vantagens de uma agência de viagem online

Agência de viagem online: como funciona?

Posted by

Com os avanços tecnológicos, a forma de consumir produtos e serviços mudou bastante. Por isso, é muito mais comum a compra pela internet, obrigando os setores a se adaptarem. Na hotelaria, as compras podem ser feitas em um agência de viagem online.

 

Essa é a forma que o setor encontrou de atender as demandas do consumidor moderno. Mas, como essas agências funcionam e quais as vantagens para o setor hoteleiro? A resposta você descobre ao longo do texto. 

O que é uma OTA?

Também chamadas de Online Travel Agency (OTA), esse recurso é caracterizado por sites especializados na venda de produtos para viagens. É uma forma de atender as expectativas do público com agilidade e praticidade, sem que ele precise sair de onde está para ter o que quer. 

 

Sites como Decolar, Booking e TripAdvisor são alguns exemplos de agências que vendem serviços de turismo. Isso inclui passagens, passeios e a hospedagem, onde o cliente pode pesquisar entre diversas opções de quartos disponíveis no destino de interesse. 

 

Normalmente, a agência de viagem online apresenta preços promocionais acompanhados de uma lista completa de opções para a reserva. 

Como funciona uma agência de viagem online?

As OTAs servem a hotelaria como um canal de distribuição online. A relação com os estabelecimentos ocorre por meio de contratos e acordos, onde o tipo mais comum é o allotment. 

 

O termo em inglês é referente a quartos ou diárias de um hotel disponível na agência de viagem online. 

 

Sendo assim, o acordo indica um lote de apartamentos disponíveis na agência, que recebe uma comissão para cobrir os custos da operação. Neste caso, a OTA nada mais é que um intermediário para o setor hoteleiro, tornando mais prática as reservas. 

 

A disponibilização dos quartos é definida pelo próprio hotel e o valor das comissões é relativo às reservas realizadas. 

 

Pode não parecer, mas a gestão de preços é algo bastante dinâmico. Isso porque a estratégia deve ser compatível com a precificação e posicionamento do hotel. Questões como aumento de demanda, sazonalidade e eventos inesperados são a base para essa estratégia. 

 

Basicamente, para que um hotel utilize o serviço das agências online, é preciso entrar em contato e conhecer as possibilidades. Algo bem simples para o gestor hoteleiro, como é o serviço como um todo. 

agência de viagem online como funciona
No setor, as reservas feitas pelas OTAS ficam atrás apenas das realizadas diretamente no próprio hotel

Quais as vantagens dessa solução para a hotelaria

A agência de viagem online apresenta benefícios para a distribuição das reservas e também aos clientes. 

Em 2017, as OTAS concentraram 18% de room nights no país, perdendo somente para reservas diretas no próprio estabelecimento. Esses são dados de um estudo feito pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), mostrando o quão necessário é esse serviço. 

 

Ao utilizar o recurso, seu hotel pode aproveitar das vantagens: 

  • Essas agências possuem expertise para planejamento e vendas onlines dos serviços oferecidos pela hotelaria; 
  • Garantem facilidade e praticidade para reservar pela internet ou apps próprios; 
  • São excelentes plataformas para decisões tomadas de última hora, uma vez que disponibilizam promoções dinamicamente, com amplo alcance;
  • As OTAS entregam maior visibilidade ao hotel que aparecerá em melhores posições nos buscadores através de anúncios e pesquisas orgânicas; 
  • Também disponibilizam imagens do hotel, reviews de antigos hóspedes e diversas informações relevantes sobre a empresa. 

Todos esses benefícios comprovam o quão útil pode ser essa ferramenta na sua estratégia de vendas. 

Como a agência de viagem online pode ajudar o seu hotel?

O auxílio das OTAs para a hotelaria é uma via de mão dupla, o que significa que você deve ter total atenção a gestão. O canal de reservas deve ser acompanhado ativamente, verificando se é ou não rentável para sua empresa. 

 

Isso é necessário porque o objetivo da plataforma é justamente trazer mais visibilidade ao hotel, aumentando o número de reservas. Se não ocorrer, o serviço pode ser considerado oneroso. 

 

Deste modo, a agência online deve aumentar o número de reservas, alcançando um público mais amplo. 

 

Por ser uma ferramenta paralela, é interessante que esse controle esteja dentro das atividades realizadas na rotina hoteleira. Uma ferramenta integrativa, como um software de gestão, pode ser necessário nesses casos, pois vai mostrar números precisos do hotel. 

Precisa de mais dicas como está? Então visite o Blog do SimplesHotel para acessar a outros conteúdos com muitas informações do setor hoteleiro. É só clicar aqui.