sistema de gestão para hotel

Como escolher um bom sistema de gestão para hotel?

Posted by

Ter um sistema de gestão para hotel se tornou sinônimo de sobrevivência para quem atua no setor. As empresas não conseguem oferecer bons serviços sem o auxílio de ferramentas adaptadas para a hotelaria.

 

Neste cenário, escolher esse sistema entra como um desafio administrativo. Afinal, ele precisa atender com maestria as principais demandas do hotel. 

 

Então, como fazer essa escolha? É isso que você vai descobrir no texto de hoje. Continue a leitura! 

Por que seu hotel precisa de um sistema de gestão? 

Não é preciso se esforçar muito para entender porque um hotel precisa de um software de gestão. 

Atualmente esse recurso é imprescindível para empresas que desejam ter um bom desempenho em suas atividades. Isso porque o sistema de gestão para hotel é capaz de organizar todas as áreas do estabelecimento para uma administração mais simples. 

 

Com a ferramenta é possível ter uma visão completa de tudo que acontece no hotel, o que facilita muito o trabalho. Será mais simples identificar quais são as prioridades do dia e o que fazer para ter resultados assertivos em todos os departamentos. 

 

Os sistemas são necessários mesmo que você administre um empreendimento de pequeno porte. Ao implementá-lo, você ganha tempo para pensar de maneira estratégica no que realmente importa. 

como escolher o software de gestão do seu hotel
Saiba o que considerar para escolher um sistema de gestão compatível com o seu negócio.

O que considerar para escolher um sistema de gestão para hotel? 

Chegou a hora de escolher o software que será seu parceiro no dia a dia do hotel. Para te auxiliar nessa tarefa, listamos os pontos principais que um bom sistema deve apresentar. Confira a seguir:

Administração das reservas

Sem hóspedes o seu hotel não sobrevive. Essa é uma das atividades com grande peso na rotina hoteleira e que demanda um controle rigoroso. 

 

Se antes tudo era feito no papel, hoje é possível utilizar a tecnologia para tornar mais efetiva essa tarefa. Até porque a divulgação deixou de ser apenas no boca a boca e migrou para internet, exigindo uma administração mais complexa. 

 

As reservas virão por meios online, como as chamadas Online Travel Agency, e o software é uma forma de manter tudo sob controle. Uma ferramenta qualificada deve permitir a integração com outros sistemas para que você consiga visualizar as reservas de maneira simples. 

 

As informações presentes no motor de reservas são atualizadas em tempo real, permitem o pagamento instantâneo e outras funções. Tudo para ampliar a experiência do cliente e melhorar o fluxo de trabalho, que seria completamente diferente se fosse manual. 

Controle financeiro

Outro ponto fundamental da gestão hoteleira é a parte financeira. É o setor financeiro que apresenta respostas de como o hotel está se saindo em suas atividades. 

 

Basicamente, não serve de nada ter ocupação máxima se o serviço prestado não der lucro. Você precisa ficar atento não só a lucratividade, como outras questões que envolvem a gestão financeira e o software pode ajudar. 

 

Um bom sistema de gestão para hotel deve apresentar de maneira amigável as informações que você precisa para o controle financeiro. 

 

Em outras palavras, relatórios práticos e úteis, atualizados em tempo real sobre a situação do hotel. Deste modo você conseguirá identificar discrepâncias entre as receitas, possíveis riscos financeiros e diversas outras informações. 

 

Você pode até achar que sua planilha de controle funciona, mas vai entender que o software apresenta uma dinâmica muito mais ampla. Sem contar que a tecnologia minimiza o risco de erros. 

Gestão de canais

Como você viu no primeiro tópico, o hotel não fica limitado a meios tradicionais para a divulgação de seus serviços. É importante que ele esteja ao alcance do cliente em diferentes meios de comunicação para interagir com o público sempre que necessário. 

 

E alguém precisa gerenciar todos esses canais para oferecer um serviço de qualidade

 

O sistema de gestão para hotel desempenha esse papel, apresentando funções integrativas e que simplificam a administração. Ele deve oferecer opções de automatização dos processos relativos à gestão dos canais, visando otimizar tempo e manter o foco no atendimento. 

Sistema de gestão para hotel integrativo

Por fim, o ponto mais importante: ele precisa ser integrativo, como já mencionado em outros momentos. 

 

O software de gestão precisa transmitir flexibilidade nas diferentes funções que irá executar e conversar com todos os setores de maneira simples. Essa é uma tendência importante para o setor hoteleiro e o ponto chave para dispor de uma ferramenta adequada a sua empresa. 

Onde encontrar essa solução? 

Agora que você já sabe como escolher um bom sistema de gestão para o seu hotel, só falta encontrá-lo. Quanto a isso, pode ficar tranquilo porque a solução está bem diante dos seus olhos. 

 

Chegou a hora de conhecer o software que vai ser seu parceiro na gestão da sua empresa. Visite nosso site para saber mais, é só clicar aqui