como atrair hóspedes na hotelaria em 2023

Como atrair hóspedes para seu hotel em 2023

Posted by

Um novo ano está para começar e você já pode dar início ao planejamento para atrair hóspedes em 2023.

 

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo aponta que o setor hoteleiro terá uma movimentação de R$ 50 trilhões na economia mundial em 2023. Esses dados foram apresentados na Summit Global, mostrando que o mercado passa por um momento bastante positivo. 

 

Para aproveitar ao máximo essa fase, você deve se planejar e usar as estratégias certas para ter mais reservas. Pensando nisso, preparei este artigo com dicas que podem te ajudar. Vamos começar?

Marketing digital na hotelaria

Nos últimos 2 anos, o marketing digital se mostrou um importante aliado para diversos setores e a hotelaria não fica atrás. Suas estratégias e ferramentas permitem atrair novos clientes para os estabelecimentos, muito mais rápido que outros métodos. 

 

A presença digital permite que seu hotel fortaleça a própria imagem e chegue ao público de forma assertiva. Existem uma infinidade de canais nos quais você pode apostar para atrair hóspedes, com funcionalidades interessantes. 

 

O Google, por exemplo, apresenta o Google Meu Negócio, onde os usuários podem localizá-lo a pesquisar sobre hotéis em determinada região. Nele também estão as avaliações feitas por pessoas que já ficaram hospedadas com você

 

Além dessa ferramenta, o Google possibilita também o investimento em anúncios patrocinados. Isso coloca o hotel entre os primeiros resultados da página de busca dependendo dos termos de pesquisa usados pelo usuário. 

 

E não para por aí, já que você pode investir em outros canais para alcançar mais pessoas. Redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube, todas com a possibilidade de atrair público de maneira orgânica ou por anúncios. 

 

Ainda é possível ter um relacionamento mais estreito utilizando o WhatsApp ou uma estratégia de e-mail marketing. Basta entender como funciona cada canal e traçar um objetivo para alcançar mais pessoas através do marketing digital. 

Formulário de check-in do hotel de preenchimento do hóspede

O que fazer para atrair hóspedes durante o ano?

Além do marketing para hotelaria, você também pode trabalhar outras frentes que envolvem o digital e métodos tradicionais. Separei 4 dicas que podem te ajudar 

1) Tenha um site atualizado 

No mundo digital, quem não é visto, não é lembrado. É por isso que o hotel não pode existir sem ter, ao menos, um site ativo e próprio. Essa página é um auxílio para a presença digital do hotel, já que o consumidor primeiro pesquisa para depois comprar. 

 

Se você não tem uma vitrine onde os interessados possam conhecer mais dos serviços, quartos e promoções, como vai atrair hóspedes? 

 

O site é uma garantia de credibilidade para os usuários, onde podem fazer pesquisas, pegar o contato do hotel, ver avaliações e muito mais. 

2) Marque presença nas OTAs

As Online Travel Agency (OTAs) são uma página de vendas, onde o usuário pode reservar sua estadia de maneira dinâmica. Essa página é como o próprio site do hotel, então apresenta fotos de diversos pontos e ângulos das instalações. 

 

É importante marcar presença nesses espaços pois ajudam ao usuário conhecer mais do hotel, tirar dúvidas e, claro, fazer sua reserva. 

 

Você deve escolher quais canais fará parte de maneira estratégica e investir no que vai mostrar ao hóspede. Então, utilize fotos de qualidade e faça uma boa descrição dos espaços, de maneira breve e clara. 

 

As OTAs são como uma extensão do seu site, então de nada adianta caprichar por lá e a página principal estar desarrumada. Uma estratégia complementa a outra. 

3) Crie ações de benefícios para atrair hóspedes

Não basta apenas investir na atração, você também precisa fidelizar as pessoas que passam pelo hotel. Se eu te contasse que dá para fazer as duas coisas juntas, você acreditaria? 

 

É verdade! Uma das formas mais simples de atrair hóspedes é através das indicações daqueles que já são clientes. Porém, nem sempre as indicações surgem de forma espontânea, é preciso dar um empurrãozinho. 

 

Você pode criar ações que beneficiem esses clientes conforme ele indica pessoas para se hospedarem no hotel. Por exemplo, toda vez que indicações dele fizerem check-in, na próxima estadia terá disponível um serviço grátis no hotel. Também é possível conceder descontos na próxima reserva. 

 

Ao fazer isso, você conquista novos clientes e fideliza os antigos. Uma estratégia com duas possibilidades para movimentar seu hotel. 

4) Feche parcerias estratégicas 

Ter parceiros locais é uma ótima estratégia para atrair hóspedes, principalmente se você está próximo a pontos turísticos. 

 

Por exemplo, se a cidade tem um parque que atrai muitos visitantes, você pode propor uma parceria a esse estabelecimento. No caso, os clientes poderão se hospedar com melhores condições, permitindo que aproveitem mais da atração com tranquilidade. 

 

Vale o contrário também, do hotel oferecer algum benefício no parque para seus hóspedes. Uma mão lava a outra, não é verdade? O segredo para manter boas parcerias é que todos saiam ganhando. 

 

Gostou das dicas? Agora é só aplicar no seu hotel! E se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário que logo respondo.