VANTAGENS DO DAY USE NA HOTELARIA

Vantagens do Day Use para Hoteleiros

Posted by

As vantagens do Day Use são muitas tanto para os hoteleiros como para os viajantes.

As diárias fracionadas tornaram-se tendência entre empreendimentos e, de acordo com o Ministério do Turismo, estimula a busca por hotéis.

Se a prática ainda não é aplicada ao seu negócio, veja o que você pode melhorar, considerando aspectos financeiros e comerciais.

O que é Day Use?

Day Use é um serviço oferecido por alguns hotéis, onde o hóspede pode ficar por horas fracionadas e, consequentemente, pagar por isso.

A necessidade surgiu há um tempo e vem se popularizando cada vez mais.

Executivos que viajam a negócios rápidos não precisam mais pagar uma pernoite inteira e ficar apenas algumas horas. Também tem o caso de viajantes em conexão, que não querem permanecer no aeroporto esperando o próximo voo e buscam por hotéis para passar o dia.

Como o Day Use funciona na prática?

Uma das grandes vantagens do Day Use é a economia. É justamente essa questão que precisa ser cuidadosamente avaliada na hora de aplicar as diárias fracionadas para o seu hotel.

O indicado é:

  • 40% da diária para hóspedes que ficarão até 6 horas;
  • 65% da diária para hóspedes que ficarão até 9 horas;
  • 70% da diária para hóspedes que ficarão até 12 horas.

Valor fixo para hóspedes que precisam de um guarda-mala e usar banheiros e cozinha (no caso de hostels ou aluguéis por temporada).

Os valores acima são indicados pela plataforma HotelQuando, que é uma OTA para hotéis que oferecem Day Use.

Claro que os valores podem ser totalmente adaptados, considerando a sua meta de lucro com esse hóspede.

Outra questão que também deve ser considerada, é permissão de uso para hóspedes de diária fracionada. Alguns hotéis permitem a circulação completa do hóspede, enquanto outros limitam áreas como piscina, academia, salas de conferência, entre outros espaços.

Principais vantagens do Day Use para hoteleiros

Destacamos abaixo as principais vantagens do Day Use para seu hotel:

  • Aumento da taxa de ocupação;
  • Melhora os índices do RevPar;
  • Redução das despesas de hospedagem (café da manhã, por exemplo);
  • Possibilidade de ganhar mais com o mesmo quarto em um período de 24 horas;
  • Aumento da lucratividade;
  • Melhora a busca pelo seu hotel;

Tem desvantagens?

Como todo tipo de serviço, o Day Use também tem as suas desvantagens. No entanto, a boa notícia é que podemos contornar todas as situações com uma equipe eficiente e, consequentemente, não ter dores de cabeça.

A primeira desvantagem é a necessidade do pagamento de mais taxas para OTAS. Os canais habituais não aceitam cadastro de diárias Day Use e, por isso, você precisa anunciar nos lugares específicos.

Outro problema que pode ser gerado pelo Day Use é o crescimento da rotatividade de hóspedes e, consequentemente, maior demanda de trabalho. É importante ter uma governança completamente alinhada com os procedimentos.

A administração das reservas também precisa ser revista. Isso deve acontecer principalmente se você vai limitar o acesso do seu hóspede para algumas áreas do hotel.

Você já conhecia as vantagens do Day Use que citamos neste post? O que acha de aplicar em seu hotel? Comente!

VEJA OUTRAS DICAS INCRÍVEIS DE HOTELARIA