Dicas para melhorar o fluxo de caixa.

A Crise Chegou? Aprenda a Utilizar o Fluxo de Caixa do Seu Hotel de Maneira Inteligente!

Posted by

Os problemas no fluxo de caixa do hotel começam quando a previsão de entrada de valores no caixa da empresa é comprometida.

Esta crise atual, provocada pelo novo Coronavírus, é um exemplo.

Interromper as suas atividades definitivamente não precisa ser uma saída considerada se você sabe como utilizar o fluxo de caixa do hotel.

A meta, no momento, é se manter sustentável até a pandemia passar e nós mostramos como você pode fazer isso administrando corretamente as suas receitas. Veja.

Tem restaurante exclusivo? Opte pelo delivery de pratos executivos

Em tempos como esses, muitas vezes enxergamos oportunidades nunca exploradas. Dá para continuar gerando receita para o hotel, mesmo com um fluxo de viagens quase nulo.

Uma das primeiras ações tomadas por hoteleiros chineses, para driblar a crise do Coronavírus foi fornecer serviço de entrega de comida dos restaurantes internos.

Isso fez com que parte do fluxo de caixa fosse mantido ativo, visto que o delivery de pratos – muitas vezes exclusivos -cobriu os custos do estoque existente, que de outra forma, se perderia ao longo das semanas.

Promova uma redução de custos trabalhistas

O momento não é tão indicado para demissões, afinal, você precisará da sua equipe logo isso tudo passar. No entanto, dá para reduzir os custos trabalhistas de maneira afável.

  • Veja a listas de funcionários que se demitiram ou tinham demonstrado intenção de sair do emprego e negocie essas demissões sem a necessidade do cumprimento do aviso prévio;
  • Negocie contratos com empresas terceirizadas. Geralmente esses prestadores de serviço são necessários quando há fluxo de hóspedes e, no momento, o quadro pode ser reduzido;
  • Utilize banco de horas extras que estavam pendentes. Limpe também as folgas de feriados anuais, além de antecipar as férias vencidas;
  • Reduza os gastos com benefícios, como o vale-transporte, adequando sua equipe para o home office;
  • Ofereça licença não remunerada para funções menos necessárias neste momento. A companhia aérea Azul liberou funcionários como um um plano de contingência para a crise. Isso garantiu que eles não perdessem o vínculo empregatício devido a pandemia.

O segredo para qualquer negociação do tipo é sempre pensar em favorecer o seu fluxo de caixa, mantendo uma boa relação com o funcionário.

LEIA TAMBÉM: Como lidar com os impactos causados pela pandemia atual?

Revise as ferramentas do seu negócio

Toda empresa precisa de ferramentas para atuar bem. O que acontece, quase sempre, é o gasto excessivo com elas.

Neste momento você pode melhorar o fluxo de caixa do hotel economizando com softwares, plataformas e outros sistemas, de certa forma, incompletos.

Opte por um sistema hoteleiro mais completo, com controle de estoque, integrações necessárias e outras funções que permitem você unificar – e economizar – o seu fluxo de caixa. Além de tornar o trabalho mais prático, você perceberá que os custos referentes a esse serviço são bem menores.

É muito importante investir em uma ferramenta online. Lembre-se que seus funcionários estão trabalhando de forma remota e precisam de total amparo para manter a qualidade do atendimento.

Além do fluxo de caixa, há outras questões importantes que você pode melhorar durante a crise. Veja mais conteúdos sobre gestão hoteleira aqui no blog!