gestao-financeira-hotelaria

Gestão financeira na hotelaria: controle financeiro eficiente para hotéis

Posted by

Realizar a gestão financeira na hotelaria é um passo de grande importância para a correta administração das empresas. Esse é um dos processos que ajudam a conquistar o sucesso e lucratividade do hotel, por isso não pode ser deixado de lado. 

Entender seu funcionamento, benefícios e o que precisa ser feito para uma boa gestão, também é imprescindível. 

Pensando nisso, nós do Simpleshotel preparamos este texto completo para te ajudar com a saúde financeira do hotel. Acompanhe.  

Por que a gestão financeira é importante na hotelaria?

Um relatório do Sebrae apontou que uma em quatro empresas fecham as portas com até 2 anos de funcionamento. O motivo é simples: gestão e controle de finanças ineficientes. 

A hotelaria também não passa longe dessas estatísticas, visto que qualquer setor está sujeito ao fracasso sem uma boa gestão.

O sucesso de um negócio depende de inúmeros fatores, onde a gestão é o principal.

Desde o atendimento à organização dos ambientes, tudo é parte do gerenciamento. Além disso, o resultado só é promissor quando bem estruturado, sobretudo na questão financeira. 

Quais os resultados de uma má gestão financeira na hotelaria?

Se a gestão não tiver a execução adequada, a saúde financeira do hotel fica comprometida e de maneira grave. Os problemas começarão a aparecer, listamos os mais comuns nos tópicos a seguir. 

Despesas maiores do que os lucros

Sem a gestão do fluxo de caixa na hotelaria, é natural que a empresa não saiba como estão suas finanças. 

Ocorre uma ineficiência nas despesas por falta de controle. Desta forma, elas passam a ser superiores ao que o hotel tem de lucro, tornando-o algo irreal. 

Baixa qualidade dos materiais, serviços e desempenho dos funcionários

Algumas empresas atuam com a premissa de fazer mais com menos, economizando onde podem. Embora não seja errado trabalhar com economia, na dose errada isso pode virar uma bola de neve. 

Deixar de fazer investimentos no hotel resulta em baixa qualidade para materiais e serviços ofertados ao cliente. O desempenho dos colaboradores também sofre negativamente, uma vez que o nível de excelência decai. 

Fecha as portas para novos clientes

Outro problema ocasionado pela gestão financeira da hotelaria feita de forma errada é a escassez de clientes. Em outras palavras, oportunidades de negócio são perdidas pelos erros na administração e podem se manifestar de formas diferentes. 

A mais comum é a oferta de promoções e descontos sem um extenso planejamento por trás disso. A falta de organização faz com que a ação seja deficiente e não traga resultados para o hotel. 

Com isso, o hotel não consegue manter despesas operacionais por baixa estadia e precisa se fechar para novos hóspedes. 

Como ter uma boa gestão financeira em 3 passos

estao-financeira-na-hotelaria
Gestão financeira na hotelaria em 3 passos

Depois de identificar os problemas de gestão, com certeza você quer entender como contorná-los e não chegar nessa situação. 

Quanto a isso, fique tranquilo, pois listamos 3 passos que serão úteis para uma boa gestão financeira para hotelaria. Confira a nossa lista a seguir:

Repense todos os custos 

O controle das finanças é o melhor caminho para ter uma gestão positiva e ter um posicionamento estratégico no mercado. 

Por isso, é importante que você faça um estudo minucioso sobre os custos da sua empresa. A ideia é repensar para onde vai o dinheiro faturado e dar a finalidade adequada a esses valores. 

Tenha um bom fluxo de caixa

Ao falar em gestão financeira na hotelaria, não podemos deixar o fluxo de caixa de lado. É imprescindível ter um bom controle sobre ele, identificando entradas e saídas e todo o caminho percorrido pelo dinheiro. 

Assim, tudo deve ser registrado, desde a compra de materiais a pagamentos para fornecedores. Somente dessa forma é possível controlar as finanças do hotel. 

Tenha um bom controle de pagamentos, estoques e relatórios 

Uma das melhores formas de fazer a gestão financeira de hotelaria é ter ferramentas para auxiliá-lo nessa missão. Isso porque você precisará executar inúmeras atividades, como controlar o estoque e emitir relatórios. 

Assim, um sistema ágil e eficiente de gestão, que registre dados importantes da empresa e integre os canais é a solução.

Nosso software tem tudo isso e mais um pouco, de modo a manter a saúde financeira do hotel sempre em dia! Você pode conhecer e entender como ajudaremos a sua empresa, basta clicar aqui