Gestão Hoteleira

Indicadores de gestão hoteleira: Quais são e como medi-los

0
indicadores de gestão hoteleira
Os indicadores de gestão hoteleira precisam ser acompanhados diariamente.

Indicadores de gestão hoteleira são todas as métricas que você, empresário do setor, precisa acompanhar para garantir o sucesso do seu estabelecimento.

Se sua equipe foca nas métricas de vaidade, aquelas que não agregam valor para seu objetivo de negócio, seu hotel pode perder espaço para a concorrência.

Neste post trouxemos os principais indicadores hoteleiros e deixaremos dicas de como você pode medi-los corretamente! Dá uma conferida nas dicas!

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação é importante para identificar o fluxo de hóspedes em seu hotel em um intervalo de tempo.

Ela se baseia na porcentagem de quartos ocupados em um período. Esse pode ser um feriadão, meses de alta estação, réveillon, carnaval, etc.

Tendo controle da taxa de ocupação, você sabe a demanda de reservas e consegue controlar mais seus insumos e equipe, de forma que os hóspedes tenham uma melhor experiência.

Como fazer o cálculo da Taxa de Ocupação do hotel?

TO = Número de quartos ocupados no período / número de quartos disponíveis no mesmo período.

Receita Gerada por Reserva

A Receita Gerada por Reserva é o acompanhamento de todas as reservas feitas por canal que o seu hotel faz divulgação.

Você vai manter um acompanhamento das reservas confirmadas por telefone, por e-mail, pelo Booking, por passantes, etc. Isso aponta qual canal está gerando mais receita e, consequentemente, qual deles você pode investir mais tempo e dinheiro.

Como fazer o cálculo da Receita Gerada por Reserva?

Não tem um cálculo único. O acompanhamento da Receita Gerada por Reserva é feito através de planilhas. Basta separar todos os canais de venda em colunas, somar os valores entrantes e ver qual rendeu mais em um período.

Custo de Aquisição de Cliente

O CAC é o custo que seu hotel demanda para conquistar novos clientes. Esses indicadores de gestão hoteleira são muito aplicados no marketing.

O cálculo é feito de forma bem simples e considerando um período fechado (mês, quinzena, feriado, etc.). Primeiro some os valores aplicados em equipe, ferramentas, propaganda, etc . Todos os pontos envolvidos na aquisição de um cliente. Depois divida esse total pelo número de hóspede conquistados no período considerado.

Como fazer o cálculo do CAC?

CAC = (investimentos em marketing + investimentos em Vendas) / número de novos clientes.

RevPar

Basicamente, o RevPar informa se os seus quartos estão dando lucro, qual o que gera mais receita e como você pode equilibrar as reservas, de forma que todas as acomodações vendam de maneira sustentável.

O RevPar é um dos indicadores de gestão hoteleira mais acompanhado por empresário. Ele indica mais claramente a realidade financeira do hotel.

Como fazer o cálculo do RevPar?

RevPar = Valor recebido por hospedagem em um período / Número de quartos disponíveis nesse mesmo período.

Como acompanhar sem erros os indicadores de gestão hoteleira?

A alimentação de planilhas é uma forma eficiente, mas requer uma maior mão de obra e comprometimento do seu time.

Ter um software que ajuda no acompanhamento desses indicadores e elabore relatórios periódicos faz toda diferença.

O Simpleshotel pode ajudar seu time com a maioria dos indicadores de gestão hoteleira. Venha conhecer a nossa ferramenta!

Sistema hoteleiro gratuito: 5 motivos para não usar

Previous article

Coronavírus na hotelaria: como lidar com os impactos causados pela pandemia atual?

Next article