operações hoteleiras

Business intelligence na hotelaria: o que é?

Posted by

Você já ouviu falar em business intelligence na hotelaria? Que a tecnologia está presente em diversos setores não é novidade e o B.I entra como mais um recurso para os hotéis.

 

A inteligência de negócios, na tradução literal, faz uso de dados e informações de forma assertiva para alcançar bons resultados. Para entender mais sobre essa tecnologia e como ela colabora com o desenvolvimento da sua empresa, continue a leitura.

O que é business intelligence?

Se ainda não conhece, saiba que o B.I nada mais é que o processo de coleta e análise de dados em uma organização. Ele se apresenta como um norte para as empresas por fornecer informações estratégicas que, se bem utilizadas, podem levar o negócio ao sucesso.

 

Neste caso, o hotel tem acesso a inúmeros relatórios coletados pelo software que servirão como base para a tomada de decisões.

 

O uso para a hotelaria não se afasta do que é visto tradicionalmente em empresas de outros setores. A única diferença é que o recurso se molda à realidade do estabelecimento, suas metas e objetivos.

Conheça os benefícios da tecnologia

Ter o business intelligence na hotelaria como aliado só poderia resultar em uma coisa: ganhos para a empresa!

 

Em um contexto geral, a tecnologia traz uma melhora significativa para a tomada de decisões, por tornar esse processo completo e profissional. É claro que esse não é o único benefício e há muito mais entrega, como você verá a seguir:

Antecipação de problemas

Durante a estadia, tudo que seu hóspede não quer é ter que se preocupar com imprevistos. Para que seja um período tranquilo e prazeroso, prever obstáculos é algo extremamente necessário na hotelaria.

 

O business intelligence entrega justamente isso, a possibilidade de antecipar e evitar problemas através da análise de informações. Os dados não ficam limitados à empresa, mas se expandem a questões relativas ao mercado para criar cenários atuais e futuros.

Capacidade de identificar gargalos

Detalhes sempre são bem-vindos, já que ajudam a diminuir falhas que podem comprometer a experiência do cliente. A falta de um detalhe pequeno, pode culminar na execução incorreta de um processo, por exemplo.

 

Com a inteligência de negócios, conseguimos identificar gargalos nos processos do hotel e corrigi-los, visando melhores resultados. Neste caso, o foco está no atendimento, mas esse setor não é o único a apresentar brechas.

 

Os benefícios vão além e são amplos, adentrando em todos os departamentos de um uso.

Dados assertivos

Basicamente, o Business Intelligence coleta, organiza e analisa dados relativos à hotelaria, tanto interna, como externamente.

 

Tudo que acontece no hotel é analisado com objetivo de encontrar aspectos-chave e oportunidades. Deste modo, ter um melhor aproveitamento das informações coletadas é aplicá-las de maneira clara.

 

Como os dados são extremamente assertivos, as chances de resultados positivos são mais altas.

 

Até porque a inteligência de negócios consegue entregar a informação a pessoa certa e no momento certo.

Entenda como o business intelligence na hotelaria pode ampliar resultados e estrategias

Por que investir em business intelligence na hotelaria?

Hoje é fundamental que as empresas tenham embasamento para tomar decisões com assertividade.

 

Não dá mais para criar estratégias e processos com base no achismo, pois isso pode comprometer resultados de forma drástica.

 

O Business Intelligence tem como objetivo principal transformar dados em informações relevantes. Esses dados são cruciais para traçar estratégias, melhorar processos e encontrar pontos fracos dentro do hotel.

Como o business intelligence pode fazer parte da hotelaria?

Apesar de depender de um software, o B.I consegue entregar muito além de uma simples análise de dados.

 

Os gestores precisam ter em mente que a inteligência de negócios é um compilado de processos que vai entregar a informação certa em todos os sentidos.

 

Na prática, o business intelligence é o caminho ideal para ter sucesso na hotelaria. Através desse recurso conseguimos alinhar objetivos, melhorar pontos desfavoráveis e antever problemas para chegar em melhores resultados.

 

Além disso, o B.I se adaptar ao software de gestão, sendo um complemento para essa ferramenta. Ou seja: tem tudo para para ampliar a atuação do hotel e trazer resultados satisfatórios!

 

Se você, gestor sente dificuldade em administrar seu hotel e quer aprender mais sobre o assunto. Aqui é o lugar certo!

 

Acesse outros conteúdos do blog por aqui e veja dicas, novidades e tendências de hotelaria que vão ampliar sEu conhecimento e trazer melhores resultados.