motor de reservas

Motor de reservas: quais as vantagens para a hotelaria?

Posted by

Hoje, uma empresa dificilmente consegue sobreviver sem um site para divulgar seus serviços. Na hotelaria, essa ferramenta deve existir para facilitar a vida do futuro hóspede. Por isso, o motor de reservas é uma das alternativas que o cliente irá encontrar ao visitar seu site. 

Se você não conhece essa possibilidade, fique tranquilo. Esse texto vai explicar qual o papel do e-commerce para reservas e todas as vantagens que agrega ao hotel. Então, continue a leitura para saber mais. 

O que é um motor de reservas?

Essa é uma tecnologia de e-commerce pensada exclusivamente para atender ao setor hoteleiro e suas demandas. O principal exemplo desse tipo de sistema são sites como o Expedia, Decolar e Booking, conhecidos como Agência de Reserva Online (OTA). 

Basicamente, o motor é um sistema de gerenciamento que substitui as OTAs, colocando a opção de reservas no próprio site do hotel. Neste caso, o seu estabelecimento consegue gerar reservas sem precisar de uma agência como intermediária. 

Isso resulta em alguns benefícios para a empresa, como o aumento dos lucros, por exemplo. Sobre isso, veja a seguir o que o hotel tem a ganhar. 

Quais são as vantagens dessa ferramenta?

Como falado, os lucros são sentidos ao usar um motor de reservas. Isso acontece porque não existe um intermediário para que os quartos sejam vendidos como ocorre nas OTAs. Deste modo, cada vez que um quarto é reservado, o valor é destinado totalmente para o hotel. 

Mas, esse não é o único benefício que se destaca para os hóteis, que tem muito a ganhar com a ferramenta. Aqui, destacamos os pontos principais entregue por essa estratégia. 

Motor de reservas garante agilidade

Um dos diferenciais garantidos pela ferramenta é agilidade para os clientes ao se hospedar. Eles conseguem escolher a acomodação, datas e a quantidade de pessoas que farão parte da reserva, tudo isso em poucos minutos. 

Além desses fatores, vale lembrar que o usuário não precisa sair do seu site para realizar todas essas etapas. 

É uma ferramenta versátil

Existe a possibilidade de integrar o motor ao sistema de gestão usado pelo hotel. Na verdade, alguns sistemas oferecem essa estratégia como diferencial, tornando-o muito mais completo. 

Quando é o caso de integração, as operações são centralizadas e otimizam tempo na rotina hoteleira porque todos os dados ficam armazenados em um único lugar. Em outras palavras, a versatilidade da ferramenta facilita a dinâmica de trabalho dos seus colaboradores. 

Alterações nas reservas são uma possibilidade

Quando a ferramenta efetua uma reserva, você pode realizar mudanças nela se for necessário. Essa ação ocorre de forma prática e bastante simples, entregando maior flexibilidade no atendimento. 

O motor de reservas apresenta ao hospede facilidade para se hospedar em seu hotel.

Por que o meu hotel precisa de um motor de reservas?

O público busca por facilidade, assim como as empresas precisam de ferramentas para tornar isso possível. 

Se coloque no lugar do seu hóspede e imagine o quão frustrante deve ser entrar no site e descobrir que só pode reservar pelo telefone. Não existe praticidade nesse processo, então ele desiste e busca por um hotel que atenda essa demanda. 

O perfil do consumidor mudou e é importante que o seu hotel acompanhe essa mudança. São pouquíssimos clientes que se darão ao trabalho de ligar e reservar um quarto. Mas se o site conta com um motor de reservas, a história muda! 

A ferramenta é capaz de atender a exigência de facilidade que o consumidor apresenta. Em alguns cliques ele encontra o quarto disponível e faz a reserva, sem perder tempo.

Se você já se perguntou por que precisa dessa ferramenta, a resposta é simples. 

Automatizar processos agrega em benefícios para a sua empresa que vão de otimização de tempo, controle de reservas e agilidade nos processos. Tudo isso é somado para entregar um atendimento ágil e que atenda com eficiência a demanda do hóspede.

Como escolher a ferramenta de forma assertiva?

Agora que você entende a necessidade de ter um motor de reservas, chegou a hora de escolher a plataforma. O primordial é que essa ferramenta atenda as necessidades que o seu hotel apresenta em relação ao sistema de reservas. 

Vale ressaltar que essa alternativa ficará no site da sua empresa. Por isso, se ainda não tem um, o ponto de partida será a criação desse espaço. 

Para a escolha do motor, é interessante ponderar o que essa ferramenta tem a oferecer. Se você utiliza um sistema de gestão, por exemplo, a plataforma deve permitir a integração. 

Se tem dúvidas do que o seu hotel precisa, pode explorar nossos conteúdos e ter maior clareza sobre o assunto. É só clicar aqui para acessar o blog.