Dicas de Hotelaria

OTAS Hotelaria: Como ter sucesso ao anunciar

0
otas hotelaria
Assim, as OTAS são aliadas à hotelaria.

É impossível esquecer da época em que precisávamos ir, presencialmente, até uma agência de turismo para garantir uma viagem — e hospedagem — seguras e confortáveis, quando a parceria OTAS Hotelaria não existia. 

Hoje, porém, o cenário é outro: os viajantes, especialmente os brasileiros, realizam todos esses passos online, por seus celulares, por meio das agências de viagem virtuais, ou OTAS. As hotelarias também sofreram o impacto da modernização e novas formas de hospedagem. 

Mas, é preciso usar este método de modo estratégico, a fim de ter sucesso e otimizar recursos. Explicamos tudo sobre como ter sucesso com as OTAS neste artigo. Confira!

O que é OTA na hotelaria?

Para que não restem dúvidas acerca do tema deste conteúdo, saiba que OTA nada mais é do que a abreviação de Online Travel Agency, em português, agências de viagem online. 

Este setor contempla empresas online, que cuidam de todo o processo de pacotes de viagens, passagens, roteiros e hospedagens, tudo em forma de e-commerce e na modalidade “self service”, que possibilita ao cliente montar sua própria compra.

Por serem eficientes e práticas, a OTAS atendem muitos viajantes que buscam otimizar o tempo ao escolher os detalhes da sua viagem. 

Isso faz com que as redes de hotéis ganhem visibilidade perante estes usuários. Os mesmos podem optar escolher o hotel pelo qual mais se identificam em questão de serviços, localização e atendimento.

Como as OTAS funcionam na hotelaria?

Mas, como você pode incluir o seu hotel em uma plataforma OTA, a fim de atrair mais hóspedes qualificados e alinhados com seus objetivos de negócio? 

É simples, o hotel informa quais quartos e estão disponíveis e a cada reserva feita, paga um valor pré-determinado como comissão à plataforma, uma vez que a mesma intermedia a venda.

Depois do contrato inicial, o hoteleiro recebe acesso a uma área exclusiva para cadastrar suas ofertas e disponibilidade de quartos que serão anunciados.

Durante esta etapa é imprescindível que o hoteleiro procure formas de se destacar da concorrência. 

Logo em seguida, a Agência de Viagens Online fará a divulgação e o investimento em Marketing, para alcançar públicos interessados. 

Essa divulgação pode alcançar pessoas que, de outra forma, o hotel sozinho talvez nunca iria conseguir.

Este é um dos motivos que tornam a parceria OTAS Hotelaria tão vantajosa.

Tipos de negociação entre OTAS e Hotelaria

otas hotelaria
Portanto, OTAS são aliadas à hotelaria.

Existem várias modalidades de negociações entre as OTAS e a hotelaria. Uma delas é chama “Allotment”, e funciona como um contrato temporário. 

O hotel define uma quantidade de quartos disponíveis nas OTAS, juntamente com o valor de cada reserva — que geralmente é um preço promocional, para vender o maior número possível de reservas conforme o estoque.

Este tipo de negociação é vantajosa para o hotel e para a OTA, já que as mesmas não precisam contatar o hotel verificando a disponibilidade de quartos a cada nova solicitação de reserva. Isso poupa tempo e evita possíveis erros que deixariam o cliente insatisfeito.

Quais são as principais OTAS hoje?

É interessante que você, hoteleiro, pesquise entre as OTAS e verifique qual delas melhor atende às suas necessidades, visto que cada uma apresenta seus próprios valores e taxas de negociação. 

As principais são:

É importante lembrar que, mesmo com a pandemia, as viagens não pararam e muitos aproveitaram para experimentar o nomadismo digital, ou seja, se estabelecer em hospedagens por períodos curtos de tempo sem precisar parar o trabalho online. 

Esta é um oportunidade interessante para os hotéis incluírem seus quartos disponíveis em OTAS, que continuam funcionando ativamente.

Como ter sucesso ao investir em OTAS na hotelaria?

Ao investir em OTAS, se certifique de que os valores e taxas cobradas são justas e cabem no seu orçamento. Além disso, inclua as estimativas de retorno financeiro esperado. 

Apesar de serem excelentes fontes de captação de clientes para o seu hotel, a verdade é que as OTAS fazem o que muitos hotéis negligenciam: um bom trabalho com estratégias de Marketing Digital

Se o seu hotel ainda não está presente em redes sociais e blog, nem investe em campanhas de tráfego pago, está perdendo tempo. 

Para descobrir como criar suas próprias estratégias de Marketing Digital para o seu Hotel, basta dar uma olhada no conteúdo que desenvolvemos sobre o tema!

Planejamento hoteleiro: 3 passos para ter sucesso no hotel

Previous article

Manutenção hoteleira: 3 etapas para manter seu hotel impecável

Next article