emissão de nota fiscal para hóspedes

Emissão de nota fiscal para hóspedes: quando é necessário?

Posted by

A emissão de nota fiscal para hóspedes tem se tornado cada dia mais comum e importante. Isso porque, elas permitem que os clientes comprovem o serviço realizado e, em questão de trabalho, é necessário para prestar as contas. 

Se o seu hotel ainda não emite nota fiscal, está na hora de adaptar o seu negócio. Por isso, neste artigo você vai entender tudo sobre o tema, aprender a fazer a emissão e conhecer um sistema que pode tornar o processo mais ágil e efetivo. 

✔️ Leia também: 5 funções para a sua gestão hoteleira

O que é a emissão de nota fiscal para hóspedes?

De modo geral, a nota fiscal é um documento emitido quando uma empresa recebe ou paga por serviços e produtos. Assim, tem como função a comprovação da transação financeira entre as partes e facilita o processo de auditoria.

No caso da hotelaria, as notas são usadas para registrar todos os serviços prestados aos hóspedes durante sua estadia. Por exemplo, o pagamento das diárias, serviços extras e taxas existentes no local.

Por que é necessário emitir notas fiscais em hotéis?

As notas ajudam no controle dos gastos dos clientes | Foto: Freepik

A emissão de nota fiscal para hóspedes ajuda o ramo hoteleiro a ter uma visão mais clara dos gastos de seus clientes. Além disso, ajudam a gerar relatórios de desempenho na empresa.

Com os dados, é possível que os empresários avaliem o custo-benefício das contratações e serviços oferecidos. Bem como, permitem a criação de relatórios detalhados, com as receitas de cada dia.

Todas as informações ajudam a avaliar a rentabilidade do hotel. Mas, também permitem que os clientes possam prestar contas, quando necessário, ou ter um controle financeiro mais efetivo de seus gastos durante a estadia. 

A emissão de nota fiscal para hóspedes é obrigatória por lei?

Uma dúvida muito comum quando falamos de nota fiscal para a hotelaria é sua obrigatoriedade legal. Então, vale lembrar que esse processo está incluso no cumprimento das leis fiscais do país. 

Caso um estabelecimento não faça a emissão de nota fiscal para hóspedes ele pode sofrer penalidades severas. Por exemplo, o fechamento temporário ou definitivo do local. Portanto, é indispensável que esteja em dia com suas obrigações.

✔️ Leia também: Como funciona o check-in sem contato?

Quando é necessário emitir notas fiscais na hotelaria?

Em todo check out é necessário emitir notas fiscais | Foto: Freepik

De modo geral, é preciso emitir notas fiscais em todos os serviços, mas, em especial, quando o cliente solicita. Dessa forma, é preciso que a empresa esteja preparada e forneça um documento completo, com valor cobrado, datas e as especificações dos produtos e serviços adquiridos durante a estadia. 

É importante reforçar que esta é uma obrigação legal aos estabelecimentos. Inclusive, em 2012, a Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo, respondeu uma solicitação do Sindetur, o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo.

No caso, confirmou ao Sindicato que cabe aos hotéis a emissão das notas fiscais para seus clientes. Aliás, mesmo em situações em que as reservas e pagamentos são feitos por intermédio de uma agência de turismo. 

Emissão de nota fiscal eletrônica para hóspedes

Hoje em dia, a emissão de nota fiscal para hóspedes adota um novo modelo, a eletrônica, conhecida como NF-e. Ou seja, é um documento conhecido, mas enviado diretamente ao cliente por meio digital, como um e-mail.

Com isso, há uma economia de papel no setor hoteleiro. Assim, as empresas que seguem um modelo mais sustentável devem adotar esse tipo. Bem como, é mais prático para o hotel e os hóspedes, porque evita a impressão e o carregamento de documentos. 

✔️ Leia também: Fluxo de caixa do hotel: passo a passo para a boa gestão

Sistema para emissão de nota fiscal para hóspedes

O sistema do SimplesHotel vai ajudá-lo a otimizar os processos | Foto: Freepik

Para emitir notas fiscais para os clientes é ideal que tenha um sistema completo, que otimize o processo, como o oferecido pelo SimplesHotel. Isso porque, ele possibilita a emissão da NFSe diretamente pelo sistema e melhora a experiência do hóspede durante o check out.

O módulo também oferece outros benefícios para a empresa, tais como:

  • Mais agilidade, porque com poucos cliques você emite a NFSe diretamente pelo sistema;
  • Check out mais rápido, ou seja, não cria filas de clientes esperando o documento;
  • As NFSe são enviadas diretamente para o e-mail do cliente, então, evita que você precise salvar o documento e encaminhar depois;
  • Por fim, melhora a experiência de seus hóspedes por meio do uso da tecnologia.

Você pode testar gratuitamente o sistema do SimplesHotel para conhecer os serviços. Portanto, basta fazer o preenchimento do formulário no site, clicando aqui. Assim, um dos consultores entrará em contato com sua empresa. 

Otimize os processos de sua empresa

A emissão de nota fiscal para hóspedes é obrigatória. Então, é essencial otimizar os processos de sua empresa. Dessa forma, opte por um sistema de qualidade e que ofereça os melhores serviços para o seu negócio.