Dicas de Hotelaria

4 dicas de como contratar bons funcionários para o seu hotel

0

Contratar bons funcionários tem se tornado um problema para diversas empresas, mas principalmente, para hotéis. A qualificação e a experiência são dois pontos de grande importância que são difíceis de encontrar no mercado.

A grande diferença dos hotéis para a maioria das empresas é que os clientes são sempre diferentes. Isso significa que um erro pode deixar uma mancha na reputação do negócio para sempre.

Portanto, escolher os funcionários certos é uma tarefa que exige total atenção. Assim, trouxemos algumas dicas sobre o assunto para ajudá-lo nessa tarefa. Confira abaixo algumas dicas!

Como contratar bons funcionários na hotelaria

1. Tenha um perfil bem definido

Para saber qual é o funcionário ideal, você precisa ter um perfil bem definido, ou seja, precisa saber o que você quer. 

O candidato escolhido precisa não apenas ter a experiência e os pré-requisitos desejados, ele também precisa estar alinhado com a cultura, visão e missão do seu negócio.

Por isso, se você ainda não tem isso bem estabelecido, é bom deixar claro, especialmente para aqueles que farão o processo de seleção e recrutamento. O ideal é deixar documento e, a partir disso, ficará mais fácil traçar um perfil ideal.

2. Estabeleça os pré-requisitos

Existem alguns pré-requisitos mínimos que você pode precisar no seu novo funcionário. Para determinar isso, será necessário responder às seguintes perguntas:

  • Qual a escolaridade mínima?
  • É preciso ter experiência?
  • Se sim, qual o tempo mínimo?
  • É exigido que tenha algum tipo de curso?
  • Há uma idade mínima e uma máxima?
  • É preciso falar outro idioma além do português?

Essas são apenas algumas das perguntas que você pode levar em consideração na hora de descrever os requisitos mínimos para a contratação. Pense em outras que estão de acordo com o seu negócio e que tenham mais a ver com ele.

3. Defina como será o processo de recrutamento e seleção

Outro ponto de grande importância é que, para definir essas informações, você vai precisar ser mais estratégico. Afinal de contas, aqui, todo cuidado é pouco. Uma forma de triagem errada pode deixar passar o talento que você tanto precisa na sua equipe.

Primeiro, entenda que recrutamento é uma coisa e seleção é outra.

Como o próprio nome diz, recrutamento é a etapa na qual os candidatos mandam os currículos. É a primeira fase externa para contratar bons funcionários.

É aqui que os pré-requisitos definidos no tópico acima vão aparecer. E, além deles, você também deve adicionar outros como:

  • Local da vaga;
  • Horário de trabalho;
  • Se será celetista ou PJ;
  • Quais serão os benefícios (se houver);
  • As funções que o funcionário terá que realizar;
  • Remuneração.

Depois que o hotel já recolheu um bom número de currículos, é hora de passar para o processo de seleção, ou seja, é hora de escolher quem vai para a próxima fase.

Nesse ponto, você pode colocar critérios mínimos para a triagem. Por exemplo, escolaridade, falar um outro idioma, experiência mínima e assim por diante. Dessa forma, ficará mais fácil tomar essa decisão inicial.

Depois é o momento da seleção em si, ou seja, o momento de analisar os candidatos cara a cara ou por meio de uma entrevista em vídeo.

4. Crie etapas para a seleção

Um processo seletivo pode ter várias etapas. Por exemplo, primeiro pode ser uma prova escrita para testar os conhecimentos em outra língua ou prova oral. Muitas pessoas possuem apenas o básico ou o intermediário e se inscrevem para vagas onde é necessário inglês fluente.

Você pode adicionar também uma etapa com prova objetiva sobre o Fit Cultural, ou seja, se aquela pessoa é compatível com a forma de pensar da empresa. 

Existem outros testes que podem ter  mais a ver com o seu hotel. Por isso, reúna-se com a sua equipe e liste boas ideias para essa fase.

Pronto! Após o processo seletivo concluído você terá o seu funcionário tão desejado. Não se esqueça de deixar mais dois currículos em stand by, pois pode ser que a primeira escolha, na prática, não seja a melhor. 

Contratar bons funcionários não é uma tarefa fácil, mas ela não precisa ser tão complexa. É importante também se reunir com os funcionários do setor em questão para entender mais profundamente quais são as funções necessárias ao novo contratado.

Procurando por um gerente de hotel? Veja quais são as principais atribuições desse cargo!

6 dicas de organização de eventos para hotel na pandemia

Previous article

Hóspedes insatisfeitos: 4 ótimas dicas para lidar com eles

Next article