentável por meio do armazenamento na nuvem, com a redução do uso de papel, e oferecem rápido acesso a informações, poupando tempo dos colaboradores. Confira as 5 funções que um software de gestão hoteleira precisa ter para facilitar a sua gestão.

1. Gestão de Reservas e Pagamento Eletrônico

Controlar as reservas e o pagamento de acomodações manualmente pode ocasionar erros de agendamento, que podem ser evitados pelo uso de um administrador de reservas com pagamento eletrônico. É possível, também, analisar dados de desempenho, como número de reservas por estação e, a partir destes, criar estratégias de vendas e marketing que promovam o sucesso do estabelecimento pelo aumento da taxa de reservas.

2. Gestão Administrativa e Financeira

Por meio do uso de um software de gestão hoteleira, é possível centralizar a administração financeira da empresa, com registro de fluxo de caixa, recebimentos e pagamentos instantaneamente em um único canal dinâmico. A partir disso, é possível planejar investimentos em áreas de interesse e projetar futuras receitas sem a necessidade do uso de tabelas.

3. Gestão de Canais

A centralização da gestão de canais em um software hoteleiro garante a liberdade de escolha do cliente, que pode reservar um quarto em variadas plataformas. É possível, ainda, automatizar procedimentos e reduzir a carga de trabalho dos colaboradores.

4. Integrações Funcionais

Permitir o pagamento eletrônico flexível facilita a reserva da acomodação pelo hóspede e automatiza um processo que normalmente é realizado no check-in ou checkout. Além disso, a possibilidade de integrar funções, como a escolha de serviços adicionais, otimiza o tempo de reserva pelo cliente e o trabalho do gestor, que tem todas as informações e ações referentes a uma estada em um único sistema.

5. Flexibilidade Hoteleira

A flexibilidade de personalização do sistema de gestão hoteleira é um ponto muito importante para a escolha deste tipo de serviço. Escolher as funcionalidades necessárias para a sua acomodação reduz custos e permite que você construa o sistema ideal para o seu empreendimento.

O Simpleshotel é um provedor de serviços gerenciados para hotelaria e pode auxiliar na gestão da sua hospedagem. Veja nossas funcionalidades e saiba como otimizar seus processos gerenciais!