O sistema de gestão do seu hotel funciona como o coração do negócio. Sabendo disso, seu hotel está saudável ou não?
Se essa pergunta te preocupou é porque chegou a hora de pensar se o software hoteleiro que você usa é, de fato, eficiente.
Por isso, a gente pensou em algumas questões que darão um norte quanto às principais necessidades de um hotel de sucesso, considerando a usabilidade do sistema hoteleiro. Veja.
A sua tecnologia é recente?
O sistema de gestão do seu hotel está atualizado tecnologias mais recentes ou ele ainda possui entraves antigos e engessados?
Lembre-se que quando mais complexo e “pesado” for o sistema que sua equipe usa, maior é a chance de comprometer a experiência do hóspede.
Dados podem ser perdidos, o atendimento pode demorar mais do que o esperado, informações podem ser trocadas, etc. São diversos problemas que podem ocorrer devido um sistema desatualizado.
Leia Também: Sistemas de gestão na nuvem: porque usar em seu hotel?
Suas operações estão automatizadas?
A automação de operações é essencial. O sistema de gestão do seu hotel precisa evitar trocas frequentes de e-mails, impressores de fichas, manutenção de planilhas paralelas e qualquer outra ação que não seja alimentada automaticamente.
Sem automação, você retoma o problema de oferece um serviço deficiente e comprometer a experiência do hóspede. Além disso, terá problemas na hora de expandir seus negócios.
Quando precisa do suporte, ele falha?
Problemas podem ser até comuns – apesar de não serem um bom sinal se são frequentes -, mas se a ferramenta não oferece um bom suporte, você está com um grande entrave em mãos.
Se a empresa do seu atual software não está presente ou dificulta a solução de problemas, é um sinal de que chegou a hora de trocar o sistema.
Leia Também: Sistema de gestão para hotelaria: 5 razões para mudar hoje
O sistema de gestão do seu hotel não faz integrações?
As integrações são essenciais para a sua venda. Elas permitem o contato direto e mais automático com OTAs e canais de venda. Sem a possibilidade de integrar outros sistemas em seu software de gestão hosteleira, você corre o risco de perder uma boa fatia de hóspedes.
O gerenciamento de hotel sem uma solução integrada até funcionou há alguns anos. Hoje, essa permissividade obstrui a comunicação, as vendas e o faturamento do hotel.
Sua equipe reclama do sistema?
O maior indicador que o sistema de gestão do seu hotel precisa ser trocado é quando a equipe começa a ter dificuldades com ele.
É muito importante que todos façam uma adesão rápida, com um treinamento básico da ferramenta.
Sistemas com muitas telas ou funcionalidades podem complicar a usabilidade e o tempo de atendimento. Então veja com os colaboradores o que eles acham e não hesite em trocar o sistema se achar conveniente.
O sistema de gestão do seu hotel não pode ficar em segundo plano! Você quer entender melhor sobre tendências, funcionalidades e melhorias para o operacional hoteleiro? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.