Pix para empresas: quais as vantagens para o meu hotel?

Posted by

O Pix veio para revolucionar a forma de pagamento à qual estamos acostumados, melhorando assim as transações financeiras. Pode não parecer, mas os hotéis têm muito a ganhar com esse novo sistema de pagamentos. O Pix para empresas é, sem dúvida, uma grande vantagem.

Mas por que exatamente? Como o Pix pode ajudar tanto assim os gestores e donos de hotéis? Bom, é exatamente sobre isso que vamos falar abaixo. Confira!

Pix para empresas: 5 bons motivos para aderir

1. Maior praticidade

É comum que os hotéis tenham contas em diversos bancos. Isso facilita a vida do cliente que não quer pagar tarifa para fazer uma transferência. Por exemplo, digamos que ele tenha conta apenas no banco X e o seu hotel só tenha conta no banco Y. Isso pode dificultar a transação financeira e fazer o futuro cliente mudar de ideia.

O Pix muda isso completamente. O hóspede poderá transferir dinheiro do banco X para o banco Y sem custo algum. Tudo feito em pouco tempo e sem complicação.

2. A qualquer hora ou dia

Hoje em dia, quando a gente faz uma transferência depois das 17 horas para outro banco e, em alguns casos, para o mesmo banco, o dinheiro só entra na conta da pessoa no próximo dia útil.

Por exemplo, o hóspede acaba de chegar no seu hotel às 19 horas numa sexta-feira para aproveitar o final de semana. Ele quer fazer uma transferência para a sua conta bancária, que fica em uma instituição financeira diferente.

Ele realiza a transferência que só vai cair na conta na segunda. Só que o hóspede vai embora no domingo ao meio dia e o dinheiro ainda não está na conta. Como lidar com uma situação como essa?

Por mais que você tenha o comprovante de transferência em mãos, o valor pode estornar e isso pode gerar problemas para receber o dinheiro devido já que o ex-hóspede já está bem longe.

Utilizando o Pix o dinheiro cai na hora. Não importa se é final de semana, feriado ou de noite. Em poucos segundos — cerca de 10 — o dinheiro já estará na conta e você não terá com o que se preocupar.

3. Economia de tarifas

A economia não é só do seu cliente (não pagar taxa de transferência), mas também da sua empresa.

As taxas de transação cobradas pelo Pix para empresas serão menores quando comparadas ao TED ou DOC: apenas R$ 0,01. Essa é uma sugestão do Bacen para as instituições financeiras que podem segui-la ou não. Inclusive, os bancos podem decidir não cobrar nada por cada transação.

Até mesmo na hora de fazer um estorno de pagamento para o cliente fica mais fácil e mais barato pelo Pix.

4. Economia em transações bancárias

Mais uma economia aqui nas transações internas. Pagamentos de funcionários, de fornecedores, de terceirizados e outros poderão ser realizados por meio do Pix sem a necessidade da cobrança de tarifas.

Pense em quantas transações como essas você faz por mês e multiplique pela taxa de tarifa cobrada. A sua empresa vai economizar muito dinheiro com esse novo sistema de pagamento.

5. Economia nas taxas de cartão de crédito

Que tal oferecer um desconto para os clientes que pagarem com Pix?

Eles economizam taxa de transferência e o hotel economiza com taxas de cartão de crédito. Os cartões cobram um valor significativo.

Assim, você pode calcular uma média de quanto pagar por tarifa de cartão mensalmente e ver um valor de desconto com base nisso.

5. Maior facilidade na hora de fazer o fluxo de caixa

O que foi pago no dia por meio de transferência vai poder entrar no mesmo dia no seu fluxo de caixa.

Pode causar uma certa confusão fazer um fluxo quando o pagamento é feito na sexta, mas só cai na conta na segunda. Isso pode, inclusive, gerar uma baita confusão com um hóspede. 

Por exemplo, o número de hóspedes não está compatível com a quantidade de pagamento ou dinheiro. Então, a dedução lógica é: alguém não pagou. Mas a verdade é que o dinheiro ainda vai cair na conta. Com o Pix isso fica bem mais fácil.

Essas são algumas das facilidades que o Pix para empresas têm a oferecer. Além de tudo isso, saiba que você e os seus hóspedes vão precisar do celular para fazer as transações e que elas são extremamente seguras. Aliás, as transações também podem ser feitas por meio de outro aparelho que esteja conectado à internet.

Quer ficar por dentro das novidades sobre o ramo hoteleiro? Então, siga-nos nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e Linkedin!